![Tom Hanks Tom Hanks](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuPtWLdtbEm55DQ5jT9_7z_SEGv8VtxCAhBIz6zJitrlUc8uQqqOxh7wJlAr1NDKOPmgItS9iC0Fvls19Y3e0gqw7TQ8IucY4z4lvdfQUStBBIku8omAbzobsmbym6cd7nLHiqIPLdDRk/s1600/tom_hanks.jpg)
Quando pensamos em um filme de Gângster, a trilogia imortalizada por Coppola é a melhor referência. Talvez até por isso, Sam Mendes tenha dado a seu protagonista o nome Michael, só que dessa vez Sullivan e não Corleone. Baseado na série japonesa em mangá "Kozure Okami", de Kazuo Koike e Kojima, o diretor de
Beleza Americana surpreendeu em seu segundo longametragem, trazendo uma trama densa, envolvente e até bonita de um pai que faz tudo para que o filho não siga os seus passos no crime.
Michael Sullivan parece um bom pai de família, porém é apadrinhado pelo mafioso John Rooney, vivido por Paul Newman, e tem que viver como assassino profissional. Tudo piora quando seu filho mais velho, que também se chama Michael presencia o assassinato de um homem e passa a ter toda a máfia contra ele. Pai e filho tem que fugir ao mesmo tempo em que procuram justiça, chegando a apelar para o lendário Al Capone. Uma curiosidade é que o ator Anthony Lapaglia chegou a filmar no papel do maior mafioso da história, mas as cenas acabaram sendo tiradas do corte final.
![Jude Law Jude Law](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkMtI2zb_90A3A20w1tSU3bDd1n1p89MMZeohBbknAo05bMX9egFRVwYOysDV013P0Ky9eu1ertJ1L2XnGa19Iz-HmHG6xvxvGwFK0l0gxrcuqEEIXTp2hBEoJrO0gueCtK-E51UBLcz4/s320/jude_law.jpg)
O roteiro de David Self é bem construído, apesar de não ter nenhuma novidade. A perseguição é tensa, mas previsível em vários momentos. Isso não tira o charme do filme que se preocupa com detalhes e constrói cenas primorosas como o tiroteio debaixo de chuva, ou a cena inicial e final na beira do mar. A fotografia de Conrad L. Hallescura é condizente com a atmosfera sombria da história. Por mais que a narrativa seja lenta, ficamos presos em frente a tela, querendo ver o final.
![Estrada para Perdição Estrada para Perdição](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidBAHyo9tlXp1433XUiFeQKcoaAgqs0tfmTvEyAnu-RF9-5I4TMq9uIZcOgR0wkG0DjVdmuOrT5vPEKqKmru7u6vYaYCwHdcgwtgqjeHvQVqbSYQMEzEXJVGmBuoWTAXvN6QwzSzSug_A/s320/estrada_para_a_perdicao.jpg)
Tom Hanks está bem como o pai dedicado, apesar de sua interpretação não ser das mais geniais de sua carreira. O mesmo pode-se dizer de Paul Newman. Já Jude Law, apesar das poucas aparições, dá medo a cada
frame que imprime sua expressão sádica. E o garoto Tyler Hoechlin consegue defender bem o drama de seu personagem, cuja curiosidade foi responsável por toda a reviravolta na vida de sua família. Não é fácil se sentir responsável pela destruição de todas as suas perspectivas de futuro. O mais interessante do roteiro é perceber que os personagens, em geral, conhecem bem seus defeitos, mas não tem escolhas, como o chefão John Rooney que tem que acobertar o filho, mesmo sabendo que ele é o errado.
Sam Mendes é sempre um diretor surpreendente e consegue imprimir seu ritmo na construção desse longametragem que não deixa de ser sobre famílias e seus traumas. Pode não ser o filme mais genial de todos os tempos, nem mesmo tão bom como seu anterior
Beleza Americana, mas traz um apuro que nos envolve e marca. Um belo
exemplar a ser conferido.