A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Festival VariluxEntre os dias 15 e 23 de agosto, o Brasil recebe o Festival Varilux. Uma mostra de filmes franceses em 33 cidades ao mesmo tempo. Graças ao grande sucesso das edições passadas, a expansão do festival se dá de forma contínua, tanto com relação ao número de cidades participantes do circuito como ao número de filmes exibidos, além dos eventos realizados durante o festival. No Rio de Janeiro, sede do Festival Varilux, e em São Paulo, além dos filmes haverá encontros entre artistas convidados e o público. Além disso, no Rio de Janeiro será realizada a primeira "Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual" – “A Dramaturgia na Ficção Televisiva”, em parceria com Riofilme, a ABPI-TV e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Na abertura do evento, em todas as cidades, será exibido o premiado “Intocáveis” (Intouchables), de Olivier Nakache e Éric Toledano. Com François Cluzet e Omar Sy, o longa foi o fenômeno absoluto de bilheteria na França em 2011, um dos filmes mais vistos na história do cinema francês, levando aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas. E traz ainda filmes como "Adeus Berthe - o enterro da vovó" (Adieu Berthe ou l'enterrement de Mémé), de Bruno Podalydes; "Aliyah" (Alyah), de Elie Wajeman; "O Barco da Esperança" (La Pirogue), de Moussa Touré; e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como "E agora, aonde vamos?" (Et maintenant on va ou ?), de Nadine Labaki ; "Uma garrafa no mar de Gaza" (Une bouteille à la mer), de Thierry Binisti ; e "O Monge" (Le Moine), de Dominik Moll. Maiores informações no site do festival.

Notícias Rápidas

PeléPelé vira filme
Segundo o site site IGN, a infância e os primeiros anos da carreira do rei do futebol irão virar um filme. Segundo a reportagem, a Imagine Entertainment já negocia com os irmãos Jeff e Michael Zimbalist para a criação de um roteiro e, possivelmente para assumirem também a direção do longametragem. A ideia é aproveitar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil para contar a história do principal astro do esporte até hoje. Não deixa de ser uma boa ideia, mas vamos ver como será o resultado disso (fonte).

Poder Paranormal
Rodrigo Cortés, diretor que impressionou com a tensão de Enterrado Vivo, está com um novo filme. Dessa vez, envolvendo atividades paranormais e falsários. O filme conta a história de dois investigadores de boatos paranormais, a veterana Dra. Margaret Matheson (Sigourney Weaver) e seu jovem assistente, Tom Buckley (Cillian Murphy). Eles estudam os mais variados fenômenos metafísicos com o objetivo de provar suas origens fraudulentas. Simon Silver (Robert De Niro), um lendário vidente cego, reaparece depois de uma ausência enigmática de 30 anos e torna-se o maior desafio internacional tanto para a ciência ortodoxa quanto para os céticos profissionais. O trailer chama a atenção, vejamos o filme.



O HobbitO Hobbit em 48 quadros
Apesar de ter sido filmado em 48 quadros por segundo para buscar um maior realismo nas imagens, O Hobbit só será exibido assim em algumas cidades selecionadas (fonte). A cautela da Warner se deve ao estranhamento do formato que foi exibido na CinemaCon, em abril. Mas, apesar do receio em relação ao público, Peter Jackson continua acreditando no formato, que acredita ser mais "gentil" com os olhos que o 3D, "Acreditem, se quando o filme for lançado você tiver a opção de assisti-lo em um cinema capaz de projetar a 48 quadros, você deveria fazê-lo. É sensacional" (fonte). Apesar de acostumados ao tradicional 24 quadros por segundo, não deixa de ser uma tentativa curiosa diante de tanta propaganda enfática. Vamos ver se teremos oportunidade de conferir isso aqui no Brasil.

Estreias da Semana
A Beira do CaminhoSemana atípica com lançamentos de destaque apenas nacionais. O que não significa uma coisa ruim. O mais esperado é À Beira do Caminho de Breno Silveira, diretor de 2 Filhos de Francisco, que inspirado nas músicas de Roberto Carlos constrói uma trama interessante de um menino e um caminhoneiro em busca de suas próprias vidas. No elenco, destaque para dupla João Miguel e Vinícius Nascimento, que dão show. Além de participações especiais de Dira Paes, Ludmila Rosa, Ângelo Antonio e Denise Weinberg.

Tem ainda o documentário Marighella de Isa Grinspum Ferraz, sobre o líder comunista e parlamentar Carlos Marighella, que foi vítima de prisões e torturas durante ditadura militar que o considerou inimigo número 1. E o filme Antônio Conselheiro – O taumaturgo dos sertões de José Walter Lima, que ficou na geladeira por muitos anos, após problemas com o confisco do governo Collor de Mello e o posterior fechamento da Embrafilmes. Só agora, ele conseguiu ser concluído para chegar aos cinemas.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

Irmãos Coen, duas mentes brilhantes
Depois de passar pelo Rio de Janeiro, começa hoje em São Paulo, a mostra sobre os irmãos Coen, diretores de filmes como Arizona Nunca Mais, Onde os Fracos não tem vez, E aí, Meu Irmão Cadê Você?, entre outros. Hoje, às 19h, tem a exibição de Gosto de Sangue. A Mostra que acontece no CineSesc SP, vai até o dia 23 de agosto. Programação completa no site do evento.


17ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU)
Começa na segunda-feira, no Rio de Janeiro, a 17ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU), com exibição gratuita de filmes feitos por universitários do Brasil e do mundo. O evento será de 13 a 19 de agosto, no Centro Cultural Correios. Uma das características do FBCU é contribuir para que novos nomes recém-formados nas universidades sejam apresentados ao mercado cinematográfico. Nomes como Laís Bodanzki (“As melhores coisas do mundo”), Esmir Filho (“Os famosos e os duendes da morte”), Eduardo Valente (“No meu lugar”) e Bruno Safadi (“Meu nome é Dindi” e “Belair” já passaram pelo evento.

Festival Brasileiro de Cinema UniversitárioA abertura do festival (13/8) será com a exibição do filme “Las Acacias”, vencedor do prêmio Câmera de Ouro do Festival de Cannes em 2011. A sessão especial já tem presença confirmada do diretor da obra, o argentino Pablo Giorgelli. Essa não é a primeira vez de Giorgelli no FBCU. Em 2001, ele veio para a apresentação do longa "Solo por Hoy", de Arial Rotter, filme do qual ele foi o montador.

Dentro da programação do festival, a Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Competitiva Internacional são os destaques. Este ano, mais de 700 curtas do Brasil e de outros países se inscreveram para participar do evento. Ao todo, serão exibidas 150 produções, e o festival terá oito sessões diárias.

No encerramento, dois júris, formados por professores e estudantes, teóricos e profissionais de cinema, escolherão os filmes das Mostras Competitivas que se destacaram em sete categorias: Retrato da Realidade Nacional, Pesquisa de Linguagem, Contribuição Artística, Expressão Cultura, Expressão Poética, Contribuição Técnica e Construção Narrativa, além da escolha do destaque do público por votação da audiência presente às sessões. Uma boa oportunidade para conhecer os novos nomes do audiovisual brasileiro. Maiores informações no site do evento.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.