O que há no cinema: Enxurrada de estreias : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Enxurrada de estreias

BirdmanInício de ano no Brasil é sempre assim, uma enxurrada de filmes vindos da temporada anterior, muitos premiados ou concorrentes aos principais prêmios e muita expectativa. Essa semana temos diversos. Desde os concorrentes ao Oscar A Teoria de Tudo, Birdman e Caminhos da Floresta, passando pelo polêmico quase censurado A Entrevista e o curioso Grandes Olhos de Tim Burton. E ainda tem o documentário brasileiro sobre Cássia Eller que merece destaque. Se não bastasse, O projeto clássicos Cinemark ainda traz Psicose de Alfred Hitchcock.

Estreias da semana:

A Teoria de Tudo (Reino Unido, 2014)

Direção: James Marsh

A Teoria de Tudo - Nota 43 de 5
Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Thomas: Uma história de amor disfarçada de biografia do astrofísico. O filme não é ruim, mas poderia ser muito mais, principalmente pela força do personagem. Fora que foi uma chuva de lágrimas na sessão, vou precisar de um guarda-chuvas novo.


Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância) (Estados Unidos, 2014)

Direção: Alejandro González Iñárritu

Birdman- Nota 4 de 5
No passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.

Thomas: Esse sim, grande filme. A forma como brinca com teatro, cinema, fama e talento me empolgou. Apesar de dizerem que é comédia, é um grande drama psicológico. Muito bom mesmo, principalmente, a brincadeira entre imaginação e realidade.


Caminhos da Floresta (Estados Unidos, 2014)

Direção: Rob Marshall

Caminhos da Floresta - Nota 3 de 5
O sonho de um padeiro e sua esposa de ter um filho, irá envolvê-los com uma bruxa e uma maldição antiga que poderá mexer com a vida de diversos personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel. Com isso, eles vão aprender que as vezes é preciso ter cuidado com o que se deseja.

Thomas: "I wish, I wish, I wish"... Olha, no início eu estava meio sonolento, mas o filme foi me ganhando aos poucos. Tem uma mensagem bem bacana.


Cássia (Brasil, 2014)

Direção: Paulo Henrique Fontenelle

Cássia - Nota 5 de 5
Documentário sobre a vida e carreira de Cássia Rejane Eller, cantora que marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001.

Thomas: Olha, eu nem era tão fã dela, mas que filme, viu? Empolgou mesmo, curti cada música, cada passagem e até as palmas do público no final. Rsrsrs

Outras Estreias:

Duas irmãs, uma paixão (Alemanha, Áustria, Suíça, 2014), de Dominik Graf
Grandes olhos (Estados Unidos, 2014), de Tim Burton
A Mulher de preto 2 - Anjo da morte (Reino Unido, 2014), de Tom Harper
A Entrevista (Estados Unidos, 2014), de Evan Goldberg, Seth Rogen

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 4 de 5Foxcatcher - Uma história que chocou o mundo (Estados Unidos, 2014)
Direção: Bennett Miller

Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz sempre treinou com seu irmão mais velho, David, que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite do milionário John du Pont para treinar em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos, eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

Thomas: Rapaz, tô impressionando, viu? Filme forte, história forte. Esse du Pont é mesmo maluco, tá na cara. Nem sei como Mark se deixou levar desse jeito.

Thomas - Nota 4 de 5Depois da Chuva (Brasil, 2013)
Direção: Cláudio Marques, Marília Hughes

Jovem vivencia a época de reabertura de seu país que tem consequências no colégio em que estuda. Ao mesmo tempo em que lida com as mudanças da juventude e a descoberta do amor.

Thomas: Muito legal a forma com que o filme trabalha os acontecimentos do colégio em paralelo com os acontecimentos do país. Gostei. Do tom melancólico, do punk, do anarquismo, das reflexões.

Thomas - Nota 4 de 5Whiplash - Em busca da perfeição (Estados Unidos, 2015)
Direção: Damien Chazelle

Garoto está no primeiro ano da faculdade de música quando chama a atenção do professor Terence Fletcher e tem uma chance na orquestra da instituição. Mas, o que seria um sonho, pode se tornar um pesadelo pelo rigor do mestre.

Thomas: Forte, eletrizante. Cara, até eu que não curto jazz fiquei aqui batucando minhas pernas. Muito louco mesmo. Mas, só sendo muito louco para ir às últimas consequências assim em busca da perfeição.

Thomas - Nota 3 de 5Operação Big Hero (Estados Unidos, 2014)
Direção: Don Hall e Chris Williams

Um garotinho superdotado vai encontrar ajuda em um robô criado por seu irmão mais velho quando seus planos não saem como ele esperava.

Thomas: Outro filme divertido, que poderia ser melhor explorado, mas que as crianças vão adorar. Lumi já está procurando saber como consegue um Baymax para ele. Socorro...

Thomas - Nota 4 de 5Relatos Selvagens (Argentina, 2014)
Direção: Damian Szifrón

Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

Thomas: Rapaz, vou te dizer, esses filmes normalmente a gente gosta de uma ou duas tramas, odeia outra e o resto é mais ou menos, certo? Errado. Aqui, todos os seis são bons filmes e conseguem nos envolver e divertir durante toda a projeção. Muito bom. Esses argentinos...

Humor:
Clique para ampliar


Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.