Grandes Cenas: O Príncipe do Egito : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: O Príncipe do Egito

Grandes Cenas: O Príncipe do Egito

Domingo de Páscoa não trago exatamente Jesus, mas algo que também simboliza a época que é de transformação. Na verdade, o êxodo dos hebreus é o motivo da comemoração da Páscoa pelos judeus, como Jesus. Era isso que ele estava comemorando com seus apóstolos antes de ser preso em Jerusalém. E é curioso como as fés, por mais diversas, sempre acabam soando no mesmo ponto. As religiões pagãs comemoravam nessa época também o equinócio de Primavera, a transformação da terra após o longo inverno no hemisfério norte. Ou seja, está tudo interligado. Então, comemoremos a transformação diária em nossas próprias vidas, seja qual for a nossa crença.

A cena de hoje não é exatamente uma cena, mas um clipe da animação da Disney O Príncipe do Egito de 1998. Toda pautada na música When You Believe de Stephen Schwartz, que na cena em questão do filme é cantada por Michelle Pfeiffer e Sally Dworsky, depois, nos créditos, tem a versão de Whitney Houston e Mariah Carey que foi a divulgada comercialmente.

Grandes Cenas: O Príncipe do EgitoA música é a guia e, como tal, constrói a crescente emoção com sua letra de esperança e fé. "Pode haver milagres quando você acredita", ela diz. E fé era tudo o que os hebreus tinham ao largar o Egito em busca da Terra Prometida. O desenho consegue construir de maneira romantizada, é claro, esse momento, ao colocar as duas mulheres da comunidade para entoar essa música motivando o seu povo e o próprio Moisés que estava preocupado nesse momento.

A cena começa na penumbra, os rostos estão foscos, quase sem luz, mas a voz da personagem vai se propagando como um chamado. A simulação de câmera da animação vai passeando pelos cenários, mostrando as construções vazias e os hebreus, aos poucos se juntando. O contraste deles pequenos com as edificações egípcias enormes vai ampliando esse sentimento de precisamos de união e fé.

Grandes Cenas: O Príncipe do EgitoA segunda parte vem com a outra personagem e traz algumas composições literais como quando a música fala que a esperança parece pássaros de verão que voam para longe e pássaros aparecem no cenário. Mas o clima continua o mesmo de apesar de pequenos diante daqueles cenários que representam a força do império egípcio, elas podem se unir na .

A tomada inicial da caravana andando guiada por Moisés ainda é de inferiorização diante dos enormes cenários, como formiguinhas marchando, mas que vão se fortalecendo aos poucos. E vão conseguindo que os próprios egípcios reconheçam o momento, com vários fazendo reverência aos vê-los passar. Aí vem a virada. Uma senhora cansada se encosta em uma parede e uma menininha chega cantarolando e lhe dá a mão.

Grandes Cenas: O Príncipe do EgitoA força das crianças faz a onda crescer. Elas saem de onde estão escondidas e vão se juntando, renovando a força e a do grupo com sua canção. E, com elas, a cena vai se iluminando mais, os rostos vão ganhando tons mais vivos, mais fortes. Brincando pelos espaços, inclusive com Moisés. Elas trazem a alegria ao grupo e puxam o clímax da cena.

Quando Moisés levanta o seu cajado, o refrão de When You Believe retorna agora em um coro forte, entusiasmado, e a imagem nos mostra os raios do sol no céu, como uma benção do próprio Deus. E mesmo caminhando à noite, eles agora estão iluminados, não apenas pelas tochas que carregam, mas pela própria luz interior em metáfora. A cena da montanha toda iluminada pela caravana mostra isso. Ainda tinham uma longa caminhada pela frente, mas a esperança em seus rostos mostram que, mesmo pequenos, milagres realmente acontecem quando a gente acredita.

Uma Feliz Páscoa a Todos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.