Home
Arthur Kohl
Cauã Martins
cinema brasileiro
critica
drama
filme brasileiro
Georgina Castro
Lara Boldorini
Mauro D´Addio
Simone Lliescu
Vera Barreto Leite
Sobre Rodas
Sobre Rodas
O Brasil já investiu mais em filmes infanto-juvenis, mas não deixa de ser uma alegria ver obras singelas como Sobre Rodas, primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Mauro D´Addio, que estreia essa semana no país após passar por diversos festivais como o de Toronto de onde saiu vencedor na categoria infantil em 2017.
A trama gira em torno de dois pré-adolescentes com questões especiais. Lucas ficou paraplégico após um acidente e tem que se adaptar à nova vida. Já Laís sonha em conhecer seu pai, que a mãe só chama de “o falecido” e de quem só tem uma foto rasgada com um caminhão.
Da pista do veículo, os dois se jogam na estrada construindo um road movie singelo onde o mais importante é a jornada e amizade que vão construindo com a experiência. Há uma naturalidade em suas cenas, criando uma empatia e dando à obra uma dimensão emocional que contagia e envolve. Só isso já vale a experiência.
O roteiro, no entanto, não consegue se sustentar para além disso. Há estereótipos bobos no colégio, por exemplo, como o colega que fica dando em cima de Laís e fazendo pirraça com Lucas. Mesmo a boa dinâmica entre mãe e avó de Laís com o caminhoneiro freguês parece clichê.
Na verdade, falta um aprofundamento da própria questão apresentada como principal, o abandono do pai e a sua pela figura paterna. A trama cria uma expectativa que acaba sendo apenas uma desculpa do roteiro para que os dois meninos se aproximem e acaba ficando vazia.
De qualquer maneira, a dinâmica entre os dois é boa e a direção consegue nos conduzir de maneira envolvente, com belos planos da estrada e uma experiência estética curiosa do ponto de vista dos dois. Há uma espécie de metáfora nas imagens de estrada de barro e as dificuldades internas dos dois, o que é construído com a montagem em paralelo. Há também cuidado em construir ecos narrativos com algumas situações como a garrafa de refrigerante aberta. Por mais simples que isso pareça, reforça o aprendizado da jornada.
Ainda que não aprofunde seu tema, Sobre Rodas não deixa de ser uma experiência gostosa de acompanhar. Simples e pura, como seus protagonistas. É bom ver o cinema nacional investindo em obras assim.
Sobre Rodas (Sobre Rodas, 2019 / Brasil)
Direção: Mauro D´Addio
Roteiro: Mauro D´Addio
Com: Cauã Martins, Lara Boldorini, Georgina Castro, Arthur Kohl, Simone Lliescu, Vera Barreto Leite
Duração: 72 min.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Sobre Rodas
2019-03-14T08:30:00-03:00
Amanda Aouad
Arthur Kohl|Cauã Martins|cinema brasileiro|critica|drama|filme brasileiro|Georgina Castro|Lara Boldorini|Mauro D´Addio|Simone Lliescu|Vera Barreto Leite|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
mais populares do blog
-
Em um cenário gótico banhado em melancolia, O Corvo (1994) emerge como uma obra singular no universo cinematográfico. Dirigido por Alex Pro...
-
Matador de Aluguel (1989), dirigido por Rowdy Herrington , é um filme de ação dos anos 80 . Uma explosão de adrenalina, pancadaria e tensão...
-
Pier Paolo Pasolini , um mestre da provocação e da subversão, apresenta em Teorema (1968) uma obra que desafia não apenas a moralidade burg...
-
Em seu quarto longa-metragem, Damien Chazelle , conhecido por suas incursões musicais de sucesso, surpreende ao abandonar o território da me...
-
Ruben Östlund , o provocador diretor sueco, nos guia por um cruzeiro inusitado em Triângulo da Tristeza (2022), uma obra cinematográfica qu...