A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Dublado sem opção, nãoEsta semana abro essa coluna com uma preocupação. Já tinha falado sobre isso no texto Geração Plim Plim, mas nunca é demais falar. Os filmes dublados parecem que viraram mesmo maioria no país. Seja na televisão paga ou nos cinemas, as cópias legendadas começam a virar raridade. Esta semana, aqui em Salvador, por exemplo, as duas principais estreias (O Homem de Aço e O Cavaleiro Solitário) terão apenas cópias dubladas em uma rede de cinema. Que eles sejam maioria, mas onde fica a nossa opção? Continuo insistindo que a preferência pelo legendado não é uma birra ou falta de apoio à língua mátria. É uma defesa do áudio original para melhor compreender e analisar o filme. Pois, na dublagem, não há como analisar a interpretação do ator, por exemplo. E o próprio desenho da banda sonora e mixagem ficam também prejudicados. Então, ao se propor analisar um filme, fica complicado vendo apenas a cópia dublada. Fora isso, fomos acostumados a ver filmes legendados, por mais que a preferência seja crescente pelo dublado, não podemos ficar sem opção. Por isso, a campanha diz Dublado sem opção, não.  É como disse, Lula Tdesko do blog de cinema do iBahia, não é uma campanha que condena o dublado, apenas pede que não nos seja tirada a opção da escolha.

Notícias rápidas

Festival de Cinema Infantil Selecionados do FICI
E a 11ª edição do Festival de Cinema Infantil vem aí. Essa semana foi anunciada a lista dos finalista ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Foram 134 curta-metragens brasileiros inscritos e 24 selecionados. Uma pena que nem o site, nem o release indiquem a nacionalidade de cada um deles, mas a premiação tende a ser bastante plural. A programação e datas do festival desse ano, também, ainda não foram divulgados. Vamos aguardar.

Trailer de Oldboy
E mal Chan-wook Park chega a Hollywood e o remake de sua obra mais famosa ganha trailer. Daquelas manias de Hollywood de pegar filmes de sucesso de outros países para uma versão americana. Oldboy até demorou, levando em conta o sucesso que teve. O responsável pela adaptação será Spike Lee e o trailer ficou interessante, apesar de o original já ser um clássico.


Vivian Aguiar-Buff Brasileira produz trilha para Hollywood
E o filme Turbo que entra em pré-estreia hoje, e estreia no próximo dia 19, tem participação brasileira. É a Vivian Aguiar-Buff que é uma das responsáveis pela trilha sonora do filme. E essa não é a primeira experiência da paulista em Hollywood, ela foi produtora de G. I. Joe: Retaliação, por exemplo, logo após a conclusão dos estudos de música na Berklee College of Music, em Boston. "Meu trabalho é muito próximo como o de editor de música. Sou responsável pela parte de logística da produção da trilha, desde falar com o contratante dos músicos da orquestra até tratar com diretores e produtores. Sou a ligação entre estúdios e o Henry Jackman. E faço assistência técnica dos computadores dele", descreve. Bom ver um talento brasileiro com destaque lá fora. (fonte)

Maratona de Boston no cinema
E o atentado terrorista na Maratona de Boston vai ser contado no cinema. Segundo o site Deadline, o projeto está sendo construído em paralelo do livro Boston Strong, que está sendo escrito pelos jornalistas Casey Sherman e Dave Wedge. Mesmo sem ter sido lançado ainda, ele está servindo de base para os roteiristas Eric Johnson e Paul Tamasy, os mesmos de O Vencedor (2010). Vamos ver o que sai disso.

