A 100 Passos de um Sonho : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A 100 Passos de um Sonho

A 100 Passos de um SonhoBaseado no livro de Richard C. Morais, A 100 Passos de um Sonho é daqueles filmes de superação simpáticos, feitos para emocionar, que não exageram na manipulação das emoções.

Conta a jornada do jovem Hassan Kadam que se muda com a família da Índia para a Europa, onde tentam ganhar a vida com um restaurante de comidas típicas indianas. Mas, Hassan possui um talento a mais para culinária e acabará chamando a atenção da proprietária do restaurante em frente à sua família Madame Mallory, interpretada por Helen Mirren, e da jovem aprendiz de chef Marguerite, vivida por Charlotte Le Bon.

A 100 Passos de um SonhoLasse Hallström é um diretor experiente em dramas românticos. Ainda que seus últimos trabalhos sejam baseados em romances de Nicholas Sparks, já nos presenteou com algumas obras tocantes como Chocolate, Gilbert Grape e Regras da Vida. Sendo um filme da Disney e tendo nomes como Steven Spielberg e Oprah Winfrey, não há de duvidar que seja uma comédia romântica com valores familiares fortes. Mas, é interessante que não se torna piegas.

O roteiro de Steven Knight começa com a família na entrevista da imigração, retornando em flashback para a vida na Índia, para depois trabalhar a jornada de Hassan em solo francês com um ar de simpatia maior pelo personagem. Quando o vemos explicando sua formação culinária, a essência da vida, a relação com a mãe e o destino dela, nos tornamos próximos dele, e mesmo sem ter comido um único omelete, acreditamos em sua capacidade.

A 100 Passos de um SonhoAs belas paisagens do interior da França ajudam no clima do filme. Tudo tem um ar bucólico. A fotografia é bem trabalhada, construindo sempre um clima ameno, com paleta de cores neutras que contrastam com a própria vivacidade da música, roupas e tempero indianos. E o contraste não está só na fotografia, mas na composição de todos os elementos. Vide a cena da inauguração onde a cada abertura de porta no restaurante de Madame Mallory era possível ouvir a música indiana contrastando com o tom clássico do ambiente.

A 100 Passos de um SonhoO filme tem seus pontos irreais, como uma cidadezinha tão pequena onde os moradores parecem todos se conhecer ter dois restaurantes um em frente ao outro disputando atenções e conseguindo sobreviver. Ou a construção do prefeito e sua esposa que está sempre no meio do fogo cruzado em uma postura tola. Ou ainda as brigas estereotipadas de Mallory e o pai de Hassan, sem falar na confusão do Catorze de Julho e suas consequências.

De qualquer maneira as atuações de Om Puri como o pai, Charlotte Le Bon como Marguerite, Manish Dayal como Hassan e principalmente Helen Mirren como Madame Mallory nos fazem relevar os clichês e estereótipos que poderiam ridicularizar essa história. Há verdade nos personagens que nos envolvem e convencem a torcer por eles.

A 100 Passos de um Sonho não é uma receita de bolo, nem mesmo nos dá muitas pistas dos caminhos daqueles pratos todos. Há uma trajetória típica de superação e muitas emoções à flor da pele. Mas, há uma singularidade em sua história que a torna singela e especial. É bacana ver algo assim nos cinemas.


A 100 passos de um sonho (The Hundred-Foot Journey, 2014 / EUA)
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Steven Knight
Com: Helen Mirren, Om Puri, Manish Dayal, Charlotte Le Bon
Duração: 122 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.