O que Esperar do Oscar 2015 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que Esperar do Oscar 2015

Neil Patrick Harris - Oscar 2015Está chegando a 87ª Edição do Oscar. O apresentador da noite será Neil Patrick Harris, mais conhecido como o Barney da série How I Met Your Mother (será que ele vai de terno?). A expectativa é de uma cerimônia divertida e dinâmica, já que o ator também canta e dança, como já demonstrou na abertura do Oscar de 2010.

Entre indicados, favoritos e preferências do CinePipocaCult, muitas variáveis para as previsões que, por mais previsíveis que pareçam, sempre torcemos para boas surpresas. Mas, se tratando da Academia e da indústria, tudo pode mesmo acontecer, inclusive o previsto. Vamos aos comentários das principais categorias. 

Previsões das principais categorias:

Melhor Filme:

Melhor Filme - Oscar 2015

Um ano curioso. Temos apenas oito indicados dos dez possíveis. Algumas pérolas ficaram de fora, alguns filmes interessantes, mas sem nenhum que realmente nos faça encher os olhos e crer estarmos presenciando uma obra-prima. Dois filmes possuem o maior número de indicações: Birdman e O Grande Hotel Budapeste. Mas, a disputa parece mesmo entre Birdman e Boyhood. Os dois filmes disputaram as principais premiações do ano. O filme de Alejandro Gonzáles Iñárritu tem como vantagem na indústria o fato de ter levado o prêmio do Sindicato de Produtores e do Sindicato de Atores (que tem como tradição dar o prêmio de melhor elenco ao que considera o melhor filme). Já a obra de Richard Linklater levou o Globo de Ouro, o Critics' Choice e o Bafta. Uma divisão tão acirrada nos deixa em cima do muro, literalmente. Preferindo não apostar em qual dos dois será o grande favorito, nos resta apenas a torcida pelo Homem Pássaro.

Favorito: Birdman e Boyhood: Da Infância à Juventude
Pode Ganhar: Birdman ou Boyhood: Da Infância à Juventude
Torcida CinePipocaCult: Birdman

Indicados:
"Sniper Americano"
"Birdman"
"Boyhood: Da Infância à Juventude"
"O Grande Hotel Budapeste"
"O Jogo da Imitação"
"Selma"
"A Teoria de Tudo"
"Whiplash"

Melhor Diretor:

Melhor Diretor - Oscar 2015

Se na disputa de Melhor Filme ficamos no meio do caminho, aqui Richard Linklater parece franco favorito por um motivo bem simples. Conduzir um filme durante doze anos sem perder a mão como ele conseguiu é um feito impressionante. Dirigir não é só construir um grande filme, mas ser o maestro de uma engenharia complexa que envolve uma equipe imensa e ele conseguiu isso, mantendo a coerência interna e se preocupando com bons planos, boas sequências e momentos mágicos na trajetória de seu protagonista.

Favorito: Richard Linklater
Pode Ganhar: Alejandro Gonzáles Iñárritu
Torcida CinePipocaCult: Richard Linklater

Indicados:
Alejandro Gonzáles Iñárritu ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood")
Bennett Miller ("Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo")
Wes Anderson ("O Grande Hotel Budapeste")
Morten Tyldum ("O Jogo da Imitação")

Melhor Ator:

Melhor Ator - Oscar 2015

Muitos apostam em Michael Keaton. O protagonista de Birdman parece uma ironia pronta para ele e o ator consegue sua melhor atuação na carreira. Mas, Eddie Redmayne tem a vantagem de interpretar um deficiente físico, testando todos os seus limites e conseguindo uma conexão pelo olhar impressionante. Só para não deixar de citar, colocamos nossa torcida em Steve Carell, ator sempre subestimado por se dedicar a papéis cômicos, que consegue uma transformação impressionante em Foxcatcher, filme que merecia estar entre os indicados a Melhor Filme.

