A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

O PalhaçoO Palhaço. Filme poesia, lirismo bem construído por Selton Mello que encantou o Brasil em 2011 será o nosso representante na corrida ao Oscar. Há tempos não tínhamos um representante tão homogêneo. Ainda que Tropa de Elite 2 tenha sido a melhor escolha no ano anterior, aqui temos mais do que um bom filme. Temos a cara de um Brasil que vai além do superficial que tanto reclamamos. Dos políticos corruptos, da violência, da miséria. Não que O Palhaço seja um filme fantasia sem sofrimento. Mas, é um retrato de um país quase esquecido. De trabalhadores de estrada, de uma vida dura, simples e com poucas opções. De um homem, Benjamim, que busca descobrir sua essência. Um filme simples sem ser simplório que utiliza de metáforas, símbolos e palavras não ditas para construir emoções. Tomara que a Academia olhe para ele com carinho e consiga ver a pérola escondida em tanto barro dos caminhos percorridos. Sorte a Selton Mello e sua trupe.

Notícias Rápidas

Oscar Digital
E por falar em Oscar, a 85ª edição do prêmio terá um sistema de votação eletrônica. A tentativa é de modernizar e agilitar o processo, mas ainda não será excluída completamente a votação em papel. Os membros que preferirem ainda poderão fazer isso, mas a tendência é mesmo que os votos online e os postos de votação eletrônica tenham maior procura dos membros mais jovens, ajudando ao próprio Oscar a se inovar. O anúncio dos indicados foi confirmado para 10 de janeiro de 2013 e a cerimônia de premiação no dia 24 de fevereiro de 2013 no centro comercial Hollywood & Highland, antigo Teatro Kodak. (fonte)

J.R.R. TolkienDia do Hobbit
Hoje é o dia do Hobbit. Há exatos 75 anos, J.R.R. Tolkien lançava o seu primeiro livro. Uma aventura infanto-juvenil que fez para o seu filho. Algo quase despretensioso em uma terra fantasiosa chamada de Terra Média, onde um mago envia uma criaturinha insignificante de um Condado distante para ajudar 11 anões em uma aventura contra um dragão. Quase despercebida, essa criaturinha encontra em sua jornada um artefato mágico. Um anel que o faz desaparecer e esse foi o gancho para a trilogia seguinte que se tornou o grande sucesso, O Senhor dos Anéis. Engraçado que Tolkien era, na verdade, filólogo e sua inspiração começou ao criar a língua élfica. Era preciso um mundo onde essa língua fosse falada, então, ele construiu a sua "bíblia" (O Silmarillion) e deu asas à sua imaginação. Com a aproximação do lançamento do filme com previsão para 14 de dezembro, saiu essa semana, o trailer da primeira parte da jornada de O Hobbit. No site oficial, há ainda a possibilidade de escolher entre cincos finais diferentes, pena que só tenha em versão dublada.

Aqui o trailer com uma legenda não oficial:


Previsão de estreia da nova trilogia no Brasil:
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada - 14 de dezembro de 2012
O Hobbit: A Desolação de Smaug - 13 de dezembro de 2013
O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez - 18 de julho de 2014

1º Araxá Cine Festival1º Araxá Cine Festival
Na noite do último domingo, dia 16 de setembro, aconteceu a festa de premiação e encerramento do 1º Araxá Cine Festival no Teatro Municipal de Araxá que começou em 10 de setembro. Na festa de encerramento, foram homenageados personalidades do cinema, como o ator Gianfrancesco Guarnieri (in memoriam), prêmio recebido por seu filho Flávio Guarnieri, o ator David Cardoso e o ator Oscar Magrini. O Festival, ao contrário dos demais, não é de obras inéditas, mas de filmes convidados pela curadoria para serem exibidos na região. Na “Mostra Competitiva de Longas Metragens Brasileiros de Ficção”, o grande vencedor foi o longa-metragem Olhos Azuis (2009) de José Joffily com seis prêmios. Melhor Filme, Melhor Direção (José Joffily), Melhor Ator Coadjuvante (Irandhir Santos), Melhor Atriz Coadjuvante (Valéria Lorca), Melhor Roteiro (Paulo Halm e Melanie Dimantas) e Melhor Montagem (Pedro Bronz).

