Os Estagiários : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Estagiários

Os EstagiáriosAs comédias atuais parecem estar em uma fórmula desgastada de piadas antigas, clichês e apelações. Os Estagiários é um refresco nesta sensação repetitiva. Não que traga grandes novidades, tem uma construção boba, até, mas faz muito bem a dosagem de referências, com situações divertidas para os diversos públicos.

Billy McMahon e Nick Campbell, Vince Vaughn e Owen Wilson respectivamente, são dois vendedores que ficam sem emprego após a empresa em que trabalham falir. Sem muitas opções diante do mercado competitivo e a crise, acabam aceitando participar de um programa de estágio da Google. Isso, sem entenderem nada de computador e estarem acima da média de idade dos seus concorrentes.

Os EstagiáriosA primeira coisa que diverte em Os Estagiários é a possibilidade de empatia com ambos os públicos. A nova geração, nascida com o computador, se identifica com os jovens e dá risada da inabilidade dos protagonistas. Já a geração mais antiga, que também tem que se adaptar à nova linguagem ou continua sem entrar na Era Digital, se identifica com os protagonistas e ri junto das situações complicadas.

E neste jogo, o filme constrói cenas com inúmeras referências das mais sutis, às mais escancaradas como a piada com o Charles Xavier do X-Men, ou as famosas cenas de dança de Flashdance. Tanto a cena da cadeira onde ela puxa a corda do balde d´água, quanto a cena da dança final. Nas referências sutis, se destaca a citação da expressão "hide your kids, hide your wife", entrevista de uma figura chamada Antoine Dodson sobre uma invasão a domicílio que, transformada em música, viralizou em 2010.

Como é um filme que se passa, praticamente, todo dentro da Google, as referências ao Android também variam de sutis a escancaradas. Inclusive com piadas menosprezando a concorrente Apple, quando a única pessoa que tem um iPhone no filme é uma senhora idosa. Ou seja, jovem usa Android, Apple é coisa do passado.

Os EstagiáriosAinda que com um arco dramático bastante clichê dos azarões que se juntam a uma equipe de renegados e vai tentar mostrar o seu valor em uma competição, Os Estagiários consegue imprimir um bom ritmo, com piadas variadas e situações engraçadas, nos deixando próximos daquela turma e não se importando, até torcendo para que o esperado se cumpra. E é bom ver que nada perde a verossimilhança, como quando eles saem para se divertir e acabam tendo a grande ideia para um aplicativo.

Brincar com o esperado faz parte do pacto fílmico. Os Estagiários acaba sendo uma boa surpresa diante do cenário de comédias atual. Uma história boba, mas com um humor bem dosado e até alguns ensinamentos motivacionais. Um filme inofensivo que nos diverte e deixa uma sensação leve de que o cinema ainda pode ser um entretenimento conhecido com frescor de novidade.

Destaque para os créditos finais com produtos do Google, muito bem feito e tudo a ver com o universo do filme.


Os Estagiários (The Internship, 2013 / EUA)
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Vince Vaughn, Jared Stern
Com: Vince Vaughn, Owen Wilson, Rose Byrne
Duração: 119 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.