A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Tainá - A OrigemOntem foi a pré-estreia de Tainá - A Origem aqui em Salvador, novo filme infantil sobre a indiazinha protetora da Amazônia. Dessa vez, a heroína é interpretada pela pequena Wiranu Tembé, uma índia de apenas cinco anos descoberta na tribo na Aldeia Tekohaw, no Pará. Também no Pará, o preparador de elenco Cláudio Barros descobriu a bela Mayara Bentes, que faz a mãe de Tainá no filme. Descendente de índios, a moça nunca tinha feito nenhum trabalho de interpretação, mas foi o perfil ideal para viver a protetora Maya, última das Amazonas. As duas atrizes estiveram em Salvador, assim como o preparador Cláudio Barros e pude conversar com os três, aguardem a entrevista completa.

Tainá - A Origem, é um filme infantil, com momentos divertidos, principalmente quando está focado na indiazinha, a menina Laurinha e a onça Jujuba. Tem a sempre importante mensagem ecológica e envolve as crianças com sua linguagem fácil. Apesar de carregar nos clichês, principalmente no estereótipo dos vilões. Voltando no tempo, mostra a pequena índia antes de ser a protetora conhecida dos outros filmes, mas que já é predestinada e tem a missão de aprender a usar a flecha azul para salvar a grande árvore da floresta daqueles que querem derrubá-la. Não deixa de ser válido investir em filmes infantis brasileiros, com mensagens educativas. De qualquer maneira, foi uma noite animada com grande público que pode ver a obra e participar do evento na companhia das duas atrizes.


Notícias Rápidas
Ben Affleck - Argo"Ar'Go fuck yourself!"
E o filme de Ben Affleck ganha cada vez mais força para o Oscar. Depois de levar o prêmio do Sindicato de Produtores, Argo foi premiado no SAG Awards como melhor elenco. A tendência é que esse prêmio seja dado não para o melhor conjunto de atores, e sim, para aquele que os membros do sindicato (os próprios atores), consideram o melhor filme. Então... Com tudo isso, os rumores de que a Academia pode se render a um filme como Melhor do Ano mesmo não premiando o seu diretor, que nem sequer foi indicado, se fortalece. A própria parada é na Inglaterra, com o anúncio do BAFTA dia 10 de fevereiro. Vejamos como Argo e Affleck se comportam por lá e aguardemos o resultado do dia 24.

Sin City: A Dame to Kill for
Sin City: A Dame to Kill forA sequência do longa de Robert Rodriguez e Frank Miller baseado nas HQs do segundo, já tem sua protagonista. Segundo a Revista Variety, a atriz Eva Green será a protagonista de "Sin City: A Dame to Kill for", interpretando a femme fatale Ava Lord. No elenco, tem ainda nomes como Mickey Rourke, Jessica Alba, Bruce Willis, Rosario Dawson, Jaime King, Josh Brolin, Joseph Gordon-Levitt, Dennis Haysbert e Christopher Meloni. A previsão de estreia do filme é dia 04 de outubro nos Estados Unidos. Fonte

The Muppets... Again
The Muppets... AgainCom previsão de estreia para 21 de março de 2014 nos EUA, a continuação de Os Muppets já nome e sinopse oficial. The Muppets...Again irá levar "a gangue inteira dos Muppets para um tour mundial, esgotando ingressos em grandes teatros de alguns dos destinos mais excitantes da Europa, incluindo Berlim, Madrid e Londres. Confusões acompanham os Muppets em terras estrangeiras, enquanto eles se encontram involuntariamente envolvidos em uma trama policial internacional comandada por Constantine – o criminoso número um do mundo – e seu ajudante covarde Dominic, interpretado por Ricky Gervais. O filme estrela Tina Fey como Nadya, uma guarda de prisão mal humorada, e Ty Burrell como o agente da Interpol Jean Pierre Napoleon". Só nos resta aguardar para ver como será tudo isso.

