A Luz Entre Oceanos : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Luz Entre Oceanos

A Luz Entre Oceanos - filme

Baseado no livro de M. L. Stedman, A Luz Entre Oceanos é um filme romântico, mas com a marca do seu diretor. Ainda que não seja tão ácido quanto Namorados Para Sempre, por exemplo, há mais sofrimento que apaziguamento em sua jornada.

A Luz Entre Oceanos - filmeTom Sherbourne, interpretado por Michael Fassbender, é um sobrevivente de guerra que chega para tomar conta de um farol em uma pequena ilha que ilumina a divisa entre os oceanos Pacífico e Índico na Austrália. Ainda que próximo a uma cidadezinha, o local fica isolado, tendo apenas ele de morador e posteriormente sua esposa, Isabel Graysmark, vivida por Alicia Vikander. Poderia ser apenas uma bela história de amor, porém, a dificuldade de engravidar faz a vida do casal mudar radicalmente com um "presente" que vem do mar.

Sofrimento, impulsos, desejos, questões éticas. Tudo se mistura no roteiro também escrito por Derek Cianfrance que discute culpa e perdão de uma maneira até inusitada em alguns momentos. Por mais errado que saibamos ser a atitude, não conseguimos condenar o casal por completo. Egoísmo e altruísmo parecem se misturar o tempo todo em suas atitudes, principalmente após uma nova reviravolta na trama, quando entra na vida deles a sofrida Hannah Roennfeldt, interpretada por Rachel Weisz.

A Luz Entre Oceanos - filmeA economia narrativa parece equivocada em alguns pontos, dilatando muito a primeira parte, por exemplo, até a chegada do barco na ilha e quase resumindo outros momentos. Ainda assim, a trama é eficiente para nos apresentar personagens e nos fazer criar empatia com eles. Todos vão sendo humanizados em pequenos detalhes, não tendo aqui vilões ou mocinhos completos. Por ironia, talvez o mais puro seja o alemão, perseguido pela população por causa da guerra.

A direção é feliz também na composição estética desse lugar, muitas vezes inóspito e que acaba harmonizando em significado com os momentos. Como uma imensa tempestade no momento em que Isabel perde o seu primeiro filho. Ou o sol que se abre sempre que a pequena Lucy surge para dar esperança aos adultos. Ela acaba sendo o verdadeiro farol de suas vidas.

A reconstituição de época também é admirável, com detalhes de roupas, acessórios e estrutura local. Assim como chama a atenção a geografia da ilha, grande demais para duas pessoas, mas pequena para uma comunidade.

A Luz Entre Oceanos pode não ser dos mais admiráveis trabalhos de Derek Cianfrance, mas é um romance honesto, com bons momentos, que discute questões éticas, culpa e amor, de maneira bonita. Um filme singelo.


A Luz Entre Oceanos (The Light Between Oceans, 2016 / Reino Unido / EUA)
Direção: Derek Cianfrance
Roteiro: Derek Cianfrance
Com: Michael Fassbender, Alicia Vikander, Rachel Weisz
Duração: 133 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.