A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

LincolnComeçam as listas de indicações do ano e Lincoln de Steven Spielberg sai na frente. Foram 13 indicações no Critics Choice Awards e 7 indicações ao Globo de Ouro. Apesar dessa segunda premiação não ter mais tanta força nas "preliminares" para o Oscar, não deixa de ser um bom indício de que Spielberg tem mesmo boas chances de chegar novamente à consagração na Academia. Isso se Kathryn Bigelow não colocar novamente água na disputa. A Hora Mais Escura tem ganhado força a cada nova lista e comentário, mais até do que Guerra ao Terror que correu por fora em 2009. Dos indicados a melhor filme nas duas premiações, apenas Argo, O Exótico Hotel Marigold, Moonrise Kindgom e Amor Impossível estrearam no Brasil, nos dando a sensação de que o melhor ficou mesmo para depois, ainda que sejam bons filmes. E apenas As Aventuras de Pi ainda chega esse ano, os demais só poderemos conferir mesmo em 2013.

Entre os diretores, Ben Affleck conseguiu indicação em ambas, uma prova de reconhecimento de um ator tão criticado que começa a se firmar em outra profissão. Mas, a briga deve ficar mesmo entre Steven Spielberg, Kathryn Bigelow e David O. Russell, apesar deste ter ficado de fora do Globo de Ouro, enquanto Ang Lee está nas duas listas. Destaque ainda para Quentin Tarantino na indicação ao Globo de Ouro. Vejam lista completa dos indicados do Globo de Ouro , SAGA e Critics Choice Awards.

Notícias Rápidas

Superman
Essa semana saiu o primeiro trailer oficial do filme Homem de Aço dirigido por Zack Snyder com produção de Christopher Nolan. E o que dizer? O trailer é mesmo encantador, empolga diante das imagens, da tensão proposta, da questão do homem, do personagem acima da aventura. Super-Homem é mesmo um herói mitológico, daqueles que não existem mais. E esse novo filme parece que vai conseguir demonstrar toda a sua complexidade. Vamos torcer.


Universidade Monstros
Universidade MonstrosCom previsão de chegada apenas para 21 de Junho de 2013, Universidade Monstros continua soltando suas imagens promocionais aos poucos. Essa semana podemos ver o momento em que Mike chega ao campus da universidade onde irá conhecer Sulley, que se tornará um grande amigo e colega de trabalho, como vimos em Monstros S.A. A trama vai mostrar o processo de adaptação de um ao outro, primeiro inimigos, depois melhores amigos, enquanto aprendem a ser monstros pavorosos para assustar criancinhas de todo o mundo.

Sudoeste
Instigante filme de Eduardo Nunes, Sudoeste foi a produção mais premiada na 16ª edição do Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, vencendo as categorias Melhor Filme pelo Público, Melhor Filme pela Crítica e Prêmio Especial do Júri.Uma grata surpresa para um filme que ousa tanto na linguagem com um janela diferenciada, em preto e branco e com uma construção narrativa instigante. Sem dúvidas, um dos melhores filmes brasileiros que vi nesse ano.

Idris Elba em Pacific RimPacific Rim
Outro trailer que também movimentou a semana foi o de Pacific Rim, novo filme de Guillermo Del Toro. O diretor está apostando suas fichas em uma história de robôs gigantes pilotados por humanos que são criados para lutar contra aliens que querem invadir a Terra. Apesar da temática estar sendo vendida como uma ideia original do próprio Del Toro, não deixa de ter um déjà vu de um anime japonês bastante conhecido: Neon Genesis Evangelion. Na trama a organização paramilitar chamada NERV, utilizava mechas gigantes chamados Evangelions (ou EVAs) para combater seres monstruosos chamados Angels. Só que os EVAs eram controlados por garotos como Shinji Ikari, que tem uma ligação especial com o principal projeto da organização.


Estreias da Semana

Amor em TrânsitoEssa semana estreia mais uma comédia argentina em solos brasileiros, trata-se de Amor em Trânsito de Lucas Blanco. Com tudo preparado para ir para Barcelona e encontrar namorado, Mercedes encontra com Ariel, que acaba se transformando em uma companhia muito agradável. Paralelo a isso, Juan chega à Argentina depois de muitos anos fora em busca de uma mulher, mas acaba conhecendo Micaela.

Estreia também Liv & Ingmar – Uma história de amor, documentário de Dheeraj Akolkar que é uma homenagem ao encontro de duas vidas que marcaram época dentro e fora das telas: o diretor Ingmar Berman e a atriz Liv Ullmann.

Mas, a grande estreia da semana é mesmo o blockbuster O Hobbit: Uma jornada inesperada, nova incursão de Peter Jackson no universo do escritor Tolkien. Agora, 60 anos antes dos acontecimentos passados em O Senhor dos Anéis. E apesar dos temores de muitos com o anúncio de uma trilogia, ele consegue realizar um bom filme de fantasia.


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

Cabra Marcado para MorrerO Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha está completando quatro anos no Centro Histórico de Salvador. E para comemorar um acontecimento único, uma sessão gratuita no dia 18 de dezembro da cópia restaurada de Cabra Marcado para Morrer, primeiro documentário de sucesso de Eduardo Coutinho. Horário da sessão 20h, com direito a coquetel depois. Como a sessão é gratuita está sujeita a lotação da sala, então, interessados cheguem cedo.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.