RangoTelecine e Oscar
Com a aproximação da premiação do Oscar 2013, a Rede Telecine está investindo em filmes que ganharam estatuetas na história da festa. Todos os sábados do mês de fevereiro terão filmes premiados no Especial Dupla Emoção no Telecine Touch com dois filmes que tem algo em comum e Especial Oscar Também é Fun! no Telecine Fun com animações de destaque. E não tem só filme premiado como Melhor Filme, obras como Cisne Negro, Minhas Mães e Meu Pai, mesmo Rio que só teve indicações, mas foi destaque no Brasil, estão na programação. Destaque para Rango, ótima animação de Gore Verbinski que será exibido no dia 10, às 19h55.

Estreias da Semana
O Lado Bom da VidaMais dois candidatos ao Oscar de Melhor Filme estreiam essa semana. E dois filmes tão diferentes. A comédia O Lado Bom da Vida, conta de maneira leve a trama de um bipolar tentando se reorganizar no mundo após sair de um sanatório. Destaque para as atuações, todas dignas das indicações ao Oscar: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert DeNiro e Jacki Weaver. E Os Miseráveis, famoso musical baseado na obra de Victor Hugo, dirigido por Tom Hooper, que venceu o Oscar por O Discurso do Rei, não acerta em algumas escolhas, mas a entrega dos atores e força do texto, fazem dele um belo espetáculo. Palmas para Hugh Jackman, Anne Hathaway, Russel Crowe, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen e Samantha Barks.

A outra estreia de destaque fica por conta de Caça aos Gângsteres novo filme de Ruben Fleischer, sobre a luta do Departamento de Polícia de Los Angeles para manter a costa leste livre da máfia durante os anos 40 e 50. Longe de ser um dos clássicos do gênero, pega inclusive muitas referências deles, também não chega a ser dos piores que estreou por aí. Com Ryan Gosling, Emma Stone, Sean Penn e Josh Brolin.

E para quem é de Salvador, estreia finalmente o filme Infância Clandestina na Sala de Arte. Filme que foi candidato ao Oscar pela Argentina e trata do período da ditadura militar de maneira sensível através da trama do pequeno Juan que vive na clandestinidade da mesma maneira que seus pais e tio.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica
Academia Internacional de Cinema – AICSemana AIC
Para quem é de São Paulo, boa notícia. Na primeira semana de fevereiro a Academia Internacional de Cinema – AIC – fará uma semana de palestras e exibição de filmes, gratuitamente, com cineastas internacionais e nacionais. Inscrições no site de AIC

PROGRAMAÇÃO

04.02 – Segunda-feira
17h00 – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Ontem” e “Momento de Transição”, vencedores do Filmworks Film Festival 2010, 2011 e 2012.
18h00 - Exibição do filme “L” (Curta-metragem), de Thaís Fujinaga
19h30 – Palestra com Thaís Fujinaga
Tema: “O conhecimento acadêmico no mercado de trabalho cinematográfico”

05.02 – Terça-feira
17h00 – Exibição do filme “Corpos Celestes”, de Fernando Severo
19h30 – Palestra com Fernando Severo
Tema: “Direção e Roteiro de curtas-metragens no Brasil no século 21”

06.02 – Quarta-feira
17h00 – Exibição do filme “XXY”, de Lucia Puenzo
19h30 – Palestra com Lucia Puenzo
Tema: “Literatura, cinema e a arte audiovisual latino-americana na contemporaneidade”

07.02 – Quinta-feira
17h00 – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Hattari” e “O Homem na Neblina”
17h30 – Bate-papo com os diretores e ex-alunos Gui Ashcar e André Neves
Tema: “Vida e carreira no cinema e audiovisual”
19h30 – Palestra com Roque González
Tema: “O mercado latinoamericano de curtas-metragens: tecnologias, tendências e debates”

Onde
ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.