Namorada de Aluguel : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Namorada de Aluguel

Namorada de AluguelViver é também recordar, por isso, sempre gosto de trazer aqui alguns filmes estreias ou que marcaram não apenas a história do cinema, como aqueles mais leves que marcam a nossa infância, adolescência ou, como gostamos de falar, a Sessão da Tarde.

Dentre estes filmes, Namorada de Aluguel é um clássico. A trama é clichê e cheia de estereótipos da High School. Mas, através de uma premissa inusitada, toca em um tema bastante pertinente, a busca pelo reconhecimento e a maneira como as pessoas simplesmente seguem comportamentos, como uma manada. A cena símbolo disto está na dança do tamanduá africano que é uma das coisas mais ridículas e divertidas.

Namorada de AluguelTudo começa porque o jovem Ronald Miller cansou de ser um perdedor e um ninguém no colégio. Talvez se ele vivesse nessa nova época de Glee fosse diferente. Mas, o fato é que ele quer ser popular e para isso, aluga a líder de torcida e garota mais bonita da escola, Cindy Mancini, por um mês. Basta, ele parecer namorá-la, para que todos comecem a respeitar, gostar e até disputar sua presença.

Na verdade, Ronald não queria apenas fama, ele sempre gostou de Cindy e toda a trama aconteceu de uma maneira até ingênua, mas à medida em que ele vai se destacando, sua personalidade também vai mudando. Ele perde a noção de quem realmente é e do que realmente importa na vida.

Para construir sua história, Steve Rash exagera nos estereótipos, é verdade. O filme tem sempre um tom a mais. O próprio acidente com o vinho que leva Cindy a ter que comprar outro vestido de camurça é falso. Tudo se constrói de uma maneira armada. Ela precisa do dinheiro porque pegou o vestido da mãe escondida. Ele tem o dinheiro, mas é para comprar o telescópio do sonho. E a proposta vem no impulso.

Namorada de AluguelAssim como parece um impulso a forma como os atletas começam a se divertir com ele e as amigas de Cindy começam a dar em cima do rapaz. E olha que Patrick Dempsey ainda nem era o charme que se tornou mais velho, que faz mulheres suspirarem. Não por acaso ele é o McDreamy da série Grey's Anatomy.

O fato é que Namorada de Aluguel é mais um da série de filmes adolescentes em um cenário de colégio onde os populares parecem bobos e os nerds sofrem. Mas, é também uma das primeiras tentativas de virar o jogo e mostrar o quão bobo é esse mundo de aparências. Está no discurso de Ronald no final, no esporro de Cindy na festa de Ano Novo ou no próprio desenvolvimento da trajetória do amigo de Ronald. Como se o filme quisesse mostrar que a vida é mais do que isso.

Namorada de Aluguel é, então, daqueles filmes inofensivos, que passou diversas vezes na nossa televisão, fazendo a gente decorar a trama. Leve, bobo e divertido, mas com algo por trás. Uma certa reflexão. E claro, um ensinamento: como dançar a dança do tamanduá africano, ou vai dizer que você nunca tentou?


Namorada de Aluguel (Can't Buy Me Love, 1987 / EUA)
Direção: Steve Rash
Roteiro: Michael Swerdlick
Com: Patrick Dempsey, Amanda Peterson, Courtney Gains, Seth Green
Duração: 94 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.