Maldito Futebol Clube : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Maldito Futebol Clube

Michael Sheen é Brian CloughEstamos perto de mais uma final de Copa do Mundo, duas seleções que nunca foram campeãs disputam o título, Holanda e Espanha. Então, vamos ao nosso último filme sobre futebol. Desta vez uma ficção muito bem resolvida e que caiu no gosto da crítica. Maldito Futebol Clube resgata a história de Brian Clough, o técnico mais polêmico da Inglaterra, conhecido por ressuscitar times da terceira divisão do campeonato nacional, levando-os não apenas ao topo da primeira divisão, como a Eurocopa. Primeiro o Derby County, depois o Nottingham Forest, onde ficou por dezoito anos. Entre os dois, Clough teve uma passagem relâmpago pelo melhor time inglês na época. E são esses 40 dias como técnico do Leeds United (20 de julho a 13 de setembro de 1974) que o roteirista Peter Morgan usa como linha-guia de sua história.

Colm Meaney é Don RevieO filme começa com Brian Clough chegando ao seu novo clube e vai construindo a trajetória em paralelo com o que acontece seis anos antes, quando treinava o Derby e onde começou seu ódio pessoal por Don Revie, treinador do Leeds United. A tensão crescente entre ambos é muito bem construída, demonstrando até onde o ódio pode cegar uma pessoa. Ao mesmo tempo em que constrói a amizade entre o treinador e seu auxiliar Peter Taylor, que para muitos era a verdadeira cabeça pensante da dupla.

Michael Sheen está fantástico como o falastrão Brian Clough. Sabendo dosar seu deslumbramento, sua ambição e sua raiva em vários momentos. Assim como Timothy Spall incorpora bem o ponderado Peter Taylor. Já Colm Meaney não chega a empolgar como o treinador Don Revie. O filme centra-se principalmente nesses três personagens, sendo todos os demais, mesmo os jogadores, apenas coadjuvantes em uma disputa pessoal, que tem muitas reviravoltas.

Maldito Futebol Clube CartazA direção de Tom Hooper é bastante competente ao dosar a tensão da história, costurando-a de uma forma harmônica e focando na trajetória do treinador. O futebol é o motor da narrativa, mas não está em foco. Os jogos são apenas detalhes enquadrados em momentos chaves. Uma partida decisiva chega a ser apenas ouvida do corredor para o vestiário, com o treinador expulso, nervoso, ouvindo apenas as manifestações da torcida.

Em época de final da Copa do Mundo e com nossa seleção de fora, é bom relembrar que nem tudo se resume a essa disputa de quatro em quatro anos. Brian Clough é um ídolo na Inglaterra sem nunca ter dirigido a seleção do país, tendo até uma estátua em sua homenagem e um tradicional jogo amistoso em seu nome, disputado anualmente pelos dois times que dirigiu.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.