Logo após a cerimônia de premiação, a pedido do público foi exibido o teaser do filme "Vazio Coração", de Alberto Araújo, que teve 80% das cenas rodadas em Araxá. Filme protagonizado por Murilo Rosa e Othon Bastos. Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2013, tem ainda Lima Duarte, Bete Mendes, Larissa Maciel, Oscar Magrini e Patrícia Naves no elenco. O filme conta a história de Hugo Kari (Murilo Rosa), um cantor brasileiro de renome nacional que resolve fazer uma pausa em sua atribulada agenda para se encontrar com o pai, o embaixador Mário Menezes (Othon Bastos) em Araxá, onde a família passava férias no tempo em que Hugo era criança.

Curvas da vida
Clint Eastwood volta atrás depois de afirmar ter encerrado a carreira de ator. Ele está de volta à frente das telas no filme Curvas da Vida. Mais do que isso, ele preferiu entregar a direção do filme a Robert Lorenz, seu colaborador e produtor em várias obras. No filme, ele será um veterano olheiro de baseball que descobre estar perdendo a visão. Mas antes que isso se torne algo definitivo, embarca em uma última viagem com sua filha (Amy Adams) para analisar um jogador promissor. O filme tem previsão de estreia para 23 de novembro de 2012


Estreias da semana

Dredd 3DDepois de o fiasco de O Juiz, filme com Sylvester Stallone, em 1995, Dredd volta às telas pelas mãos de Pete Travis. A trama gira em torno de um mundo futurista onde Dredd é o mais temido dos juízes nas ruas de Mega City One, o oásis da civilização na Terra Maldita, com poder de fazer infratores cumprirem a lei e executá-los se necessário.

Estreia também essa semana Poder Paranormal, filme de Rodrigo Cortés com Sigourney Weaver e Robert De Niro no elenco. Eles fazem dois investigadores de boatos paranormais que acabam investigando o renomado vidente Simon Silver, que reapareceu 30 anos depois da realização de seu último grande mistério.

PolissiaChega às telas ainda o ótimo Políssia de Maïwenn, que trata dos bastidores do dia a dia de um grupo de policiais do departamento de proteção infantil. Foi um dos destaques do Festival Varilux esse ano. Um filme que traz temas importantes e boas reflexões, tudo isso de uma forma bastante sensível. Verdadeiro como muitos documentários não conseguem ser.

Para as crianças, tem a nova animação da Disney, Tinker Bell e o segredo das fadas. A boa e velha Sininho em seu nome original, Tinker Bell, junto com Periwinkle e seus amigos que se aventuram na floresta de inverno para encontrar o segredo das fadas de asas.

E por fim, Ted de Seth Macfarlane. A comédia adulta e politicamente incorreta de um urso de pelúcia falante e bastante desbocado. Com Mark Wahlberg e Mila Kunis no elenco, o filme traz ótimas referências e boas risadas.


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

Para quem é de Salvador, abriram novas turmas para o meu curso Soluções em Roteiro, com opções aos sábados ou às terça-feiras.

O objetivo do curso é pensar e estimular soluções criativas quando se fala em construir o roteiro de um filme, pensando na produção do mesmo. A ideia do curso não é cercear a criatividade por causa da falta de verba ou tecnologia, mas ajudar o aluno a pensar como superar essas dificuldades de maneira criativa a partir da construção do roteiro. Tudo começa no planejamento do texto e pode ser justificado por ele.

A metodologia busca intercalar parte teórica com análises de exemplos e exercícios práticos. Afinal, ser criativo não é repetir o já feito, mas encontrar novas soluções, inspirado nos exemplos de sucesso.

1ª Turma: De 16 de Outubro a 18 de Dezembro, às Terças de 15h as 17h30

2ª Turma: De 20 de Outubro a 15 de Dezembro, aos Sábados de 10h as 13h

Maiores informações: Casa das Artes de Salvador

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.