Grandes Pais do Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Pais do Cinema

Grandes pais do cinemaRelações entre pais e filhos é o que não faltam no cinema. Alguns verdadeiros exemplos de abnegação, outros que partem cedo deixando marcas profundas em seus filhos, e ainda há aqueles que sempre foram ausentes, mas se redimem no final. Seja como for, cada pessoa poderá facilmente lembrar listas imensas de pais que marcaram sua trajetória pelo cinema. Difícil fazer uma lista definitiva, mas seguem dez grandes exemplos deste ser tão importante em nossas vidas, que muitas vezes fica em segundo plano em relação às mães.

Viggo Mortensen
1) Father (Viggo Mortensen) - A Estrada / 2009
Este homem, que nem nome tem, é o símbolo de um pai abnegado. Em um futuro pós-apocalíptico, a sua única meta é proteger seu filho, ensinando-o a sobreviver naquele novo mundo. Todo o clima é tocante e nos faz admirar aquele homem sofrido e abnegado ao extremo. Enquanto o menino existir, seu pai acredita que possa haver um futuro. O difícil é ver esse filho com fome e não ter como saciar sua necessidade

Roberto Benigni
2) Guido Orefice (Roberto Benigni) – A Vida é Bela / 1998
Outro exemplo de abnegação. Diante do horror do campo de concentração, Guido faz de tudo para tornar a vida de seu filho um fardo menor. Com isso, esconde dele a verdade, fingindo que tudo aquilo não passa de um grande jogo em que ele precisa usar de estratégias para ganhar.

Marlin e Nemo
3) Marlin (voz de Albert Brooks) – Procurando Nemo / 2003
Aqui temos um pai que faz tudo por seu filho. Marlin sempre superprotegeu Nemo, criando-o sozinho e se preocupando com sua pequena deficiência em uma das barbatanas. No primeiro dia de aula do peixinho, ele se perde e é capturado por um mergulhador. Começa, então, uma jornada de Marlin em busca de seu filho. Incansável, ele fará de tudo para tê-lo de volta em segurança atravessando os oceanos e enfrentando perigos diversos.

Liam Neeson
4) Bryan Mills (Liam Neeson) – Busca Implacável / 2009
Outro pai que faz de tudo para encontrar sua filha perdida. Ex-agente do governo, Bryan Mills parece um pai exageradamente superprotetor. Mas, quando sua filha viaja para Paris com uma amiga, ele percebe que algo não deu certo em seu primeiro dia de estadia e começa uma busca implacável para localizá-la.

Dustin Hoffman
5) Ted Kramer (Dustin Hoffman) - Kramer vs Kramer / 1978
Um exemplo de aprendizado. Ted era um homem que vivia para o trabalho, mas quando sua esposa sai de casa, deixando-o com o pequeno Billy, ele se torna o melhor pai que uma criança pode ter, fazendo de tudo para poder educá-lo, trabalhando e fazendo as tarefas domésticas. Por isso, irá a julgamento pela guarda do garoto, quando a mãe quiser de volta.

Robin Williams
6) Daniel Hillard (Robin Williams) – Uma Babá Quase Perfeita / 1993
Daniel é o pai que toda criança adoraria ter. Engraçado, divertido, sem regras. Sua esposa, porém, não suporta tanta bagunça e se separa. Para não ficar longe dos filhos nem por um dia, Daniel vai ter uma atitude extrema: se transvestir de mulher e fingir ser a nova babá da família, a Sra. Doubtfire.

Tom Selleck, Steve Guttenberg e Ted Danson
7) Peter (Tom Selleck), Michael (Steve Guttenberg) e Jack (Ted Danson)
Três Solteirões e Um Bebê / 1987
A princípio um grande susto, uma bebezinha em um cesto, na porta do apartamento onde vivem três homens solteiros. Depois do desespero e tentativas de passar a responsabilidade para outros, os três acabam assumindo o desafio de criar a pequena e se tornam os pais mais dedicados que poderiam ser. Mesmo sendo filha biológica de Jack, Peter e Michael acabam se afeiçoando a garotinha e criando um laço indestrutível de amor entre os quatro, por isso, não dá para separar os três em uma lista.

Will Smith
8) Chris Gardner (Will Smith) À Procura da Felicidade / 2006
Alguns podem alegar que Chris tinha uma obstinação maior por seu sonho de entrar em Wall Street do que pelo seu filho. Mas, mesmo dormindo em banheiros, abrigos e quase na rua, esse homem fez o possível e o impossível para cuidar de seu filho Christopher. Mesmo em meio à dificuldade e abandono da esposa, ele mantém a esperança de dias melhores em que poderá dar um futuro digno ao seu filho.

Lamberto Maggiorani
9) Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) - Ladrões de Bicicleta / 1948
Antonio é um pai totalmente abnegado que faz o possível para dar um prato de comida à sua família. Ele corre à cidade em busca de sua bicicleta roubada, tenta trabalhos alternativos e até arquiteta cometer o mesmo delito sofrido. Sua única meta é ver seu filho Bruno feliz. Por isso, sofre muito quando percebe que, no desespero, se tornou um mau exemplo.

Marcello Mastroianni e Robert De Niro
10) Matteo Scuro / Frank Goode (Marcello Mastroianni / Robert De Niro)
Estamos todos bem / Estão todos bem (1990/ 2010)
Dois nomes, dois atores, dois filmes, o mesmo princípio. Esse filme italiano, que teve refilmagem nos Estados Unidos de 2010, traz a história de um homem que percebe, antes que seja tarde, que precisa se reaproximar de seus filhos. Não que ele fosse um pai ruim, mas sempre teve dificuldades em ser amigo íntimo da prole, papel que sempre deixava com sua falecida esposa. Quando, em um verão, todos desmarcam uma visita que ele aguardava com ansiedade, resolve percorrer o país, visitando cada cidade onde mora um filho seu para saber como vivem e se estão mesmo bem.

Menção Honrosa

Mr. Ping - Kung Fu Panda
Mr. Ping (voz de James Hong) - Kung Fu Panda / 2008
Um ganso que encontra um filho de urso panda em sua caixa de rabanetes e o cria com todo amor, compreensão e carinho não podia faltar aqui. Seu apoio é fundamental para a trajetória de Po como o Guerreiro Dragão. Mr. Ping é a nossa homenagem aos pais adotivos, sempre esquecidos em segundo plano em relação aos pais biológicos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.