Quatro Amigas e um Casamento : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Quatro Amigas e um Casamento

Quatro Amigas e um CasamentoSabe aqueles estereótipos de High School? Sempre temos no meio da turma um patinho feio, tanto do sexo masculino, quanto feminino. Aí, aquela garotinha acima do peso, que todos chamavam por trás de "cara de porco", mas por algum motivo estranho andava com três outras garotas que eram bonitas e populares, anuncia que vai ser a primeira da turma a casar. E com um homem bonito e rico. Essa é a premissa de Quatro Amigas e um Casamento.

Diante de uma trama tola, só mesmo uma comédia nonsense para nos divertir por noventa minutos. É preciso desligar um pouco o senso crítico e se deixar levar no meio da balada como bêbados. E com isso, não digo que seja um filme ruim ou para pessoas sem cérebro. É uma diversão, com momentos de puro exagero e outros de piadas engraçadas, boas sacadas e besteiras. Leslye Headland acaba nos envolvendo no meio daquela balbúrdia, vamos nos irritando com cada trapalhada, mas isso porque estamos quase fazendo parte da turma.

Quatro Amigas e um CasamentoO ritmo de Quatro Amigas e um Casamento é ágil. A dinâmica com a qual nos é apresentada a situação é criativa e já nos apresenta as personagens. Becky, o patinho feio interpretado por Rebel Wilson, chama Regan para almoçar. A personagem de Kirsten Dunst demonstra o tempo inteiro na conversa que está apenas fingindo ser legal, suas expressões, suas palavras passam falsidade, mesmo quando ela começa a contar o drama de fazer "quimio" aos doze anos de idade. Mas, a conversa não fica linear, pois em paralelo já a vemos ligando para Gena e Katie, Lizzy Caplan e Isla Fisher, respectivamente, e assim também as duas outras amigas são apresentadas, além, claro de vermos a verdadeira face de Regan.

Tema introduzido, personagens apresentados, o filme segue seu fluxo de atrapalhações diversas em meio aos festejos do casamento. Há situações absurdas desde o discurso do padrinho, passando pela homenagem das primas da noiva, até o que seria um discurso das madrinhas. O circo vai se armando aos poucos, com elas bebendo, cheirando, fumando e claro, fazendo sexo, ou pelo menos insinuando isso a maior parte do tempo. Como uma afirmação da liberdade sexual feminina em um tempo onde elas não precisam mais fingir se importar.

Quatro Amigas e um CasamentoA inveja e a disputa das belas solitárias em relação à garota que consideram feia gera as piadas, a brincadeira sem sentido do stripper e claro, a trama do vestido de noiva. Nesse ponto, um erro de personalidade, pois deveriam ser Gena e Katie a fazer o estrago e não Regan, pela forma como a personagem nos é apresentada, não seria ela a ter a atitude infantil de entrar no vestido começando a saga. De qualquer maneira, pouca coisa faz realmente sentido ali. Mas, acaba se tornando engraçado de tão esdrúxulo. Desde a conversa com a faxineira do hotel, passando pelas investidas pela rua, na boate, na loja, até a estranha solução da ex-futura-sogra.

Quatro Amigas e um CasamentoEm meio a tanta estranheza acabamos conhecendo um pouco mais das três personagens e identificando os pontos humanos nelas. Não são mesmo monstros de estereótipos sem sentido. Só a noiva acaba sendo pouco explorada. A atriz Rebel Wilson que está em alta em comédias americanas, fica completamente apagada nessa trama, quase não aparece em cena e não consegue arrancar risadas. Já Kirsten Dunst após tensões tão fortes em filmes como Melancolia, faz uma general da linha mais dura, controlando festa, organizadores e convidados, mas acaba nos dando sinais da personagem em pequenos detalhes como o noivo que nunca aparece, a questão da bulimia, a tristeza por trás da máscara.

Quatro Amigas e um CasamentoAssim como a Gena que apesar de parecer ser uma maníaca sexual, é apenas uma defesa pelo trauma da adolescência quando foi abandonada por seu primeiro amor. E diante de tantos assombros, a personagem de Lizzy Caplan parece mesmo ser a mais centrada, vide suas caras e bocas a cada situação absurda. Ao contrário da personagem de Isla Fisher, que é a verdadeira tresloucada, sempre se drogando e chorando por não ter um homem para chamar de seu.

Quatro Amigas e um Casamento é isso, uma trama absurda, com personagens que se revelam aos poucos, apesar de utilizarem muitos dos clichês já vistos. Bebidas, drogas, sexo e disputas, tudo em torno de um casamento improvável, pelo menos para as amigas invejosas. Mas, no final, isso parece ser o que menos importa. Boas piadas, engraçado e mais um filme passa-tempo que logo será esquecido, mas foi divertido enquanto durou.


Quatro amigas e um casamento (Bachelorette, 2012 / EUA)
Direção: Leslye Headland
Roteiro: Leslye Headland
Com: Kirsten Dunst, Lizzy Caplan, James Marsden, Isla Fisher, Adam Scott e Rebel Wilson.
Duração: 87 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.