![Noé Noé](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZYIFjM3aA62YqyM5IneSei4-44rbdK_TGzr7Ea2WnldATM7aKkP27pyRa4GK_U7rUntDurLnaYh9_IXULIBB3cmwZ4dVj4amXF_mkUDGJ-jyOdh6VAnn02Vq0T0M6mMYAkpS6qUpl7Ut6/s1600/noe-filme-01.jpg)
Não deixa de ser instigante ver um diretor como Aronofsky encabeçando um projeto como Noé. Sua filmografia sempre trouxe questionamentos do homem com o divino, a exemplo de Fonte da Vida e Pi. Mas, foi no homem e sua constituição psicológica que ele centrou seu maior interesse. É curioso, então, ver a forma como ele se apropria do personagem bíblico de quem pouco é exposto no texto sagrado, buscando conflitos e embates para além do dilúvio.
![Noé Noé](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2qxHGyOKrPYO5jSBQqrlQI23NsYWC30Ac2Kd9k8J165Z9ORGa9JXHAXsbaIUu1peY2LhL3KmufN3pfJAhKAr_u99rcDdcvtYC08gVZ9LMerpd4w6GcNfnF1XPOy5mZI-pE0lekwAzZ3Hi/s1600/noe-filme-03.jpg)
Partindo do pecado original e os filhos de Adão e Eva, vamos encontrar Noé como o último da linhagem de Set, enquanto os filhos de Caim dominam o mundo. O sonho de Noé, nos avisa da ira do Criador que pretende exterminar o homem e salvar os puros em um grande dilúvio. Mas, dentro do seio familiar, os conflitos internos nos mostram que o homem não precisa, necessariamente, ser extinto. Noé, no entanto, não partilha dessa ideia, crendo ser sua missão apenas salvar os animais e ver os homens serem exterminados aos poucos.
![Noé Noé](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioTY68CLT97eTMvIeuV4mi1bVgJPzgPt5ehxOqEgxcmdAww9Mv0-cRRpejmHIbS8JHFAR3toQPuJur_Rlymo7Cac4fF9afJRFcqYfo_4MhmMAy1jTM7m6XN0nTZmuh_LksFVtNqzNDV6as/s1600/noe-filme-04.jpg)
Ainda que pomposo, com uma dimensão grandiosa dos cenários, arca e dilúvio, Noé traz muito das sensações e marcas de Aronofsky. Até sua câmera posicionada atrás do personagem, que não chega a ser subjetiva, mas também não vê de fora, está lá, no momento chave do protagonista.
A estética traz elementos do psicodélico, principalmente nos sonhos e na narração da origem do mundo que Noé conta à sua família. Em muitos momentos, a câmera também nos da visões 360 girando em torno do cenário, construindo sensações diversas. Tudo isso, nos da muito de Aronofsky, além de construir uma linguagem mais dinâmica à história bíblica.
![Noé Noé](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBplZQMOSKPwsy0rZA58hjHg_rMB0Yk1mwnt1mJCNE8U_lc5dDPLs4ebcpOjPNu6VujDjiupMxdYWoAvtsIiHD1hceBLLFS9DdvCWebGA7AkomSEtzThCkA6td89_IREfkop0M0Sxc-1b_/s1600/noe-filme-poster.jpg)
De qualquer maneira, Noé é um filme que impressiona. Não pela força de seu diretor, que já nos ofertou emoções muito mais autênticas e trabalhadas, nem pelo 3D que passa quase despercebido. Mas, pelo próprio formato épico, grandioso com um bom ritmo que nos remete ao passado ao mesmo tempo que atualiza a linguagem. No final, acaba sendo uma boa experiência fílmica.
Noé (Noah, 2014 / 2014)
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky, Ari Handel
Com: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson, Logan Lerman, Anthony Hopkins, Nick Nolte, Frank Langella
Duração: 138 min.