O homem que engarrafava nuvens : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O homem que engarrafava nuvens

Humberto Teixeira"Eu vou mostrar pra vocês como se dança o baião e quem quiser aprender é favor prestar atenção." Você provavelmente conhece esses versos, mas dificilmente falaria o nome do autor deles sem o filme de Lírio Ferreira. O Homem que Engarrafava Nuvens é um resgate histórico-cultural de Humberto Teixeira, o doutor do baião. Advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, foi o principal parceiro de Luiz Gonzaga nas músicas que mudaram o ritmo brasileiro.

Com a ajuda da filha do compositor, a atriz Denise Dumont, o documentário faz uma investigação sobre quem foi Humberto Teixeira, com depoimentos diversos e imagens históricas. Denise declara no início de filme não conhecer nada sobre o compositor que, para ela, era apenas papai. Então, sua descoberta é a nossa e assim o filme vai se construindo. Tudo de uma maneira ágil e interessante. Mesmo que você não goste de baião, vai se impressionar com alguns acontecimentos.

Intercalando os depoimentos, temos apresentações musicais que engrandecem o longa, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, Alceu Valença, Lenine, Gal Costa, Cordel do Fogo Encantado, Elba Ramalho e Gilberto Gil. E ainda cenas de diversos filmes, principalmente da Atlântida e da Vera Cruz, onde o baião era o ritmo dominante. Única coisa que senti falta foi da legenda para esses trechos, já que havia legenda para os depoimentos, sendo mais fácil a identificação e pesquisa posterior.

Humberto Teixeira e Luiz GonzagaApós contar toda a importância da revolução do baião no Brasil, o filme parte para o exterior, nos brindando com pérolas interessantíssimas como Paraíba Masculina cantada em japonês ou Asa Branca em inglês. Percebemos também que o ritmo nordestino serviu de base para muitos movimentos musicais posteriores. E foi sucesso também no cinema internacional.

Por fim, conhecemos um pouco do homem Humberto Teixeira através de sua família, principalmente de sua ex-esposa, mãe de Denise que faz um depoimento emocionado. Como diz a própria moça, por ela ser filha, só colheu depoimentos bons, só a mãe poderia dizer quem foi Humberto Teixeira de verdade.

Se com Cartola, Lírio Ferreira deixou a desejar no aprofundamento histórico, contextualizando melhor o célebre sambista, em O Homem que Engarrafava Nuvens ele consegue se redimir com louvor, trazendo para as telas uma bela homenagem à cultura brasileira e nordestina. Sinto que o público não esteja retribuindo a altura. Com apenas uma semana de exibição em Salvador, o longa já caiu para um único horário em um cinema local. Uma pena.

Ah, mas se você for conferir, fique até o final, depois dos créditos tem surpresa.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.