As Vantagens de Ser Invisível : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser InvisívelFilmes de adolescentes não precisam ser tolos. Mesmo quando se trata de um tema já batido como a não-aceitação diante da High School que sempre parece aterrorizador para os mais tímidos. Stephen Chbosky conseguiu a proeza de nos presentear com uma obra sensível que trata o tema da forma mais respeitosa possível em As Vantagens de Ser Invisível. História que ele escreveu em um livro, adaptou o roteiro e dirigiu o filme, tornando tudo muito fiel e pessoal.

Charlie (Logan Lerman) é um garoto estranho. Não é simplesmente tímido, parece viver em um mundo particular. É inteligente e quase tem vergonha de demonstrar isso, ama os livros e escreve cartas a um amigo misterioso. Sua vida é contar os dias para sair da escola e acabar com a tortura que é conviver naquele lugar. Até que ele conhece pessoas diferentes, a "turma dos deslocados", liderada por Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson).

As Vantagens de Ser InvisívelMais do que uma trama, As Vantagens de Ser Invisível tem um personagem. E um ator. Logan Lerman impressiona em sua incorporação de um rapaz mais do que introvertido. Suas expressões, sua dificuldade de estar vivo, sua sensação de não-pertencimento é tão verdadeira que nos toca profundamente. A química dele com Ezra Miller e Emma Watson também ajuda. É possível acreditar na união daqueles três, nos olhares encantados de Charlie para cada atitude de Patrick ou pelo fascínio por Sam. Emma Watson e Ezra Miller também conseguem uma ótima performance em dois personagens tão estranhos e complexos.

As Vantagens de Ser InvisívelHá uma poesia especial na dor, ainda mais na dor da adolescência, momento em que estamos nos descobrindo enquanto seres humanos. E Charlie é essa poesia em ebulição. Sua relação com o professor de literatura vivido por Paul Rudd que sempre o incentiva a ler e escrever, por acreditar em seu talento, é um adendo interessante à trama. A estranha relação com a tia Helen é outro elemento que surge de maneira bastante fluida, em flashbacks que são quase visagens, mas se organizam em harmonia. Já um detalhe da personalidade do protagonista acaba destoando, caindo de pára-quedas em nossa frente, apesar de não ser algo que comprometa totalmente o resultado da obra.

Porque As Vantagens de Ser Invisível pode não ser perfeito, mas é um belo filme. Uma obra que harmoniza roteiro, direção, fotografia e montagem de uma maneira bastante coesa. Um filme em que se destaca as atuações e a trilha sonora, um elemento bastante presente durante toda a trama, em especial pelas fitas cassete construídas pelos personagens, já que o filme se passa em um ano não muito definido pelo filme na década de 90 (pelo livro é o ano de 1991).

As Vantagens de Ser InvisívelO que talvez incomode nessa indefinição de seres é exatamente a natureza daquele grupo. Tipos tão exóticos que são discriminados na escola, mas são capazes de brilhar no palco no show The Rocky Horror Picture Show. Tudo bem, é o alternativo do alternativo, mas é um processo profissional com plateias em delírio. Afinal, o que é aquele grupo de amigos? Uma trupe teatral? E como pessoas tão bem resolvidas externamente, apesar de cada um esconder sua dor interna, podem ser os deslocados? Definitivamente, não são losers.

Mas, também, não tem porque tudo ser tão preto no branco. São seres humanos em formação, em busca de suas próprias identidades que simplesmente passam por nós, nos apresentando suas dores e delícias de serem o que são. São encantadores, mais do que simples personagens, são vivos, pulsantes e nos envolvem em seus temas. São o sonho de Charlie, um garoto que nos cativa por sua ingenuidade diante da vida. Por sua aceitação não aceita, que nos mostra não as vantagens de ser invisível, mas o porquê de uma pessoa querer intimamente simplesmente não existir. E até por isso, exista de uma forma tão intensa em cada um de nós, nos mostrando que vale apena lutar pela vida e pelo que intitularam como felicidade.


As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower, 2012 / EUA)
Direção: Stephen Chbosky
Roteiro: Stephen Chbosky
Com: Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller
Duração: 103 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.