Malasartes e o Duelo com a Morte : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Malasartes e o Duelo com a Morte

Malasartes e o Duelo com a Morte - filme

Personagem tradicional da cultura ibero-americana, Pedro Malasartes é o típico caipira esperto e ingênuo ao mesmo tempo. Personificado em filmes de mestre Mazzaropi, tem eco em outros personagens conhecidos como João Grilo ou Jeca Tatu. Agora, ele chega aos cinemas brasileiros interpretado por Jesuíta Barbosa em uma superprodução da O2 Filmes, que se destaca pela direção de arte e efeitos especiais, além de trazer uma história divertida.

A morte, interpretada por Júlio Andrade, está cansada de sua função. Deseja encontrar um substituto à altura: "o mais esperto dos homens". E para isso escolhe e observa à distância Pedro Malasartes, um caipira esperto que adora dar voltas em todos a seu redor. Assim, ele ganha como arqui-inimigo o fazendeiro Próspero, vivido por Milhem Cortaz, que lhe cobra uma dívida de família, além de algumas outras confusões. E no outro mundo, a Parca cortadeira interpretada por Vera Holtz e o ajudante da morte Esculápio tentarão prejudicá-lo, pois querem o lugar que o ceifador quer entregar ao caipira.

Malasartes e o Duelo com a Morte - filmeO filme de Paulo Morelli é um conto caipira mágico. E toda essa atmosfera de fábula é bem conduzida desde a apresentação em animação, passando para a trama em si, que traz uma direção de arte e efeitos especiais impressionantes para o cinema brasileiro e que não fazem feio ao nível internacional. As cenas envolvendo as velas, que representam as vidas humanas, por exemplo, são belíssimas. Toda a construção do mundo onde vivem a morte, seu ajudante e as três irmãs parcas impressiona em detalhes, ainda que seja um cenário relativamente simples. É possível comprar esse mundo mágico e sua relação com a roça onde vive o herói.

Já na Terra, temos uma típica cidadezinha interiorana. Com estrada de barro, casas simples, mata e fazendas. Esperto e ingênuo ao mesmo tempo, Malasartes vive de pequenos golpes. Sua rixa com Próspero vem de família, mas ele está sempre dando motivos para irritar ainda mais seu inimigo. Tem ainda o fato dele namorar a irmã do homem, Áurea, interpretada por Ísis Valverde. Malandro, ele foge do compromisso, apesar de gostar dela, e está sempre flertando com uma bela morena que passa por seu caminho. Um triângulo que só reforça estereótipos machistas, mas que não é o foco da obra. Malasartes conhece ainda o ingênuo Zé Candinho, vivido por Augusto Madeira, que cai em um golpe do caipira, mas se torna seu amigo e cúmplice, construindo a velha dupla de palhaços que tanto funciona: o branco e o augusto.

Malasartes e o Duelo com a Morte - filmeEntre estereótipos e arquétipos, todo o elenco consegue encarnar bem as personas que compõem a narrativa com talento. Mesmo o overacting de alguns momentos, na atuação de Júlio Andrade como a morte, Milhem Cortaz, como Próspero e o ajudante da morte, interpretado por Leandro Hassum, funcionam no contexto. Há um tom de fábula que se mantém por toda a obra, mesmo na fazenda, o que ajuda o espectador a embarcar nesse universo e suas regras. Assim não nos assusta, por exemplo, ver cenas como a do aniversário de Malasartes ou a cena no bar, após um jogo de truco.

A trilha sonora também ajuda na condução do ritmo da obra, sempre intercalando alegria com melancolia na roça. Alguns acordes inclusive, lembra a trilha de o Auto da Compadecida, que traz um universo bastante próximo da obra. Ainda que Deus e o Diabo não participem da história, há semelhanças visíveis nas duas histórias diante da persona próxima de Malasartes e João Grilo, que envolve esse limiar entre a vida e a morte. Mas não deixam de ser perspectivas também bastante distintas.

Malasartes e o Duelo com a Morte é uma fábula bem contada. Possui um cuidado técnico que impressiona, com uma história divertida e envolvente interpretada por um belo elenco. Uma comédia brasileira como gostaríamos que existissem mais, sem tantos apelos tolos e outras bobagens que vemos por aí. Ainda é frágil em representatividade de gênero, verdade. Mesmo as três irmãs parcas são inferiorizadas diante da morte que agora é um homem. Mas consegue ser coerente e verdadeira em sua intensão de misturar questões brasileiras com mitologias universais. Não deixa de ser bonito e envolvente em seu resultado.


Malasartes e o Duelo com a Morte (2017 / Brasil)
Direção: Paulo Morelli
Roteiro: Paulo Morelli
Com: Jesuíta Barbosa, Ísis Valverde, Júlio Andrade, Leandro Hassum, Milhem Cortaz, Vera Holtz, Augusto Madeira, Luciana Paes, Julia Ianina
Duração: 110 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.