Persona : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Persona

PersonaPersona vem do latim e significa máscara. Era a máscara utilizada pelos atores no teatro grego, daí a origem do nome personagem. Jung se utilizou do termo para designar a personalidade de cada ser que é moldada em busca da adaptação social. Foi na essência desse termo que Ingmar Bergman se baseou para criar sua obra-prima cinematográfica. É válido ainda dizer que, no Brasil, o filme ganhou o singelo título de "quando duas mulheres pecam", talvez os tradutores locais achassem que o brasileiro não entenderia tanta psicologia e apelou para outro ponto forte tanto do diretor quanto do filme. A questão do pecado, da culpa, da auto-punição. Persona é tudo isso e um pouco mais.

Elisabet Vogler é uma atriz renomada que para de falar inexplicavelmente durante a apresentação de uma peça. Em uma clínica de reabilitação, ela conhece a enfermeira Irma Alma. Por ordens da coordenadora local, as duas se isolam em uma casa de praia para o tratamento. Começa, então, o melhor roteiro de cunho psicológico já visto.

PersonaO texto é denso, forte, angustiante, assim como a situação em si. Bibi Andersson, a enfermeira Alma, conduz o seu monólogo de forma brilhante, expondo as fraquezas de sua personagem e buscando reflexões sobre a natureza humana. Liv Ullman por sua vez é ainda mais impressionante interpretando uma Vogler completamente muda, mas que se expressa com o olhar de uma forma tão intensa que fala mais que qualquer outro. Por fim, a câmera angustiante de Bergman que conduz o nosso olhar de uma forma brilhante. Escolhendo os planos de maneira peculiar, sem contra-planos comuns, com longas durações e closes perturbadores.

Enquanto o senso comum coloca a pessoa que fala em foco e o ouvinte em contra-plano rápido. Bergman deixa sua câmera em quem ouve, apenas com um vulto do interlocutor. Há longos planos também de contemplação, como o que Elisabet Vogler está deitada angustiada e a luz vai caindo aos poucos até ficar tudo escuro. E há o clímax do filme, onde tudo começa a ser revelado (que não vou detalhar aqui, para não dar spoiler) em que ele repete a cena trocando o plano. Primeiro apenas ouvimos a voz de Alma e vemos a reação de Vogler. Depois vemos e ouvimos Alma repetindo todo o texto. A expressão das duas atrizes são fundamentais para compreender o que o diretor quer passar nesse filme.

Aos que não gostam de filmes psicológicos, Bergman nunca é uma boa opção. Podem considerar lento e cansativo. Para os que adoram, como eu, vão perceber todas as sutilezas desse gênio. Uma obra fundamental.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.