Os Suspeitos : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Suspeitos

Os SuspeitosOs Suspeitos, não confunda com o ótimo filme de Bryan Singer de 1995. Coisas da tradução brasileira. Ainda assim, a estreia em Hollywood do diretor canadense Denis Villeneuve empolga pelo clima tenso construído. Quem viu o filme Incêndios sabe do que o diretor é capaz e ele não decepciona.

O filme gira em torno de um sequestro duplo de duas garotinhas pequenas, filhas de um casal amigo. Um dos pais é Keller Dover, interpretado por Hugh Jackman que tem uma atitude mais agressiva em relação à situação. Coincidentemente, sua esposa (Maria Bello) é a que tem a reação mais apática, caindo nos anti-depressivos. O casal composto por Viola Davis e Terrence Howard têm uma reação mais equilibrada. Tristes, porém, esperançosos.

Os SuspeitosDover, no entanto, ameaça a polícia o tempo inteiro, criando uma espécie de rixa com o detetive do caso, interpretado por Jake Gyllenhaal. Ambos vão investigando à sua maneira o caso, passando dos limites por muitas vezes. E nesse clima de tensão vamos acompanhar as duas horas e meia de projeção, que, apesar de longa, dá uma sensação de insuficiente no terceiro ato para explicar tantas reviravoltas.

Ao contrário da reviravolta sucinta e impactante de Incêndios, Os Suspeitos possui uma complexidade de explicações no roteiro que acaba se tornando confusa. Muitos detalhes são desnecessários e ficam soltos em uma análise mais apurada. Assim como outras simplesmente não fazem sentido. Principalmente, porque tudo é jogado na tela no último ato de uma maneira apressada. E mesmo com algumas pistas soltas durante a projeção, fica estranho.

Os SuspeitosTalvez, o roteirista Aaron Guzikowski quisesse nos deixar por mais tempo perdidos, tal qual os personagens, criando uma revelação apenas no final. Mas, a economia narrativa falha ao não nos dar os subsídios para entender tudo a seu tempo.

Por outro lado, Denis Villeneuve utiliza essa falta de informação de uma maneira bastante competente, nos deixando tensos durante toda a projeção. Muitas vezes, ele utiliza a câmera para nos confundir, dando a sensação de que os personagens estão sendo observados, ou pelo fato de alguns personagens utilizarem casacos com capuz, nos deixando confusos muitas vezes sobre quem está onde.

Os SuspeitosEsta sensação de insegurança é construída mesmo antes do ponto de ataque do filme, ou seja, o sequestro. Quando as meninas brincam na rua, perto do trailer e temos essa câmera de observação, nos deixando inquietos com o que pode vir a acontecer. A trilha também ajuda ao nos deixar sempre em suspensão.

O elenco, no geral, também está muito bem. Passam o desespero de cada situação delicada. Principalmente Hugh Jackman que demonstra mais uma vez que consegue segurar bem um personagem dramático. Destaque ainda para Paul Dano como o retardado Alex Jones e Melissa Leo como sua estranha tia, em uma maquiagem estranha que ajuda na composição estética da personagem.

Entre erros e acertos, Os Suspeitos é um filme competente em sua construção de tensão e suspense. Peca na economia narrativa, deixando muitas reviravoltas e explicações para o final, porém, nos deixa envolvidos do início ao fim, com a sensação de que vimos algo intenso.



Os Suspeitos (Prisoners, 2013 / EUA)
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Aaron Guzikowski
Com: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo e Paul Dano
Duração: 153 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.