Retorno do FICI com IEP! e Whistleless : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Retorno do FICI com IEP! e Whistleless

Todas as sessões do FICI são abertas pelo fofo Whistleless. O curta mostra um passarinho que não consegue assoviar e sua trajetória para tentar aprender. Um traço simples e divertido, além de uma música muito envolvente. As situações são bem engraçadas, até uma onça assoviando o som de um saxofone. Depois de ver algumas vezes, comecei a virar o rosto para platéia e ver as reações. É interessante ver os pequenos vidrados olhando a animação.


Iep!Vi ontem o filme holandês IEP! de Ellen Smit, com roteiro de Mieke de Jong. Conta a história de Dorinha, uma menina que tem asas no lugar de braços, ou seria um pássaro que tem um rosto de menina? Essa é a grande dúvida do casal Tine e Warre que a encontram e resolvem criá-la como filha. Engraçado a forma como os dois lidam com a situação. Enquanto Warre defende que ela é um pássaro especial, Tine diz ser uma menina, vestindo-a e tentando ensinar-lhe modos. Baseado em um livro infantil bem popular na Holanda, IEP! fala do aprendizado da perda daqueles que amamos. Não dá para segurar uma menina com asas dentro de casa. Ela foi feita para voar. Os pássaros são assim, reforça Warre.

A construção surreal do filme é bonita em sua simbologia. A forma como a jornada é construída é engraçada, as crianças se envolvem, apesar de atitudes absurdas como as vizinhas acharem normal Dorinha ser tão pequena, ou o bombeiro medroso, ou ainda aquela cena do poço ou mesmo a situação do hospício. Tá, querer coerência em um hospício seria demais, mas é que algumas coisas acabam sendo desnecessárias. A construção de Dorinha, no entanto, é estranha, mas boa. Vamos dar asas às nossas imaginações. Dá engulho vê-la comendo minhoca, mas é coerente.

Já os efeitos especiais são fracos. Dorinha voando parece uma técnica dos anos 80, assim como várias cenas onde ela está inserida. Ainda assim é divertido vê-la entre os pássaros fazendo IEP! É daqueles filmes curiosos que as crianças irão curtir e, aos adultos, vale pelo menos conferir. Quem mora em Salvador, ele ainda passará hoje e amanhã em algumas sessões.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.