Jornada de Cinema - Apoio : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Jornada de Cinema - Apoio

A Jornada Internacional de Cinema da Bahia é um festival que ocorre todos os anos no mês de setembro e engloba diversas manifestações do cinema baiano, nacional e internacional. Além da mostra competitiva, diversos diretores estreantes têm a oportunidade de exibir seus filmes nas salas participantes, movimentando o mercado local e fomentando o cinema como um todo. Em sua 36ª edição, no entanto, a Jornada teve uma baixa sem precedentes. Alegando a crise, a Petrobrás retirou seu patrocínio deixando o evento com problemas. Assim, a classe cinematográfica da Bahia manifesta sua indignação, na qual o CinePipocaCult assina embaixo.

Um pouco mais sobre a Jornada.


Carta da classe:
Perplexos e inconformados com a notícia do cancelamento do fundamental e indispensável patrocínio oferecido pela Petrobrás a realização da 36 Jornada Internacional de Cinema da Bahia, a ABD - Associação Brasileira de Documentaristas e o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, entidades nacionais do audiovisual, fundadas durante memoráveis Jornadas realizadas no século passado, reconhecendo a importância histórica e a inegável contribuição do evento no processo de construção e desenvolvimento do cinema e do audiovisual brasileiros, decidiram elaborar, tornar público e solicitar o apoio de entidades e personalidades ao abaixo assinado que se segue, que tem o objetivo de sensibilizar os responsáveis por tal decisão e reverter uma situação que poderá causar a inviabilização da realização e continuidade de um evento que, para além dos argumentos já apresentados, constitui-se hoje no mais antigo festival de cinema realizado no Brasil.

Neste sentido solicitamos a adesão e apoio de todos e, em especial das entidades e personalidades do audiovisual brasileiro. Informamos ainda que objetivando facilitar a contabilização e organização do presente abaixo assinado as manifestações de adesão e apoio sejam encaminhadas para:

secretariageral_cnc@cineclubes.org.br

Continuidade e vida longa à Jornada Internacional de Cinema da Bahia!
Respeito a história, a preservação da memória e aos que dedicaram suas vidas ao cinema e a cultura brasileira.
É apenas isso que queremos, buscamos e pretendemos. Nada mais do que isso.

Viva Guido Araújo!
Viva a Bahia!
Viva a Jornada Internacional de Cinema da Bahia!
Viva a cultura e o cinema brasileiros!

Visitem o site da Jornada: http://www.jornadabahia.com/2009/pt/index.html

Solange Lima
Presidente da ABDn

Antonio Claudino de Jesus
Presidente do CNC

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.