XI Panorama Internacional Coisa de Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

XI Panorama Internacional Coisa de Cinema

XI Panorama Internacional Coisa de CinemaE o XI Panorama Internacional Coisa de Cinema vai começar. Mais um vez com atividade em Salvador e Cachoeira, no Itaú Glauber Rocha, Walter da Silveira e Cine Theatro Cachoeirano. A sessão de abertura é hoje com o filme Tudo que Aprendemos Juntos de Sérgio Machado com Lázaro Ramos no elenco. E o encerramento no dia 04 de novembro fica por conta do longa-metragem Travessia de João Gabriel trazendo Caio Castro e Chico Diaz no elenco.

A Competitiva Baiana está bastante acirrada esse ano, com destaque para Alegoria da Dor de Matheus Vianna vencedor do Los Angeles Brazilian Film Festival , A loucura entre nós de Fernanda Fontes Vareille que participou do Festival de Curitiba e Haram de Max Gaggino que participou do Festival de Gramado.

Fizemos uma entrevista com Matheus Vianna e Naia Pratta, onde eles contam um pouco sobre o filme, de onde surgiu a ideia, a experiência no LABRFF e a expectativa para o Panorama, confira o vídeo:


A competitiva nacional traz, pela primeira vez na Bahia, filmes que estão sendo premiados na temporada de festivais, como o grande vencedor do Rio Boi Neon, de Gabriel Mascaro e os vencedores do prêmio de melhor direção no mesmo festival, Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira, e Aspirantes, de Ives Rosenfeld. Tem ainda Para Minha Amada Morta de Aly Muritiba que levou o prêmio da crítica no Festival de Brasília. E para os baianos, o esperado filme de Daniel Lisboa, Tropykaos.

Fora de competição, na Mostra Panorama Brasil, o destaque vai para Big Jato do pôlemico Cláudio Assis, grande vencedor do Festival de Brasília. E tem ainda uma sessão especial com o filme de Roberto Pires, Abrigo Nuclear realizado em 1981 e que acaba de ser restaurado. A sessão será dupla com o filme de seu filho, Petrus Pires, Bahia SCI-FI.

O Panorama conta ainda com diversas mostras de curtas e longas como O Panorama Italiano e os Clássicos Franceses, uma Retrospectiva Werner Schroeter, além do melhor do Anima Mundi, em sessões especiais.

Mas, nem só de filmes vive o Panorama. Algumas atividades já tradicionais começaram como a Oficina de Crítica com Rafael Carvalho e a de Assistência de Direção com Cecília Amado. Além da Oficina de Sound Design como Sonoridade Total com Edson Secco que começa amanhã. Tem ainda a terceira edição do PanLab - Laboratório de Roteiros do Panorama que pude participar ano passado e é bastante produtiva.

Conversamos um pouco com Rafael Carvalho sobre a oficina de crítica, o ofício crítico e a maneira como o Panorama sempre valoriza esse pensamento crítico em sua grande de programação, não apenas com a oficina, mas com os debates após cada sessão e as mesmas. Confira o vídeo:


E nessa edição, teremos o Seminário em homenagem com centenário de Walter da Silveira composto por diversas mesas sobre o trabalho do importante crítico baiano:
Mesa 1 – O Pensamento crítico de Walter da Silveira
Mesa 2 – Walter da Silveira e a história do cinema na Bahia
Mesa 3 – Walter da Silveira e o Clube de Cinema da Bahia.

Ou seja, uma semana para respirar cinema na capital baiana.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.