A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

 Os Mulheres NegrasE ontem foi o encerramento do In-Edit Brasil 2013. A etapa Salvador esteve repleta de filmes musicais dos mais curiosos aos mais criativos. E ainda teve a Master Class com Dick Fontaine, o homenageado da edição. O grande destaque foi mesmo o filme Searching for Sugar Man, vencedor do Oscar de Melhor Documentário e do In-Edit de Barcelona. A história incrível de Jesus "Sixto" Rodriguez encantou quem foi ao cinema do Museu. Já o vencedor da Mostra Competitiva Brasileira foi Música Serve para isto: Uma história d'Os Mulheres Negras, de Bel Bechara e Sandro Serpa. O filme conta a história da “terceira menor big band do mundo”, Os Mulheres Negras, formada por André Abujamra e Maurício Pereira, que se conheceram em um curso de percussão africana. O Festival encerrou em grande estilo já deixando vontade da nova edição. O que chama mais atenção no In-Edit, além da junção de música e documentário, é a grande diversidade de obras, a maioria inédita no país, que podemos acompanhar. Uma pena que pérolas que já vi nas três edições que aconteceram em Salvador, nunca chegaram ao país em outras ocasiões. Então, vida longa o In-Edit.

Notícias Rápidas
Cannes
Jerry LewisE chegando ao fim o Festival de Cannes, ficamos aqui na expectativa de quem leva a Palma de Ouro esse ano. Algumas críticas nos dão indícios, mas nenhuma certeza, por enquanto. O filme de Asghar Farhadi (Separação), "Le Passé" foi ovacionado em sua exibição, e trata novamente de uma separação. Outro que estava bem cotado era o japonês "Like father, like son" do diretor Hirokazu Koreeda, onde a trama envolve duas famílias que tiveram seus filhos trocados na maternidade. Mas, quando tudo parecia simples, surge "Nebraska", de Alexander Payne. Um filme que foi definido por alguns jornalistas como "digno de uma Palma de Ouro". O filme é um road movie pontuado por piadas sobre a crise econômica dos EUA e o desemprego por ela causado. Outra questão marcante nessa edição foi o retorno de Jerry Lewis aos filmes, no drama "Max Rose", após 18 anos distante das telas. Sem perder o bom humor, foi destaque na coletiva, brincando com sua situação atual de problemas auditivos e com o ex-parceiro Dean Martin, morto em 1995. "Quando cheguei aqui e ele não estava, eu sabia que algo estava errado", brincou ele. Mais um Festival para entrar na história, agora é esperar o encerramento no domingo.

Depois da ChuvaBrasil em Cannes
Mesmo sem um longa-metragem competindo, o Brasil está representado em Cannes. O curta-metragem Pátio, de Aly Muritiba faz parte da "trilogia do cárcere", que já teve o filme A Fábrica (pré-selecionado para o Oscar) e ainda terá O Agente, todos falando sobre o sistema carcerário. O Adoro Cinema fez uma boa entrevista com o diretor que também terminou o seu primeiro longa-metragem e vai iniciar o segundo. Outro curta brasileiro que está em Cannes é Parents do diretor Thales Correa, baseado na canção Pais e filhos, da Legião Urbana. O filme foi feito nos Estados Unidos, onde o diretor mora a três anos, e traz ainda a atriz Ludmila Dayer no elenco. E para quem achava que não tinha longa-metragem brasileiro em Cannes, o filme baiano Depois da Chuva se apresentou na sessão especial BAL Goes to Cannes: Bafici Work in Progress. Como obra em progresso, a produção será apresentada em versão compacta para um público composto por programadores, distribuidores e agentes de venda. Mas, já é uma grande conquista para o nosso cinema. Vamos aguardar o filme ficar pronto e conferir.

Hangout - Reino Escondido
Ontem a Fox promoveu um interessante Hangout com Carlos Saldanha, Murilo Benício e Daniel Boaventura sobre o filme em animação Reino Escondido. Saldanha falou sobre detalhes da produção de uma animação, de como pensam os personagens e como a voz é construída junto com a produção e por isso, acha que a redublagem em outros países seja bastante complexa. Mas, que a versão brasileira tinha ficado muito boa. Murilo Benício comentou também que já morou nos Estados Unidos e achava que a dublagem brasileira era sempre mais criativa e que adorou participar do projeto. Daniel Boaventura também reforçou que o processo de dublagem foi muito prazeroso e que eles não teriam conseguido sem o diretor de dublagem Manolo Rey que também estava no bate-papo.

