![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9L6BZLdKtSHSDs4h2LVB0Hky8ax6MnTwvnpT3ZyKqqqjtZf6W2J_3Z4yU3ob90mQmDIbCodDb6Q2RgJMP4ESr2n64iaAyGn0MYukYw4EibduMFjmpugNv_78ckarzQn6v8kiLLYyzC6XR/s1600/albatroz-filme-01.jpg)
Sonhos e imagens, responsabilidades e culpas, amores, traições e rejeições. Albatroz, novo filme do diretor Daniel Augusto que entra em cartaz no dia 07 de março é um pouco de tudo isso em sua busca quase insana por não ser compreendido.
Bebendo na fonte de diretores como David Lynch, Cronenberg e até Bergman, o diretor de Não Pare na Pista, constrói sua narrativa de maneira não-linear valorizando a composição estética e sensações da profusão de imagens desconectas que emulam um sonho, ou melhor um pesadelo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieHksMTWyIGykXW2AVJ0BHAaQi_rkT0DCXg1qp4nvf6340d4HOyjHp0g8uVCmtugDjLeku1aZxy2dkq3ez1l2fHdBnjbhPegqvVLnjkCgauzg004X82oGCCu_PyIft4sLS8gjRRsenBein/s320/albatroz-filme-02.jpg)
A proposta é instigante e tem bons momentos, o problema acontece quando ele tenta explicar o experimento em um tom over caricato de um grupo de cientistas liderado por Andreia Horta. A atriz constrói um estereótipo de “cientista maluca” digno de filmes B estadunidenses que acaba prejudicando parte da imersão. Tudo piora quando surge a personagem de Marcelo Serrado que “encomenda” o experimento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2SS1lpE_9m8CfC-ZVI_MGa6zD6n7Awxrilv0CrnQWay-VPb8VarfWZDzI-WA-GK4_fhlDF6zLSlnPgRovvUR64-06I6rqLsxWllQWd9CskqztmSqi3QCOZ1UW1g3d3yXDysAZXOEJQff8/s320/albatroz-filme-poster.jpg)
Alexandre Nero se destaca como esse homem perturbado pela confusão mental em que se vê envolvido, seja por lembranças, imagens desconectas e experiências sem explicação. Andreia Beltrão e Camila Morgado oscilam entre um certo realismo e uma caricatura que podem casar com a proposta, já que esse limiar entre o real e o sonho faz parte da narrativa. Maria Flor, no entanto, tem pouco material para trabalhar sua personagem, que poderia ser melhor explorada.
O filme é construído com um tom de suspense, envolvendo acidentes, teorias da conspiração, crime passional e poucas informações. Receita certa para gerar curiosidade e nos deixar presos à tela apesar de algumas inconsistências e escolhas duvidosas, principalmente no tom com que constrói o time de cientistase a explicação para o experimento.
No final, Albatroz é uma grande confusão fílmica, mas que tem valor experimental e instiga em boa parte do tempo. Causa estranhamento e traz algumas inconsistências que não fazem muito sentido. Ainda assim, consegue ser uma experiência válida.
Albatroz (Albatroz, 2019 / Brasil)
Direção: Daniel Augusto
Roteiro: Braulio Mantovani
Com: Alexandre Nero, Andréa Beltrão, Maria Flor, Camila Morgado, Andreia Horta, Marcelo Serrado
Duração: 93 min.