Jornada Internacional de Cinema da Bahia : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Jornada Internacional de Cinema da Bahia

39ª Jornada Internacional de Cinema da BahiaA partir de amanhã, Salvador vive a 39ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Um festival cinematográfico independente, criado há três décadas no seio da Universidade Federal da Bahia, a Jornada é o evento mais antigo da América Latina. E esse ano, vem com o lema Por um Mundo Mais Humano. Segundo a assessoria do festival, será uma Jornada introspectiva, porque pretende encerrar o ciclo Guido Araujo quando completar 40 anos. Assim, aos 39 anos teremos um festival diferente do que ocorreu atá os dias de hoje, será uma preparação para a realizaçao do grande evento que será a 40ª Jornada.

Na verdade, a grande questão é que a Jornada não tem mais o apoio que tinha antes, carecendo de patrocínios e até mesmo de incentivo do público em geral que aos poucos foi esvaziando o festival. O que é uma pena, já que sempre foi uma vitrine e espaço para a discussão da arte cinematográfica em geral. Lembro de épocas onde a cidade era invadida pela jornada com exibições espalhadas em várias salas da cidade. Lembro de filmes que pude conferir ali que jamais teria acesso se não fosse o evento. Enfim... A Jornada faz parte de Salvador, seria triste se acabasse.

O homem mau dorme bemO que os organizadores chamam de introspectiva é que esse ano teremos exibições apenas na Walter da Silveira de filmes marcantes de Nelson Pereira dos Santos. Uma homenagem justa a um cineasta importante de nossa história, onde poderemos rever obras como Vidas Secas e Rio 40 graus. Já a abertura e encerramento trarão novidades. Amanhã tem a pré-estreia do filme "O homem mau dorme bem" de Geraldo Moraes. E no encerramento no sábado, teremos a exibição dos dois curtas baianos que foram premiados em Gramado esse ano: Menino do Cinco e A Mão Que Afaga.

Mas, apesar de não poder se espalhar pela cidade com filmes de diversos formatos, trazendo novidades, a Jornada inovou dentro de suas possibilidades criando o primeiro concurso online. A votação já está aberta desde o dia 21 de setembro, onde qualquer pessoa pode assistir aos filmes e escolher o seu favorito. São 36 filmes sem categoria definida. Tem curta-metragem de ficção, documentários e até longa-metragens. Perde-se o clima de festival, os passeios às salas, mas abre-se uma porta para o mundo, agregando um maior número de pessoas em todo o Brasil.

Rio 40 grausDe qualquer maneira, é de se lamentar que a Jornada tenha se reduzido a essa pequena mostra na internet. Mas, é uma pequena chama que continua acessa de um sonho distante de Guido Araujo, de uma cidade cinematográfica, mas em crise. E que não é a única a sofrer com isso.

Estamos às vésperas também do Panorama Coisa de Cinema, que continua com boas perspectivas. Teremos até uma exibição de pornochanchada... Mas, a divulgação ainda está tímida. E até agora, o CineFuturo está sem uma divulgação oficial, já surgindo notícias que perdeu a pauta no Teatro Castro Alves, onde sempre aconteceu.

Uma boa notícia é o Festival de Cinco Minutos que acontece entre 15 e 20 de outubro na Dimas com uma programação que inclui mostras de vídeos e games, seminários, palestras, exposições e oficinas, com acesso gratuito, em diversos espaços de Salvador e interior do estado, tendo como sede as salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, na capital baiana. Vamos torcer para que a Bahia continue tendo bons eventos de cinema, apesar de tudo.

Pequena ou não, a 39ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia está aí. Vamos aproveitar ao máximo o que nos é oferecido.

Programação Completa
DIA 25/9
19h - SALA WALTER DA SILVEIRA
Abertura com exibição do filme "O homem mau dorme bem" de Geraldo Moraes, em pré-estréia.

Vidas SecasDIA 26/9- SALA WALTER DA SILVEIRA
MOSTRA HOMENAGEM AO ACADÊMICO NELSON PEREIRA DOS SANTOS

17h
Rio, 40 graus (1955)

Dia 26/9 - SALA WALTER DA SILVEIRA
MOSTRA HOMENAGEM AO ACADÊMICO NELSON PEREIRA DOS SANTOS
LITERATURA E CINEMA

19h
Vidas secas (1963)

Dia 27/9 - SALA WALTER DA SILVEIRA
MOSTRA HOMENAGEM AO ACADÊMICO NELSON PEREIRA DOS SANTOS
LITERATURA E CINEMA

17h
Fome de Amor ( 1968 )

19h
AZYLLO MUITO LOUCO ( 1969 )

DIA 28/9 - SALA ALEXANDRE ROBATTO

14h/18h Encontro Nacional de Cineastas
. Debate sobre a continuidade da Jornada Bahia
. Preparação para a 40ª Jornada

DIA 28/9 - SALA WALTER DA SILVEIRA
MOSTRA HOMENAGEM AO ACADEMICO NELSON PEREIRA DOS SANTOS
LITERATURA E CINEMA

17h
Como era gostoso o meu francês (1970)

19h
Tenda dos Milagres (1977)

DIA 29/9 - SALA ALEXANDRE ROBATTO

14h/18h - Encontro Nacional de Cineastas
. Debate sobre a continuidade do festival
. Preparação para a 40ª Jornada

19h - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Anúncio do vencedor do 1º E-Film Festival na Jornada

SESSÃO QUARTAS BAIANAS ESPECIAL
REALIZAÇÃO ABCV / ABD-BA E JORNADA BAHIA
EXIBIÇÃO DE FILMES DE DIRETORES BAIANOS PREMIADOS NO 40º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO
Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira
Melhor filme, melhor filme do júri popular, melhor ator (dividido entre Thomas Vinícius de Oliveira e Emanuel de Sena) e melhor roteiro (Marcelo Matos) na categoria curta-metragem
A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida, Prêmio especial do júri

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.