Sam MendesSam Mendes em Bond 24
A Sony anunciou ontem que o ator Daniel Craig retornará mais uma vez ao papel do agente britânico 007 no 24º filme da franquia James Bond, assim como Sam Mendes, que também volta para dirigir o roteiro escrito por John Logan. “Após o sucesso extraordinário de 007 – OPERAÇÃO SKYFALL, estamos muito empolgados em trabalhar novamente com Daniel Craig, Sam Mendes e John Logan", afirmaram os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli. 007 – OPERAÇÃO SKYFALL, o 23º filme de James Bond, arrecadou $1.1 bilhão nas bilheterias mundiais e bateu um novo recorde como o filme mais bem sucedido de todos os tempos no Reino Unido; foi o DVD/Blu-ray mais vendido da franquia e o mais aclamado pela crítica na história. Vamos aguardar para ver o que esse time nos reserva. O filme será lançado em 23 de Outubro/2015 nos cinemas do Reino Unido e 06 de Novembro/2015 nos Estados Unidos.

Pensa em Mim
E aqui no Brasil, saiu o primeiro trailer do longa-metragem independente de Alex Rodrigues. Pensa em mim conta a história dos jovens Darvin e Alice que são colegas de faculdade e se apaixonam a medida que se tornam mais próximos por causa de um trabalho de grupo. É a primeira investida pessoal de Alex no cinema, após trabalhar na Diler & Associados, na área de edição/finalização, nos filmes "Bonitinha, mas Ordinária" e "Meus Dois Amores", além de ter trabalhado como assistente de edição no "Flores Raras", de Bruno Barreto e revisor do filme "Giovanni Improtta".



Estreias da Semana

Uma das estreias mais esperadas do ano, Homem de Aço de Zack Snyder não decepciona, mas também não é o filme do ano. Reboot da história de Superman nos cinemas, com Henry Cavill, Amy Adams, Russell Crowe, Diane Lane. Apesar da produção e roteiro de Christopher Nolan, este projeto não tem a mesma força de Batman. Um filme que tem seus atrativos, mas se torna confuso e cansativo. E o 3D convertido não faz diferença.

A Voz AdormecidaOutra estreia aguardada, O Cavaleiro Solitário de Gore Verbinski. Versão Disney da lenda do Cavaleiro Solitário, com uma mistura de ação e humor ao estilo de Piratas do Caribe, que é dos mesmos criadores e diretor. Apesar de Johnny Depp estar acima do tom, o filme funciona. No elenco, Armie Hammer, Tom Wolkinson, Ruth Wilson.

Outro filme que entra em cartaz é A Voz Adormecida de Benito Zambrano. Nos anos seguintes à Guerra Civil Espanhola, Pepita vai a Madri visitar sua irmã Hortênsia, grávida e presa pelo regime franquista. No elenco: Inma Costa, María Leon, Marc Clotet, Daniel Holguín.

Tem ainda a estreia de Renoir de Gilles Bourdos. Na trama, o pintor Pierre Auguste Renoir sofre com a perda da esposa e com as dores da velhice. Mas quando a jovem Andrée aparece e passa a ser sua modelo, sua vida ganha novo sentido.

E após estrear em São Paulo, A Bela Que Dorme de Marco Bellocchio chega ao Rio de Janeiro. Assim como Juan dos Mortos de Alejandro Brugués que já tinha estreado em algumas cidades brasileiras.


Humor
Clique para ampliar


Fica a dica

Procuram-seProcuram-se Profissionais de Audiovisual
Para quem quer uma oportunidade no mundo do audiovisual, duas seleções interessantes. O clipe de Jimmy Cliff e a turnê Britânica da cantora Gabrielle Aplin. Ambos os projetos estão no site Talenthouse e não é muito difícil participar, é só enviar um vídeo criativo que demonstre o seu talento.

Crie o Próximo Vídeo do Jimmy Cliff
Artistas aspirantes estão sendo convidados a enviarem vídeos para a nova música de trabalho do cantor, "Reggae Music". Um vencedor terá seu vídeo escolhido como video-clipe oficial da música e ainda receberá todas as despesas pagas para uma viagem de cinco dias na Jamaica.

Filme a Turnê da Gabrielle Aplin na Inglaterra
Gabrielle Aplin, VEVO e Talenthouse estão convidando um produtor de audiovisual para juntar-se ao time da turnê Bitânica da cantora Gabrielle Aplin no próximo outono europeu como o cinegrafista oficial da artista.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.