A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Semana marcada por uma polêmica. O deputado Protógenes Queiroz levou seu filhinho Juan de 11 anos para assistir ao filme Ted. Ficou horrorizado com os palavrões e o uso de drogas e twittou: "Assisti c/o pequeno Juan o filme "TED" uma cena de apologia as drogas: o ursinho Ted e o seu dono consumindo drogas. Isso e um absurdo!" Bom, o filme era indicado a maiores de 16 anos e um display já alertava aos pais desatentos que tinha uso de drogas, palavrões, cenas de sexo e prostitutas. Lembra?

O pior é que o deputado está querendo mover uma ação, pedindo explicações aos Ministérios da Justiça e da Cultura por terem liberado o filme para maiores de 16 anos. "Não poderia ser liberado nem para 16 nem para 18 anos. Esse filme não pode ser liberado para idade nenhuma. Não deve ser veiculado em cinemas". Pois é, na justificativa tola de defender seu filho e outros, ele quer voltar a censura no país. A reação imediata aconteceu na noite de segunda-feira com as divertidas brincadeiras, satirizando a desinformação do deputado. Coisas tipo: "Levando o pequeno Juan para assistir Taxi Driver, para que ele aprenda uma profissão", "Quero q o pequeno Juan saiba sobre filmes de ficção cientifica. Por isso, vamos assistir Emanuelle no Espaço". "Levando o pequeno Juan para ver Cães de Aluguel para que ele aprenda que assumir os cuidados de um animal é um compromisso sério". "Levando o pequeno Juan para assistir Cidade de Deus, para ele saber como é o Paraíso." Foi para os TT´s.

Protógenes QueirozO problema é que a brincadeira é séria. Protógenes Queiroz começou uma campanha no twitter com a hashtag #foraFilmeTED.  Segundo o deputado: "Não aceitamos mais esses enlatados culturais americanos no Brasil". O efeito até agora está sendo o contrário, os internautas estão usando a hashtag para dar o seu recado como: "Não. Sou a favor de ler antes de levar criança" ou "Sou a favor de você aprender a ver classificações etárias" ou ainda "Sou a favor de teste de QI obrigatório aos candidatos". Citaram até a música de Chico Buarque, Apesar de Você, demonstrando que o brasileiro não aceita mais censuras. Com tantas manifestações negativas, o deputado desistiu de tentar proibir o filme, mas continua lutando pelo aumento da classificação indicativa. Ainda assim, alguns apoiam e, em um mundo politicamente correto, temos que ficar de olho para não cercearem nosso direito de expressão e escolha.

Notícias Rápidas

Selo Torre Eiffel
Selo Torre EiffelO CinePipocaCult ganhou de Hugo do blog Cinema - Filmes e Seriados, o selo Torre Eiffel.

Diferente da maioria dos selos que são indicados pelo conteúdo do blog, este deve ser oferecido pelo visual e o estilo na hora de escrever. Chique, né? Agradeço ao amigo Hugo pela lembrança e carinho. E como manda a tradição, dedico o selo a dois blogs com muito estilo e que se encaixam bem nesse selo.
Apimentário
Fala Cinéfilo

Helen MirrenHomenagem a Helen Mirren
O European Film Awards acaba de anunciar a homenageada de sua 25ª edição. A atriz inglesa Helen Mirren será homenageada por sua trajetória no cinema com o prêmio European Achievement in World Cinema, segundo o site da revista “The Hollywood Reporter” (via). A premiação acontece no dia 01 de dezembro em Malta e a escolha é mais do que merecida. A atriz que já fez filmes como A Rainha, em que ganhou o Oscar, e A Última Estação, já possui uma vasta carreira no cinema, sempre com muita classe e presença em cena. Em breve ela poderá ver vista novamente no filme The Door de István Szabó e em Hitchcock de Sacha Gervasi.

