Tudo Por Justiça : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Tudo Por Justiça

Tudo Por JustiçaAssim como em Coração Louco, seu primeiro filme, Scott Cooper nos apresenta um drama bem conduzido, focado nos personagens. Tão focado que dedica boa parte da trama para apresentá-los.

A primeira cena já é bastante emblemática e ficamos alertas na cadeira. Curiosamente somos apresentados primeiramente ao vilão, Harlan DeGroat, vivido por Woody Harrelson. Um homem explosivo, extremamente agressivo e que não mede as consequências de seus atos. Em um cinema Drive In, a cena ganha ainda mais força, podendo criar metáforas com a própria situação do cinema.

De qualquer maneira, partimos do vilão para os irmãos Baze. O mais velho, Russell, vivido por Christian Bale é o típico homem comum, que segue a tradição da família de trabalhar em uma usina, tem uma noiva e visita o pai doente regularmente. Mas, está sempre com um ar de derrotado. Enquanto seu irmão mais novo, Rodney, vivido por Casey Affleck é uma espécie de rebelde com causa, traumatizado com a guerra.

Tudo Por JustiçaA rotina de Russell é quebrada com um acontecimento trágico em sua vida que o marca e muda o rumo de alguns planos. Mas, no final das contas ele estaria sempre ali, sem grandes perspectivas, sem maiores planos. Enquanto que Rodney não quer se acomodar igual ao irmão, buscando formas de subir na vida, através de lutas clandestinas que o levarão ao encontro de DeGroat.

O título brasileiro do filme parece ignorar essa tão importante dedicação de seu diretor e roteirista em construir os personagens e sua ambiência, centrando naquilo que acontece na parte final do filme. Uma reviravolta que cria um objetivo para seu protagonista, mas que não traduz, de fato, o todo que a trama quer nos passar.

Tudo Por JustiçaMais do que uma caça justa, Out of the furnace, o título original, nos mostra uma realidade adversa, com personagens complexos em um ambiente hostil. É a imersão nesse ambiente que o filme nos proporciona, compartilhando com os personagens aquelas rotinas e dificuldades de um mundo sem maiores chances. Onde tudo parece se resumir ao que vemos.

E, por isso, as atuações se tornam tão importantes. Uma construção crua, realista, quase melancólica que nos mostra atores despidos de qualquer vaidade, exalando dor e agressividade. Mesmo Forest Whitaker que faz um policial justo, procura se impor em momentos chaves. Destaque para a entrega de Woody Harrelson e para a participação de Willem Dafoe.

Tudo Por Justiça é um filme forte, que nos instiga e envolve, ainda que sua narrativa pareça solta a princípio. Tudo vai se costurando e formando sentido aos poucos.


Tudo Por Justiça (Out of the Furnace, 2013)
Direção: Scott Cooper
Roteiro: Brad Ingelsby, Scott Cooper
Com: Christian Bale, Casey Affleck, Zoe Saldana, Woody Harrelson, Sam Shepard, Willem Dafoe e Forest Whitaker
Duração: 116 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.