Favorito: Eddie Redmayne
Pode Ganhar: Michael Keaton
Torcida CinePipocaCult: Steve Carell

Indicados:
Steve Carell ("Foxcatcher")
Bradley Cooper ("Sniper Americano")
Benedict Cumbertatch ("O Jogo da Imitação")
Michael Keaton ("Birdman")
Eddie Redmayne ("A Teoria de Tudo")

Melhor Atriz:

Melhor Atriz - Oscar 2015

Como já dissemos no texto "o ano dela", ninguém parece capaz de tirar a estatueta das mãos de Julianne Moore, a atriz ganhou todas as competições até o momento e está sendo ovacionada por sua interpretação em "Para sempre Alice". Isso sem falar que levou a Palma de Ouro em Cannes pelo filme Mapas para as Estrelas. Merece pelo momento e pelo conjunto da obra. Ainda que Rosamund Pike esteja incrível em "Garota Exemplar" e Marion Cotillard emocione em "Dois dias, uma noite".

Favorito: Julianne Moore
Pode Ganhar: ???
Torcida CinePipocaCult: Julianne Moore

Indicados:
Marion Cotillard ("Dois Dias, Uma Noite")
Felicity Jones ("A Teoria de Tudo")
Julianne Moore ("Para Sempre Alice")
Rosamund Pike ("Garota Exemplar")
Reese Whiterspoon ("Livre")

Melhor Ator Coadjuvante:

Melhor Ator Coadjuvante - Oscar 2015

A categoria mais acirrada de todas, ainda que com um franco favorito. J.K. Simons ganhou tudo que disputou até o momento por sua atuação como o carrasco professor de Whiplash e merece cada prêmio e elogio. Mas, temos que destacar atuações impressionantes como a de Edward Norton em "Birdman" e Mark Ruffalo em "Foxcatcher". Apesar de considerar Ethan Hawke um excelente ator, é o mais frágil na categoria. E Robert Duvall também é um excelente ator e sua atuação em "O Juiz" tem ótimos momentos, mas apesar de algumas apostas apontarem para ele, parece superestimado diante dos concorrentes deste ano.

Favorito: J.K. Simons
Pode Ganhar: Robert Duvall
Torcida CinePipocaCult: J.K. Simons

Indicados:
Robert Duvall ("O Juiz")
Ethan Hawke ("Boyhood")
Edward Norton ("Birdman")
Mark Ruffalo ("Foxcatcher")
J.K. Simons ("Whiplash")

Melhor Atriz Coadjuvante:

Melhor Atriz Coadjuvante - Oscar 2015

Outra categoria que não parece trazer dúvidas, Patricia Arquette é a grande favorita, tendo levado em todas as premiações até o momento. Meryl Streep, recordista de indicações, não traz uma interpretação "digna" de Oscar e não deve ameaçar o resultado. Assim como Laura Dern, Keira Knightley ou Emma Stone que estão bem em seus papéis, mas nada que chame a atenção acima do normal.

Favorito: Patricia Arquette
Pode Ganhar: ???
Torcida CinePipocaCult: Sem torcida

Indicados:
Patricia Arquette ("Boyhood")
Laura Dern ("Livre")
Keira Knightley ("O Jogo da Imitação")
Emma Stone ("Birdman")
Meryl Streep ("Caminhos da Floresta")

Melhor Roteiro Original:

Melhor Roteiro Original - Oscar 2015

Ganhar o prêmio do Sindicato específico é sempre um indício de que boas chances no Oscar. E o vencedor do WGA Awards desse ano foi Wes Anderson e Hugo Guinness com "O Grande Hotel Budapeste". Um bom roteiro de um ótimo filme. A forma como ele brinca com a época, os três tempos sendo administrados no narrar da história. Tudo se encaixa bem. Mas, particularmente, a sensibilidade da equipe de Birdman me ganhou mais. De qualquer maneira, é uma categoria em que gosto de todos os candidatos. Quem vencer, os roteiros estão bem representados.

