O Homem de Aço : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Homem de Aço

O Homem de AçoApós dois grandes filmes e três de qualidade duvidosa, o Super Homem tem o seu reboot. E assim como Batman, vem pelas mãos de Christopher Nolan, só que não na direção, que ficou a cargo de Zack Snyder. A dupla, no entanto, não conseguiu dar mais um sucesso inconteste à DC que possa entusiasmar para um projeto mais ousado como a Liga da Justiça. Ainda que seja um filme bem feito, O Homem de Aço é cansativo e burocrático, não tendo a alma que nos faz vibrar com os grandes heróis.

"Vou me entregar à humanidade", com essa frase Kal-El aceita o seu destino quando chega o momento crucial de sua vida. Não por acaso também, ao se jogar de uma nave, ele abre os braços e fica em uma posição de cruz. Comparar Superman a Jesus Cristo não é novidade. Assim como seres alienígenas, desconhecidos e sobrenaturais ao poder divino. Afinal, não eram os deuses, astronautas? Mas, algo no filme de Zack Snyder parece querer reforçar demais essa predestinação do filho de Krypton. É como se a humanidade dependesse dele, um guia que veio de um planeta distante. E curioso que ao contrário do Cristo, sua concepção tenha sido natural, principalmente pelo fato de que há séculos nenhum kryptoniano nasça assim.

O Homem de AçoNa mitologia apresentada por David S. Goyer e Christopher Nolan, a história de Krypton é melhor explorada. O roteiro dedica boa parte da trama a essa introdução, nos apresentando uma realidade que lembra a república de Star Wars, até mesmo na composição estética. Nesse mundo onde um conselho rege o planeta, os bebês são cultivados e colhidos, já programados para o que serão na vida. Kal-El será o primeiro que nascerá de maneira natural e com isso, terá escolhas. É pautada na esperança disso, que Jor-El o lança ao espaço, enquanto o planeta sucumbe pela exploração desenfreada dos recursos naturais. Isso torna o Superman não apenas especial no planeta Terra, mas especial já em Krypton. Um ser diferente, predestinado a grandes feitos.

O Homem de AçoO roteiro, no entanto, opta por pular desse momento para encontrarmos Clark Kent já adulto no planeta Terra. Todas as cenas de infância e adolescência serão apresentadas como lembranças poéticas, o que torna toda essa segunda parte cansativa e burocrática. Constrói-se o mito, mas não constrói-se o personagem, talvez por economia narrativa já que o filme ainda precisava explorar toda a invasão do General Zod e as escolhas do planeta Terra. São três temas complexos expostos de uma maneira confusa: a história de Krypton, a história de Clark Kent e a invasão de Zod com o duelo com Kal-El, tendo o planeta como testemunha.

Incomoda também que se antes o Clark Kent fazia mágicas para manter sua identidade secreta, mesmo para Lois Lane, o de Henry Cavill tenha uma certa tendência a se expor para ela já no início da relação dos dois. Parece que o super-herói completamente anônimo saiu de moda, vide o Homem-Aranha que também se expõe e tira a máscara diversas vezes. Clark Kent não chega a tanto, até porque seu pai adotivo sempre o treinou para se esconder. "O mundo não está preparado para você", ele dizia. E ele, de fato, buscou se manter discreto, mas quando se trata de Lois Lane tudo muda e isso é, no mínimo, estranho.

O Homem de AçoMas, Amy Adams está bem no papel, consegue trazer uma graça à personagem que Margot Kidder, por exemplo, não conseguia. Lois Lane era chata, agora é simpática, mesmo que continue intrometida. Bom ver também Kevin Costner como o pai adotivo de Clark, formando uma boa dupla com Diane Lane. Russell Crowe, apesar de não ser um Marlon Brando, consegue convencer como Jor-El. Assim como Henry Cavill é um superman correto. Há verdade, nos personagem em geral, o que não há é alma na trama. Tudo é muito frio, sem emoção, burocrática, como a trilha de Hans Zimmer que não tem o impacto crescente da música-tema criada por John Williams.

O Homem de AçoE é nesse ponto que o filme falha, ainda que seja bem executado. Falta, em O Homem de Aço, algo que é essencial ao personagem: a inspiração. Super-Homem é um ser que nos inspira a sermos melhores. Uma trajetória que admiramos e queremos nos identificar, como um salvador de fato. Ele foi concebido assim desde os quadrinhos e é um ser tão correto, que é incapaz de errar ou se deixar levar por emoções negativas. Não é isso que vemos aqui. Ainda que haja uma tentativa tão forte de compará-lo ao Cristo, crucificado pela própria humanidade que tentava salvar.

O Homem de Aço não chega, então, a ser uma decepção. Ainda que fique aquém das expectativas criadas desde o seu primeiro teaser. Era o filme que mais esperava no ano, por exemplo. Não decepciona, porque, repito, é bem feito. E tem momentos que empolga. Mas, poderia ser muito mais. Poderia ser realmente um marco na história do cinema e dos quadrinhos. Algo digno do personagem e do projeto que ainda pode encadear. De qualquer maneira, vamos torcer para que não fique por aí. O mundo precisa, cada vez mais, acreditar em super-homens.


O Homem de Aço (Man of Steel, 2013 / EUA)
Direção: Zack Snyder
Roteiro: David S. Goyer e Christopher Nolan
Com: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Diane Lane, Russell Crowe, Kevin Costner, Laurence Fishburne
Duração: 143 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.