Nada a Esconder : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Nada a Esconder

Nada a Esconder - filme

Adaptação do filme italiano Perfetti sconosciuti, que não teve lançamento oficial no Brasil, Nada a Esconder é um drama cômico bastante atual por utilizar os artifícios tecnológicos do celular e suas redes sociais. Mas, na verdade, é sobre uma das coisas mais antigas do mundo, as relações humanas, seus disfarces e seus jogos psicológicos.

Um grupo de amigos em um jantar resolve criar um jogo de verdade ou desafio diferente. Todos os celulares são colocados na mesa e qualquer mensagem ou ligação que recebam deve ser compartilhado com todos. Ou seja, durante aquelas horas que estão juntos, não pode haver segredos entre eles.

Nada a Esconder - filmeO problema é que todos temos segredos ou, pelo menos, coisas que não queremos compartilhar com outros. Como a maioria ali é formada por casais, a situação fica ainda mais tensa, já que há também relações extraconjugais e algumas práticas online que não seriam bem vistas pelos companheiros.

O jogo cênico vai sendo desenvolvido quase todo ao redor dessa mesa, com alguns respiros na varanda ou cozinha, tendo como pano de fundo um eclipse lunar. Uma metáfora das próprias relações ali encobertas e desveladas que trazem uma surpresa no final que pode frustrar ou deixar tudo ainda mais instigante. Afinal, quem pode dizer que não tem nada a esconder?

Nada a Esconder - filmeAs personagens são a base dessa construção e, consequentemente, o ótimo elenco ajuda a tornar a jornada, no mínimo, instigante. O roteiro vai dosando momentos tensos com outros cômicos, revelando os segredos e sua estrutura patética a partir de gestos, frases soltas e uma tentativa recorrente de tirar foto com toda a turma.

Fred Cavayé não parece querer intervir tanto em cena, o que torna a montagem pobre em muitos momentos, mas como roteiro e elenco são bons, o filme se sustenta bem. Principalmente se essa é a primeira versão que se vê. Talvez as refilmagens tão próximas da obra original tenham acabado por prejudicar a história. Além da original italiana, outras versões foram feitas, como a espanhola que também está disponível no país na plataforma streaming.

De qualquer maneira, Nada a Esconder cumpre o que promete, construindo uma trama divertida e tensa ao mesmo tempo, agradável e ridícula, sendo capaz de nos transportar para a situação e acompanhar atentamente todo o seu desenrolar.


Nada a Esconder (Le jeu, 2018 / França)
Direção: Fred Cavayé
Roteiro: Fred Cavayé
com: Bérénice Bejo, Suzanne Clément, Stéphane De Groodt
Duração: 90 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.