A Um Passo do Estrelato : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Um Passo do Estrelato

A Um Passo do EstrelatoVencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2014, A Um Passo do Estrelato nos mostra os bastidores da voz no show business. Mais precisamente, acompanha diversas backing vocals tentando entender sua função na banda e o porquê de não quererem ou não conseguirem fazer sucesso como artistas solo.

A ideia de estar à sombra da estrela mexe com o ego de uma pessoa. Não por acaso, muitos backing vocals tentam carreira própria. O documentário é feliz ao investigar esse assunto colocando os holofotes para essas artistas, muitas vezes injustiçadas, e com talento maior que algumas estrelas. A abertura já traz um conceito interessante, deixando o artista principal na sombra e destacando o backingem fotos diversas.

A Um Passo do EstrelatoMas, o fato, é que o porquê de algumas pessoas simplesmente não conseguirem fazer sucesso sozinhas não tem uma explicação tão lógica. É momento, é sorte, é investimento, é carisma, é destino? É tudo isso junto e um pouco mais, porque falta de talento, sem dúvidas, não é, como as imagens nos mostram.

O documentário busca, inclusive diferenciar o cantor do "entretenimento", algumas backings falam em seu depoimento que não sabem entreter o público. Faz parte do artista a capacidade de preencher e dominar o palco. E por mais técnica e potência vocal que se tenha, algumas pessoas simplesmente não conseguem isso.

A Um Passo do EstrelatoSer backing vocal, estar no background da banda, não é necessariamente algo ruim. Como já foi dito, para o ego, talvez, mas não é demérito. Uma das entrevistadas inclusive fala em um dos momentos que artistas vem e vão, mas quando a gente olha para trás, encontra sempre a mesma turma. E isso é porque não lhes falta talento e competência para o que fazem. Experimenta fazer uma música só com a voz do cantor principal? Sempre fica faltando alguma coisa.

O filme tenta traçar um panorama geral do mercado e se detém com maior atenção em alguns nomes. É interessante que os exemplos são bem distintos, nos dando uma visão mais ampla das possibilidades. Temos Darlene Love, por exemplo, que dublava um grupo e demorou a conseguir ser reconhecida enquanto artista. Ou Lisa Fischer que chegou a ganhar um Grammy como cantora solo, mas não conseguir manter seu espaço, sempre retornando ao background. Destaque para sua participação nas turnês dos Rolling Stones. Outro destaque é Judith Hill que estava ensaiando This is it com Michael Jackson e os próprios fãs se irritavam ao vê-la fazendo backing para outros cantores após a morte do artista.

A Um Passo do EstrelatoAinda que com uma estrutura de roteiro bastante simples, baseado em depoimentos e imagens de arquivo, chama a atenção a montagem do documentário. Bastante ágil e sempre construindo novos significados como quando vemos Mick Jagger e Lisa Fischer ouvindo uma música ao mesmo tempo mesmo estando em locais diferentes. Ver as reações de ambos e poder compará-las traz algo a mais para o momento. O filme está repleto dessas construções, fazendo, inclusive depoimentos quem dialogam um com o outro.

A Um Passo do Estrelato é, então, um documentário competente naquilo que se propõe, trazer à luz essas pessoas que ficam no fundo, muitas vezes esquecidas por mídia e público, mas que são fundamentais para a música. Tentar entender o segredo da fama, do sucesso ou mesmo da oscilação do mundo pop é algo complexo, mas, aqui temos alguns exemplos para pensar. Além do prazer de ouvir belas vozes por 91 minutos.


A Um Passo do Estrelato (Twenty Feet from Stardom, 2013 / EUA)
Direção: Morgan Neville
Roteiro: Morgan Neville
Duração: 91 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.