Festival de Brasília
Era uma vez eu, VerônicaO cinema pernambucano foi consagrado no Festival de Brasília. Era uma vez eu, Verônica, do pernambucano Marcelo Gomes levou seis candangos: Melhor Filme (júri popular e oficial); Melhor Ator Coadjuvante, para WJ Solha; Melhor Roteiro, para Marcelo Gomes; Melhor Trilha, para Karina Buhr e Tomaz Alves Souza; e Melhor Fotografia, para Mauro Pinheiro Jr. Mas, Pernambuco não para por aí, Eles Voltam, de Marcelo Lordello, dividiu com a obra de Marcelo Gomes o prêmio de Melhor Filme e levou ainda Candangos nas categorias de Melhor Atriz para Maria Luíza Tavares e Melhor Atriz Coadjuvante, para Elayne Moura. E ainda teve a premiação de Daniel Aragão, como Melhor Direção por Boa Sorte, Meu Amor, filme que também levou o candango na categoria de Melhor Som, para Guga S. Rocha, Phelipe Cabeça e Pablo Lopes.

Era uma vez eu, Verônica é o terceiro longa-metragem dirigido por Marcelo Gomes que ficou conhecido por seu filme de estreia Cinema, Aspirinas e Urubus, mas que também já tinha uma boa parceria com Karim Aïnouz, tendo feito o roteiro de Madame Satã. Juntos eles dirigiram o experimental Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo. Era uma vez eu, Verônica conta a história de uma estudante de medicina recém formada que se vê em meio a questões existenciais. "Ela questiona não só as suas escolhas profissionais, como suas relações mais íntimas, mas até mesmo a sua capacidade de lidar com a vida no Brasil urbano contemporâneo". No elenco, Hermila Guedes, como Verônica, e João Miguel.

As Aventuras de Pi
Novo filme de Ang Lee, baseado no livro de Yann Martel, As Aventuras de Pi (Life of Pi) teve o seu primeiro trailer divulgado. As imagens impressionam e nos fazem ficar curiosos em relação ao que vem por aí. O livro que já chegou a ser considerado uma das mais extraordinárias criações literárias das últimas décadas conta a história de Pi Patel, filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India, que possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Mas, quando o barco de sua família sofre um acidente, Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas ao lado de um tigre. E um dependerá do outro para sobreviver.


Estreias da semana

ExpedicionáriosSemana morna com apenas uma estreia de destaque: Looper – Assassinos do Futuro, filme de de Rian Johnson com Bruce Willis, Joseph Gordon-Levitt e Emily Blunt no elenco. Na trama, um assassino, que trabalha para uma associação criminosa que tem o poder de viajar no tempo, tem que caçar a si mesmo, enquanto este 30 anos mais velho tenta destruir o sistema.

Em um circuito mais fechado estreia também Boca de Flavio Frederico. Filme com Daniel de Oliveira, Hermila Guedes, Milhem Cortaz baseado em fatos reais. O filme retrata a ascensão e queda de Hiroito Joanides, famoso bandido que atuou na "Boca do Lixo", região de prostituição no centro de São Paulo nos anos 50 e 60.

E em Salvador, estreia o documentário Expedicionários que acompanha o trabalho dos Expedicionários da Saúde, organização sem fins lucrativos. Já realizaram mais de 900 consultas e cerca de 200 cirurgias na região da floresta amazônica.


Humor
Clique para ampliar

Fica a dica

James DeanDomingo, dia 30 de setembro fazem 57 anos da morte de James Dean. Uma lenda que entrou para posteridade na história do cinema com apenas 3 filmes. Mas três filmes de grande sucesso. Sua morte prematura com apenas 24 anos em um acidente de carro, chocou a todos. Então, Vamos fazer um especial do ator a partir de amanhã, relembrando os seus três filmes: Vidas Amargas, Juventude Transviada e Assim Caminha a Humanidade.

Nunca é demais rever todos dos três. #ficadica

Enquanto isso, chega ao Telecine o filme Missão Impossível - Protocolo Fantasma
Dia 29 de setembro às 22h - Telecine Premium
Dia 30 de setembro às 20h - Telecine Pipoca

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.