A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema


Cannes - Palma de Ouro
Cannes tomou conta dos assuntos da semana. O Festival mais charmoso do cinema não vive mais apenas de obras de arte. Rendendo-se aos blockbusters, tivemos estreias de Piratas do Caribe 4 e Kung Fu Panda 2. Nenhum causou grandes alvoroços. Entre os queridinhos do Festival, os irmãos Dardenne saem na frente com "The kid with a bike", favorito para muitos. Mas, como a imprensa adora uma polêmica, a bola da vez foi o comentário irônico de Lars Von Trier na entrevista coletiva para seu filme Melancholia. As manchetes ampliaram as declarações em que Lars Von Trier afirma ser nazista. O alemão usou do seu já conhecido humor negro para fazer uma brincadeira de mau gosto com sua origem e em momento nenhum afirmou ser anti-semita ou a favor do holocausto. Disse que compreendia Hitler: "Eu compreendo Hitler. Acho que ele fez algumas coisas erradas, sim, com certeza, mas eu consigo vê-lo sentado em seu bunker no final" (fonte UOL) e ainda completou: "Estou apenas dizendo", tentou explicar Von Trier, "que acho que entendo este homem. Ele não é o que você poderia chamar de um cara legal, mas sim, eu entendo muito a seu respeito, e sinto por ele um pouco de compaixão, sim. Mas vá lá, eu não sou a favor da Segunda Guerra Mundial. E não sou contra os judeus". Qualquer um que já viu uma entrevista de Von Trier, sabe que polêmicas são o seu forte. Foi ironia, provocação, não algo a ser levado a sério.


Lars Von TrierO Festival exigiu retratação e ele declarou ao final do dia: "Se eu magoei alguém nessa manhã com as palavras que disse durante a coletiva, sinceramente peço desculpas. Eu não sou anti-semita ou tenho qualquer tipo de preconceito racial, nem sou um nazista". Falou besteira, como muitos que não medem as consequências, mas a imprensa também colaborou a fazer de um cisco um terremoto. Resultado, mesmo com suas desculpas foi declarado persona non grata no Festival, apesar de Melancholia continuar na competição. E, com isso, não se fala mais em outra coisa. O que lamento é que com tanta coisa para se falar e discutir sobre cinema, fiquemos nessa mesmice superficial e pequena. Dia 22, ficaremos sabendo quem levou a melhor. Aqui uma lista de todos que concorrem a Palma de Ouro este ano.

Notícias Rápidas:
Quarta Mostra Possíveis SexualidadesQuarta Mostra Possíveis Sexualidades
De 24 a 29 de maio Salvador recebe a quarta edição da Mostra Possíveis Sexualidades e nesta edição, pela primeira vez veremos uma mostra competitiva. O público poderá votar no melhor curta-metragem nacional durante o evento. Idealizada por Fernanda Bezerra e Rodrigo Barreto, a mostra procura valorizar a diversidade sexual e discutir conceitos e preconceitos. Este ano, promoverá uma campanha de combate à homofobia em Salvador. Na programação: 35 filmes, encontros com diretores nacionais e internacionais, debates, prêmios e lançamentos. Vejam maiores detalhes no site.

Trailer de As Aventuras de Tintin
Esta é para relembrar a infância. Saiu esta semana o trailer do filme As aventuras de Tintin. Dirigido por Steven Spielberg, o personagem dos quadrinhos ganha vida em uma animação que impressiona pelos detalhes. Vejam:


Estreias da semana no Cinema:
IncêndiosA grande estreia da semana é mesmo Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas. O público de Salvador não terá outra opção nos shoppings da cidade. O filme de Rob Marshall que traz a quarta aventura do Capitão Jack Sparrow, vivido por Johnny Depp, domina as atenções em sua primeira versão 3D. Apesar de não empolgar tanto quanto o primeiro longametragem, a aventura irá divertir os fãs saudosos, como explico melhor na crítica do filme. Então, peguem a sua caneca de rum e curtam o passeio pelas Águas Misteriosas.

Mas, para o público pouco afeito à blockbusters uma boa notícia. Finalmente chega a Salvador o candidato Canadense a melhor filme estrangeiro no Oscar. Incêndios estreia no Circuito Sala de Arte três meses após sua estreia no Brasil. Adaptado da peça de Wajdi Mouawad, o filme narra a história da viagem de dois irmãos gêmeos ao Oriente Médio para atender ao último desejo de sua mãe.


Fica a dica:
Se beber, não case
Se beber, não case (2009)
Já que, semana que vem, estreia Se Beber não case 2, quem ainda não viu ou quiser relembrar a primeira aventura dos amigos Doug Billings (Justin Bartha), Stu Price (Ed Helms), Phil Wenneck (Bradley Cooper) e Alan Garner (Zach Galifianakis) pode assistir ao primeiro filme, dirigido por Todd Phillips. Uma comédia masculina inteligente, que chamou a atenção de todos há dois anos. Temo por esta continuação, que pelo trailer parece uma repetição do mesmo tema, mas não custa dar um voto de confiança.

A Criança
A Criança (2005)
E já que os irmãos Dardenne estão entre os favoritos em Cannes, vale assistir à sua obra-prima Palma de Ouro em 2005. Um filme forte sobre dois adolescentes (as verdadeiras crianças do título) que tem que aprender a ser pais. Fala de humanidade, da juventude, da perda de inocência de uma forma profunda e poética.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.