Hook: A Volta do Capitão Gancho : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Hook: A Volta do Capitão Gancho

Hook: A Volta do Capitão Gancho - filme

Steven Spielberg
é um nome que evoca uma pluralidade de filmes, que variam desde dramas adultos até aventuras infantis, passando pela ficção científica. Essa versatilidade é uma das marcas distintivas desse diretor ao longo de mais de quatro décadas de carreira, e é exemplificada pela diferença entre obras como Tubarão e E.T. - O Extraterrestre, ou entre A Cor Púrpura e Império do Sol.
Hook: A Volta do Capitão Gancho, lançado em 1991, foi uma tentativa de Spielberg de dar nova vida à história clássica de Peter Pan. Nesta reimaginação, Peter Banning, interpretado por Robin Williams, é um workaholic que negligencia sua família, distanciando-se de sua infância na Terra do Nunca. Quando seus filhos são sequestrados pelo Capitão Gancho, vivido por Dustin Hoffman, Peter é forçado a confrontar seu passado e redescobrir quem ele realmente é.

Hook: A Volta do Capitão Gancho - filme
Embora baseado nas obras de J.M. Barrie, o filme parece lutar para capturar o frescor e encanto que Spielberg esperava trazer à história. Os roteiristas James Hart e Malia Scotch Marmo não conseguem encontrar uma maneira eficaz de atualizar o conto clássico, e a falta de inventividade também se reflete na direção do filme. Isso resulta em uma experiência cinematográfica que, apesar do sucesso nas bilheterias, deixa os espectadores insatisfeitos.

Hook: A Volta do Capitão Gancho foca em temas importantes, como a importância da família, da amizade e da imaginação, criando uma reflexão tocante sobre a infância e a necessidade de nunca perdermos a capacidade de sonhar. No entanto, o ritmo da narrativa é um tanto irregular, com momentos que se arrastam contrastando com outros que passam rapidamente, o que se reflete na falta de desenvolvimento de certos personagens e na resolução simplista de alguns conflitos.

Hook: A Volta do Capitão Gancho - filme
O excesso de sentimentalismo, evidenciado pela trilha sonora emotiva de John Williams, parece deslocado em uma narrativa que não necessariamente o exige. O filme soa sentimental demais, com uma carga que parece excessiva em algumas cenas e se torna incapaz de capturar o espírito ingênuo das fantasias clássicas.

Mesmo o talentoso elenco enfrenta desafios. Robin Williams, em particular, parece desconfortável ao interpretar um Peter Pan envelhecido, enquanto Julia Roberts é subutilizada como Sininho. A única exceção é Dustin Hoffman, que se diverte interpretando o caricato Capitão Gancho.

Hook: A Volta do Capitão Gancho falha em capturar o toque característico de Spielberg que marcou seus filmes mais icônicos. Mesmo assim, o filme é uma jornada mágica que pode encantar alguns públicos. Apesar de seus defeitos, o filme oferece uma experiência cinematográfica com efeitos visuais impressionantes para a época e um elenco repleto de celebridades. Para quem gosta de aventuras com altas doses de fantasia e magia.


Hook: A Volta do Capitão Gancho (Hook, 1991/ EUA)
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: James Hart e Malia Scotch Marmo
Com: Dustin Hoffman, Robbie Williams, Julia Roberts, Maggie Smith, Caroline Goodall, Bob Hoskins, Gwynet Paltrow
Duração: 144 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.