Especial Harry Potter : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Especial Harry Potter

Harry PotterSexta-feira é o início do fim de uma Saga que marcou não apenas uma geração, mas forma de se escrever livros e fazer filmes para adolescentes. Filme de adolescente era sinônimo daquelas cómedias americanas de High School com "sexo, drogas e rock and roll". Hoje temos um universo muito mais complexo e repleto de histórias. Mesmo livros esquecidos como As crônicas de Nárnia foram resgatados graças ao fenômeno. E o mais interessante da obra de J. K. Rowling é que seu personagem cresceu junto a seus leitores, já que era um livro por ano e cada livro contando um ano na vida de Harry Potter. Então, o que começou com uma ingênua aventura quase infantil em um castelo de magias se tornou uma complexa história de maldição, mortes, lutas e decisões de vida.

Harry Potter e A Pedra FilosofalHarry Potter já está tão presente na nossa cultura recente que nem parece que surgiu em 1997, com o livro A Pedra Filosofal. O primeiro filme chegou aos cinemas em 1999 e nem as acusações de plágio conseguiram abalar o fenômeno que se seguiu. Os lançamentos dos volumes eram acontecimentos disputados a tapa nas livrarias. Somando os sete livros publicados, a série Harry Potter vendeu 400 milhões de exemplares mundialmente, em mais de 67 línguas, fazendo de Rowling a mulher mais rica da literatura. Nos cinemas, a saga se tornou a maior franquia cinematográfica da história com 4,5 bilhões de dólares, isso sem contar o que vem por aí com os dois filmes do sétimo livro. Pois em uma sábia escolha, os produtores resolveram lançar o último livro em duas partes no cinema.

Harry Potter e O Prisioneiro de AzkabanClaro que isso gera ainda mais dinheiro, mas também é funcional. Assim como os personagens e os leitores, as páginas dos livros de Harry Potter também cresceram a cada volume, se em A Pedra Filosofal tínhamos 263 páginas, em As relíquias da morte ficamos com 590 páginas. O sexto livro, O Enigma do Príncipe com 510 páginas já havia ficado bastante prejudicado em sua versão cinematográfica, devidos aos cortes necessários para funcionar em duas horas de projeção. Tanto que para muitos fãs é o pior filme da Saga. Eu não chego a ser tão radical. Acredito que ele tem apenas uma falha grave na cena-chave devido a uma distorção da personalidade Harry, que jamais agiria da forma que agiu no filme. No livro, ele estava congelado por uma magia de Dumbledore, por isso não reagiu ao que estava acontecendo.

Harry Potter e O Cálice de FogoO que acredito que ninguém discorda é que o melhor filme da Saga seja O Prisioneiro de Azkaban. Com 317 páginas, a história ficou bem composta nas duas horas de filme, além da direção do mexicano Alfonso Cuarón ter sido bastante feliz, construindo uma atmosfera ideal para história. É também quando a Saga começa a entrar na maturidade, Harry passa a conhecer mais detalhes de seu passado e tem que lidar com emoções diversas.

No último livro, Harry Potter vai enfrentar uma espécie de batalha final. Sem Dumbledore para guiá-lo, fica tudo mais difícil. Vamos ver o que David Yates nos reserva. Pelo trailer e fotos, parece mesmo que será o lançamento do ano.

Harry Potter e a Ordem da FênixHarry Potter em números:
Filmes - Público Total
Harry Potter e a Pedra Filosofal - 3.650.165
Harry Potter e a Câmara Secreta - 4.148.184
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - 3.241.709
Harry Potter e o Cálice de Fogo - 4.361.522
Harry Potter e a Ordem da Fênix - 4.151.030
Harry Potter e o Enigma do Príncipe - 4.439.421
fonte:Kinomaxx

Harry Potter e o Enigma do PríncipeLivros - Cópias vendidas
Harry Potter e a Pedra Filosofal - 120 milhões
Harry Potter e a Câmara Secreta - 77 milhões
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - 61 milhões
Harry Potter e o Cálice de Fogo - 66 milhões
Harry Potter e a Ordem da Fênix - 55 milhões
Harry Potter e o Enigma do Príncipe - 65 milhões
Harry Potter e as Relíquias da Morte - 44 milhões
Fonte: Editora Abril

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.