Favorito: Wes Anderson e Hugo Guinness ("O Grande Hotel Budapeste")
Pode Ganhar: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo ("Birdman")
Torcida CinePipocaCult: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo ("Birdman")

Indicados:
Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood")
E. Max Frye e Dan Futterman ("Foxcatcher")
Wes Anderson e Hugo Guinness ("O Grande Hotel Budapeste")
Dan Gilroy ("O Abutre")

Melhor Roteiro Adaptado:

Melhor Roteiro Adaptado - Oscar 2015

Como já disse, ganhar o prêmio do Sindicato específico é sempre um indício de que boas chances no Oscar. E o vencedor do WGA Awards desse ano foi Graham Moore com "O Jogo da Imitação". Particularmente, acho um roteiro que traz problemas, principalmente na construção do flashback. Acho uma pena que Gillian Flynn com "Garota Exemplar" tenha sido ignorada na categoria; na premiação do sindicato, ela estava pelo menos indicada. E chega a ser quase piada Anthony McCarten com "A Teoria de Tudo" estar entre os cinco indicados, em um roteiro tão problemático, mas como ganhou o Bafta, quem sabe?

Favorito: Graham Moore ("O Jogo da Imitação")
Pode Ganhar: Anthony McCarten ("A Teoria de Tudo")
Torcida CinePipocaCult: Damien Chazelle ("Whiplash")

Indicados:
Jason Hall ("Sniper Americano")
Graham Moore ("O Jogo da Imitação")
Paul Thomas Anderson ("Vício Inerente")
Anthony McCarten ("A Teoria de Tudo")
Damien Chazelle ("Whiplash")

Melhor Longa em Animação:

Melhor Longa em Animação - Oscar 2015

Pela primeira vez, Disney ou Pixar não são os favoritos da categoria. A animação da DreamWorks conseguiu o feito de encantar e muito com uma continuação que consegue manter o nível do primeiro filme e ainda ampliar o aprofundamento de seus personagens. Muitos sentiram a ausência de "Uma Aventura Lego", que tem sido o grande concorrente do filme de Banguela nas principais premiações, sendo assim, não parece mesmo que vá haver surpresas no dia 22. Mas, como Disney é Disney e Oscar é lobby, nunca podemos descartar "Operação Big Hero".

Favorito:"Como Treinar o seu Dragão 2"
Pode Ganhar: "Operação Big Hero"
Torcida CinePipocaCult: "Como Treinar o seu Dragão 2"

Indicados:
"Operação Big Hero"
"Como Treinar o seu Dragão 2"
"Os Boxtrolls"
"Song of the Sea"
"The Tale of the Princess Kaguya"

Melhor Filme Estrangeiro:

Melhor Filme Estrangeiro - Oscar 2015

A disputa dos estrangeiros parece estar mesmo entre Ida e Leviatã, dois excelentes filmes com campanhas bem distintas. Ambos representam muito bem o cinema. Aliás, esta categoria traz obras muito mais contundentes que a categoria principal. Mas, a torcida do CinePipocaCult vai para o azarão "Relatos Selvagens", por ser comédia, ainda que uma sátira ácida, tem menores chances, já que premiações sempre colocam o riso em uma categoria inferior ao drama, mas a obra dos hermanos consegue trazer criatividade e novo fôlego às telas.

Favorito: "Ida" (Polônia)
Pode Ganhar: "Leviatã" (Rússia)
Torcida CinePipocaCult: "Relatos selvagens" (Argentina)

Indicados:
"Ida" (Polônia)
"Leviatã" (Rússia)
"Tangerines" (Estônia)
"Timbuktu" (Mauritânia)
"Relatos Selvagens" (Argentina)


Veja os outros indicados.

A transmissão da Cerimônia do Oscar começa as 20:30 pela TNT com o Tapete Vermelho e a preparação para a grande festa. Acompanhem nossos comentários pela página oficial no Facebook e no Twitter. E amanhã, um resumo de tudo que aconteceu por lá aqui no site.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.