Indeléveis : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Indeléveis

IndeléveisEntre os dias 22 e 27 de novembro, a Sala Walter da Silveira irá exibir o V Festival do Cinema Polonês. Uma mostra que reúne o melhor do cinema contemporâneo do país, filmes premiados e, em sua maioria, inéditos no Brasil. E ainda traz uma homenagem ao cineasta mais conhecido de lá: Roman Polanski, com ícones como Chinatown, O Bebê de Rosemary e Oliver Twist.

Um dos filmes que está na seleção é Indeléveis, que recebeu o Prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Sundance 2012. Dirigido por Jacek Borcuch, o filme traz a história de dois jovens poloneses que se apaixonam durante as férias na Espanha, mas que um acontecimento dramático os marcará para sempre.

IndeléveisMichal e Karina possuem uma trajetória bastante instigante, entre aproximações e distanciamentos. Eles começam iguais. Os dois poloneses, os dois na Espanha, trabalhando em serviços informais de verão, para juntar um dinheiro durante as férias da faculdade. O acontecimento os afasta. Primeiro é Michal que fica diferente, se distanciando dela, depois é Karina que também descobre algo que vai desestabilizá-la.

Para que fiquem juntos, é preciso que algo os iguale novamente, os nivele. E o roteiro, também escrito por Jacek Borcuch constrói isso de uma forma quase cruel. Intensa. Há intensidade em Indeléveis, não pode ser negado. O jogo que nos é proposto nos faz questionar as atitudes dos protagonistas, mas não chegamos a julgá-los. Este é um ponto importante para a resolução da trama.

A fotografia é bastante feliz, também. Há poesia e beleza nas imagens, mas, principalmente, há um cuidado com o funcional de cada situação. A estética é bastante realista, vide a questão da luz. Toda a cena no rio é feita de maneira bastante natural, quando a noite chega, tudo fica na penumbra. O efeito é muito bom, ouvimos mais que vemos, e isso ajuda na atmosfera da cena, que é chave para a narrativa.

Indeléveis PosterDa mesma forma, há detalhes que são compostos durante a trama que chamam a atenção, como a mosca que incomoda Michal na cena logo após a cena do rio. Ou uma determinada cena, onde os dois estão na moto, ele com capacete e ela sem, podendo demonstrar a falta de cuidado que ele tem com ela, e até mesmo o estado de vunerabilidade em que ela se encontra.

Apesar de tudo isso, Indeléveis peca no ritmo da trama. Há um certo desencontro do timing da narrativa, da contemplação e do estado de espírito dos personagens. Em determinado momento, parece que há uma espécie de "barriga", uma repetição de situações, como se estivesse buscando um adiamento da resolução.

De qualquer maneira, é um filme que instiga e envolve. Diante de uma fatalidade, nos perguntamos qual seria a nossa reação e as possibilidades de acontecer conosco. Há uma certa identificação diante de uma tragédia, e, por isso, não abandonamos os personagens, mesmo quando suas atitudes nos irritam.


Indeléveis (Nieulotne, 2013 / Polônia)
Direção: Jacek Borcuch
Roteiro: Jacek Borcuch
Com: Jakub Gierszal, Magdalena Berus, Ángela Molina
Duração: 93 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.