Cine Dicas Video Hobby (4) : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cine Dicas Video Hobby (4)

CineDicas Video HobbyVoltamos em mais uma sexta-feira com o Cine Dicas Vídeo Hobby, desta vez um pouco atrasados, mas ainda em tempo. Na verdade, o atraso foi um pouquinho proposital, mas só um pouquinho. Tudo porque hoje teremos o resultado da primeira promoção dessa parceria e queríamos deixar vocês ansiosos. No fim desse post, estarão os sortudos ganhadores dos livros Avatar: Os relatórios confidenciais do Mundo de Pandora e Chico Xavier, um relato dos bastidores do filme. E vamos às dicas de Guy Ferreira para mais um fim-de-semana divertido e cultural.


A Vida dos Outros
A VIDA DOS OUTROS (CULT)
ALEMANHA - 2006. Direção: Florian Henckel von Donnersmarck. Com: Martina Gedeck , Ulrich Mühe , Sebastian Koch , Ulrich Tukur , Thomas Thieme

Sinopse: Em novembro de 1984, o governo da Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland.

Avaliação: Longametragem alemão vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2007, A vida dos outros é um interessante drama sobre perda da liberdade em um governo totalitário. A ironia é que o governo totalitário é o regime socialista alemão. Então, a nossa emoção é dúbia ao renegar o carrasco, mas ao mesmo tempo perceber que ele é a representação de ideais igualitários que aprendemos a admirar na década de 60. Centrado no personagem de Ulrich Mühe, um agente do serviço secreto chamado Wiesler que tem a missão de vigiar o dramaturgo Georg Dreyman, vivido por Sebastian Koch, é daqueles filmes que merecem ser vistos.Veja crítica completa.

Encontro Explosivo
ENCONTRO EXPLOSIVO (AVENTURA)
EUA - 2010. Diretor: James Mangold. Com: Elenco: Tom Cruise, Cameron Diaz, Maggie Grace, Peter Sarsgaard, Paul Dano, Marc Blucas.

Sinopse: June (Cameron Diaz) descobre algo que nunca deveria ser descoberto e, com isto, se torna, a contragosto, a parceira de Wilner (Tom Cruise), um agente secreto em missão que não deve ser finalizada. A aventura ao redor do globo irrompe em um labirinto de falsas identidades, alucinantes perseguições e incríveis fugas até a dupla perceber que só pode confiar um no outro.

Avaliação: É uma comédia com muita ação. Pipoca mesmo, daqueles blockbusters feitos para o sucesso. O problema é que o casal, que já havia trabalhado junto em Vanilla Sky, não está em seu melhor momento e nem mesmo o diretor James Mangold conseguiu reverter a situação, sendo a bilheteria do filme muito aquém do esperado nos Estados Unidos. Mas tem tudo para agradar fãs de filmes de ação com toque de comédia no mesmo estilo de Sr. e Sra. Smith, com cenas de explosões misturadas a situações ridículas que arrancam gargalhadas da platéia. A idéia de Encontro Explosivo é mesmo sentar na cadeira e relaxar sem maiores compromissos. Veja crítica completa.

Caro Francis
CARO FRANCIS (DOCUMENTÁRIO)
BRASIL - 2010. Direção: Nelson Hoineff. Com: Sônia Nolasco, Fernando Henrique Cardoso, Hélio Costa, Fernanda Montenegro, Nelson Motta.

Sinopse: Um painel sobre Paulo Francis, jornalista que marcou época e influenciou uma geração. À sua maneira, denunciou a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, independente de qual seja o momento. Irreverente, ficou famoso por seus comentários ácidos sobre a situação do Brasil em plena ditadura militar.

Avaliação: Eterno correspondente em Nova York, Paulo Francis era um homem reacionário, racista, sexista, homófobo e arrogante, mas ao mesmo tempo inteligente, criativo, irônico, com um excelente humor e que escreve muito bem. O documentário de Nelson Heinoff é feliz ao retratar essa dicotomia, com uma linguagem rápida e habilidosa. Só acho que poderia ser menos unilateral, mostrando também o contraponto da crítica ao jornalista. Ainda assim, consegue demonstrar o porquê de Paulo Francis ser considerado um marco do jornalismo brasileiro. Um filme obrigatório para todos que lidam com comunicação.

Não minha filha, você não irá dançar
NÃO MINHA FILHA, VOCÊ NÃO IRÁ DANÇAR (CULT)
FRANÇA - 2009. Diretor: Christophe Honoré. Com: Chiara Mastroianni, Marina Foïs, Marie-Christine Barrault, Louis Garrel, Jean-Marc Barr, Fred Ulysse, Julien Honoré, Marcial Di Fonzo Bo, Alice Butaud

Sinopse: Após a separação de Nigel, Lena tenta seguir a vida com seus dois filhos, Anton e Augustine. Deixa Paris e segue para a Bretanha, interior da França. Tudo o que Lena quer é recomeçar uma vida em que ela sozinha possa tomar suas próprias decisões sem interferência de ninguém, mas sua mãe, uma mulher autoritária, convida o genro Nigel, ex-marido de Lena, para passar as férias com eles e quem sabe assim salvar o casamento da filha. Então Lena, que foi para o campo tentar reconstruir sua vida, terá agora que lidar e enfrentar o controle de sua família.

Avaliação: Não se deixe levar pelo título bucólico, o filme de Não minha filha, você não irá dançar é um ótimo drama familiar, centrado na problemática Lena, uma mãe superprotetora que resolve viver em função dos filhos após o divórcio, saindo do emprego para cuidar deles. Com uma construção que lembra o filme O Casamento de Rachel vemos uma história cheia de simbologismos e metáforas. Por isso, acho desnecessário o recurso de contar em paralelo a história da moça interiorana que, obrigada pelo pai a escolher um noivo, resolve criar um desafio. Casaria com quem conseguisse dançar com ela por 12 horas. Entendo a relação dela com Lena, a questão de ambas na luta pelo controle da própria vida e a flexibilidade de dançar conforme a música. Mas, o filme por si só já resolveria isso. De qualquer forma, é interessante de conferir.

Outras dicas, ainda não avaliadas:
O GUERREIRO SILENCIOSO (AVENTURA)
UM CAMINHO DE LUZ (DRAMA)
O ÚLTIMO VÔO (AVENTURA)
BULLYING - PROVOCAÇÕES SEM LIMITES (DRAMA)
CLIMAS (CULT)
PARTIR (CULT)
PROCURANDO ELLY (CULT)
ERVAS DANINHAS (CULT)


PROMOÇÃO CINEDICAS VIDEOHOBBY

Agora vamos ao resultado da primeira promoção VideoHobby CinePipocaCult. Lembrando que os dois livros e muitos outros podem ser encontrados na VídeoHobby.

A nossa leitora sortuda a ganhar o livro com os bastidores de Chico Xavier foi @gracefgomes

E a nossa leitora não menos sortuda a ganhar Avatar, o livro-enciclopédia sobre Pandora foi @cristianassa80

Parabéns às duas vencedoras. Enviem seus endereços para cinepipocacult@gmail.com identificando seus twitters. Logo, logo enviaremos os prêmios. E fiquem ligados que com essa parceria ainda vão acontecer muitas promoções e surpresas. Continuem também votando e divulgando a seus amigos o CinePipocaCult no TopBlog. É divulgando o nosso trabalho que conseguimos parcerias que voltam em prêmios para vocês.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.