O Nascimento de Uma Nação : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Nascimento de Uma Nação

O Nascimento de Uma Nação - filme

Em 1915, D. W. Griffith lançou o polêmico "O Nascimento de Uma Nação", filme que de certa maneira marcou a história da linguagem cinematográfica por trazer muitas das técnicas que estavam sendo desenvolvidas, mas que também era uma obra extremamente racista. O filme, entre outras coisas, narrava o nascimento da Ku Klux Klan e utilizava "black face", ou seja, atores brancos pintados para interpretar personagens negros.

Em meio a luta pela afirmação racial e após a polêmica do Oscar branco, Nate Parker tenta reescrever a história dessa nação pelo outro ponto de vista. Utilizando propositadamente o mesmo título, ele traz um filme também extremista para contar a saga real de Nat Turner, um líder negro de um movimento rebelde em busca de liberdade para o seu povo.

O Nascimento de Uma Nação - filmeÉ possível compreender que para quebrar uma situação extrema, atitudes extremas são necessárias. Mas acaba nos fazendo perguntar se é o melhor caminho. Nat nasceu escravo de uma fazenda que ele considerava boa. Seus "donos" não usavam de violência em comparação aos demais e ele foi acolhido pela senhora da casa que "até" o ensinou a ler, algo inimaginável para um escravo na visão dos brancos da época. Ainda que ela só lhe permitisse ler a Bíblia, pois os demais livros eram para brancos e "sua espécie não entenderia". Assim, ele cresceu pacífico, acreditando que era essa a melhor atitude. Mais do que isso, Nat se tornou pastor, apaziguando suas ovelhas diante das atrocidades sofridas pelos escravos, pois eles teriam o reino dos céus.

Nesses extremos, o filme se constrói. A atitude passiva, que é diferente de uma atitude pacífica. E a atitude reacionária, agressiva. Nos dois extremos Nate Parker nos apresenta um mundo maniqueísta onde brancos são maus e negros são bons, ainda que capazes de vinganças sangrentas. E sabemos que o mundo não é exatamente assim. Ainda que o período de escravidão africana tenha sido, de fato, um absurdo ainda em processo de desconstrução. Tanto que o racismo, infelizmente, ainda é uma realidade viva em nossa sociedade.

O Nascimento de Uma Nação - filmeO problema do filme de Parker não é isso. É que a obra parece apenas uma desforra sem ponderar o próprio conteúdo. O diretor utiliza de recursos fáceis para chocar a plateia com imagens de violência que, de fato, incomodam, mas muitas vezes parecem vazias. A estrutura do roteiro nos leva a acompanhar com atenção um capataz que é o grande inimigo do pai de Nat e depois do próprio escravo pastor, o que nos parece sem sentido por simplificar a situação tornando-a pessoal. E, com isso, o que poderia ser uma resposta à altura acaba se tornando quase infantil.

O que não quer dizer que o filme seja completamente vazio. Levanta questões e nos tira da zona de conforto, observando a própria condição humana, ou desumana, de nossa história nos levando à reflexão. Questiona também a própria função da religião que tantas vezes foi utilizada como instrumento de controle e medo. Desde a Idade Média os padres faziam isso e ainda hoje vemos a maneira como muitos religiosos deturpam as palavras do Cristo para conformar os fiéis.

Após a euforia da estreia no Festival de Cinema de Sundance, a carreira do filme não parece tão promissora quanto apontada no início do ano, tanto que não aparece entre os favoritos do Oscar. Em parte por causa da polêmica envolvendo o diretor e estrela, e seu co-roteirista em um caso de estupro e suicídio da vítima. Da mesma maneira que a luta contra o racismo, a luta pela valorização da mulher cresce na sociedade e fica mais difícil separar obra e artista.

Independente disso, O Nascimento de Uma Nação é um filme controverso, mas que traz qualidades técnicas e estéticas. E nos faz pensar. Algo que parece raro na indústria hoje em dia.


O Nascimento de Uma Nação (The Birth of a Nation, 2016 / EUA)
Direção: Nate Parker
Roteiro: Nate Parker, Jean McGianni Celestin
Com: Nate Parker, Armie Hammer, Penelope Ann Miller, Aja Naomi King, Aunjanue Ellis
Duração: 120 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.