A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Gonzaga, de Pai para FilhoFinal de ano chegando e o cinema ainda vive a ressaca da estreia de Amanhecer Parte 2 que ocupa boa parte das salas de exibição em todo o país. E todas com grande público. Independente de fãs ou críticos, é inegável o fenômeno que no seu primeiro fim de semana levou três milhões de espectadores ao cinema, faturando R$ 37 milhões já sendo a oitava bilheteria do ano. E pensar que Gonzaga, de Pai para Filho estava comemorando um milhão de espectadores após três semanas. E só agora, o filme francês Intocáveis atinge essa mesma marca de público. É difícil mesmo saber o que leva a tanto sucesso, da mesma forma como é difícil dimensionar o porquê das cópias dubladas terem se tornado preferência nacional. Observando as filas das diversas salas que passam o último filme da série, é fácil perceber que as com cópias dubladas lotam mais facilmente que as legendadas. E isso não parece mesmo ser um fenômeno apenas do público de Crepúsculo. Só nos resta torcer para que ainda haja espaço para todos.

Notícias Rápidas
SundayTVAté o dia 01 de dezembro, o site SundayTV está com o projeto Curta Como Quiser. São trinta curta-metragens exibidos gratuitamente e que podem ser curtidos e salvos entre os favoritos. Uma ótima janela para esse formato tão importante para o nosso cinema e que sempre traz experimentações de linguagens e boas histórias. Destaque para Da Silva, de Patrícia Travassos, sobre Marcos Mariano da Silva, um homem encarcerado injustamente por 19 anos, que perde a visão na cadeia e, enfim, recebe a indenização devida do Estado, mas que não muda o triste quadro da justiça brasileira. E Obrigado, doutora, de Bruno Vaks, pela forma como constrói as visitas da médica a cada paciente. Dica da leitora Raíssa Rossi.

Cartazes alternativos
Uma seleção de cartazes criados pelo artista visual Olly Moss está sendo exibida na Grã-Bretanha pela primeira vez, na White Cloth Gallery, na cidade de Leeds. São diversos clássicos do cinema com uma arte minimalista que traz um charme especial. Destaque para O Grande Ditador, que uma traz uma brincadeira de ponta cabeça com Chaplin e Hitler. Além do poster de O Cavaleiro das Trevas Ressurge que tem sido o mais procurado por cinéfilos.

O PalhaçoO Palhaço
Na noite de terça-feira, dia 20, O Palhaço colecionou mais um prêmio. Dessa vez em Pequim. O filme de Selton Mello foi eleito o melhor filme pelo júri no 3º Festival Brapeq de Cinema Brasileiro na China. Mais um reconhecimento para esse belo filme que nos traz um pouco da inocência circense, poesia e um retrato de um cinema e povo brasileiro pouco explorado (fonte).

E por falar em O Palhaço, estamos muito felizes de ter sido um dos 22 comentários escolhidos para constar no DVD duplo do filme. Um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito com dedicação e carinho por esses quatro anos. E é bom ver que sites e blogs começam também a ser referência de crítica junto a jornais e revistas. Obrigada ao amigo Renato Alves pelo aviso.

Oz, Mágico e Poderoso
E a aventura mágica dirigida por Sam Raimi, sobre a origem do Mágico de Oz que será lançada pela Disney em 2013, já tem seu trailer oficial legendado. Nele podemos ver um pouco mais do que nos aguarda. Destaque para a forma como o preto e branco ganha colorido em Oz e pela qualidade técnica das animações. Mas, a história parece que não ficará atrás. Aguardemos.


Búzios Cine Festival
Começou quarta-feira a 18ª edição do Búzios Cine Festival. O Gran Cine Bardot, sede do Festival, exibe uma programação composta por grandes títulos em pré-estreia para o Brasil, muitos deles premiados internacionalmente. Já a Praça Santos Dumont está apresentando uma seleção de filmes populares de grande repercussão no circuito nacional. Mais informações no site oficial do festival.

Estreias da Semana

O destaque da semana é o filme Curvas da Vida, estreia de Robert Lorenz na direção, que traz no elenco nomes como Clint Eastwood, Amy Adams, John Goodman e Justin Timberlake. Um filme que tem como pano de fundo o baseball, mas fala de relações humanas, velhice, mercado de trabalho e uma difícil relação de pai e filha. Emocionante, ainda que previsível.

Estreia também o filme As Palavras, de Brian Klugman e Lee Sternthal, que trata do delicado tema de plágio. Um escritor no auge da carreira descobre que deve pagar um alto preço por ter roubado o trabalho de outra pessoa. Com Bradley Cooper, Jeremy Irons, Zoe Saldana, Olivia Wilde e Dennis Quaid no elenco.

Tem também a estreia apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, do filme nacional, Disparos de Juliana Reis. A história de um fotógrafo que se envolve num caso de violência ordinária, sem se saber vítima, cúmplice ou testemunha. Com Gustavo Machado e Caco Ciocler, no elenco.


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

DriveDrive no Telecine
Para quem não viu ou quer rever, estreia dia 28 de novembro no TeleCine, o filme Drive, de Nicolas Winding Refn, que traz Ryan Gosling como um motorista enigmático em um filme que se disfarça de vários gêneros para seguir um homem que também se disfarça de várias personas. O nosso escorpião enigmático que segue apenas seus instintos. E nós seguimos a ele.

Dia 28 de novembro, quarta-feira, às 22h, no Telecine Premium

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.