Ainda é possível conferir como foi:


III FecibaIII Feciba
Terceiro Festival de Cinema da Bahia já está em contagem regressiva. Diversas notícias e novidades surgem a cada dia. Sete filmes inéditos serão apresentados ao público de Ilhéus e região na Mostra Atualidades, entre eles o documentário sobre Alexandre Robatto Filho, primeiro cineasta a lançar o olhar sobre o cotidiano baiano e que teve a capoeira como seu grande tema. O cinema produzido no interior do Estado também é destaque com a mostra de curtas, são ao todo seis curtas-metragens de Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Valença, Vitória da Conquista e Cachoeira. E já estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas pelo Festival, tem a Oficina de Fotografia ministrada por Pedro Semanovschi, a Oficina de Realização Audiovisual com Anderson Soares Caldas e a Oficina de Crítica com João Carlos Sampaio. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Festival e preencher o formulário.

Fate of your Planet
E saiu mais um trailer do filme Homem de Aço, onde podemos ver o General Zod em ação, capitaneando a invasão kryptoniana ao nosso planeta e, mais uma vez, exigindo o filho de Jor-El. Confesso que a expectativa está grande para esse filme, espero não me decepcionar.



O Hobbit: A desolação de SmaugO Hobbit em novas filmagens
Começaram as novas filmagens para o filme O Hobbit na Nova Zelândia. Após conseguir emplacar a trilogia sobre o livro de J.R.R. Tolkien, Peter Jackson volta para uma nova rodada de gravações necessárias para que a história possa render os três filmes. O diretor disse que esses são os últimos retoques e que deve durar dez semanas. E que essa nova fase terá também um videoblog contando as curiosidades de produção. Lembrando que O Hobbit: A desolação de Smaug será lançado em 13 de dezembro de 2013 e O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez está previsto para 17 de dezembro de 2014. (fonte)

Estreias da Semana
Essa semana chega aos cinemas o sexto capítulo da série Velozes e Furiosos. O grupo se reunirá de novo, após o golpe no Rio de Janeiro e tem até gente que pensávamos estar morto de volta à cena. E dessa vez, eles irão combater o crime com a promessa de perdão pelas suas falhas e recomeço de vida.

O Outro MundoTemos também a nova versão para a obra de Nelson Rodrigues, Bonitinha, mas ordinária, dirigida por Moacyr Góes. A trama foi adaptada para os tempos atuais e traz algumas novidades. Mas, o que deixa todos com o pé atrás nessa produção é a quantidade de vezes que a estreia foi adiada, já que o filme terminou em 2008.

Para quem é de Salvador, a Walter da Silveira traz a estreia do filme belga O Outro Mundo de Giles Marchand, sobre um rapaz que vivia um vida normal, até se envolver um jogo virtual e uma situação estranha que leva jovens ao suicídio.

Outras estreias na semana são Artigas – La redota de César Charlone. A Datilógrafa de Régis Roinsard. Era uma vez na Anatólia de Nuri Bilge Ceylan. Irmãs jamais de Marco Bellocchio. Sem proteção de Robert Redford. E o documentário Walachai de Rejane Zilles.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica
Festival do RioFestival do Rio
E já estão abertas inscrições para o Festival do Rio que acontece entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro. Produtores de curta e longa-metragem nos gêneros ficção, documentário e animação já podem fazer suas inscrições para mostras competitiva e não-competitiva. A ficha de inscrição e o regulamento para participação da mostra estão disponíveis no site do Festival. As inscrições vão até o dia 15 de julho.

Novo site da Dimas
A Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), acaba de lançar um novo site. Com uma melhor navegabilidade e visualização, a DIMAS pretende oferecer o melhor conteúdo para informar o público sobre todos os seus serviços e projetos. A diferença é mesmo visível, com um design moderno e algumas novidades como a TV Dimas.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.