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Pagano Sobrinho
Paulo Villaça
Rogério Sganzerla
Sônia Braga
O Bandido da Luz Vermelha
O Bandido da Luz Vermelha
Ao lançar seu olhar perspicaz sobre o cenário cinematográfico dos anos 60 no Brasil, Rogério Sganzerla entregou uma obra que se tornou um marco incontornável do Cinema Marginal. Em O Bandido da Luz Vermelha (1968), Sganzerla não apenas desafia as normas estéticas e narrativas da época, mas também tece uma crítica afiada à sociedade brasileira e à influência corrosiva da mídia sensacionalista.
Sganzerla, alinhando-se ao movimento Cinema Marginal, mergulha de cabeça na representação do Terceiro Mundo como um terreno fértil para a marginalização. O Brasil, imerso em sua condição de subdesenvolvimento, é apresentado como um habitat onde a corrupção é endêmica, e a vulnerabilidade se torna o fio condutor das narrativas.
A ambiguidade dos personagens, habilmente explorada pelo diretor, reflete a complexidade da sociedade da época. O protagonista, cujo nome é sutilmente relegado ao segundo plano, personifica a fragilidade psicológica e a brutalidade inerentes a um país em constante conflito consigo mesmo.
A habilidade de Sganzerla em articular uma crítica ácida à mídia sensacionalista é uma das peças-chave do filme. Através de letreiros luminosos, locutores de rádio e programas de TV fictícios, o diretor constrói uma narrativa entrelaçada com o comentário midiático sobre o protagonista, o Bandido da Luz Vermelha. A mídia, representada como um narrador incessante, amplifica as ações do anti-herói, revelando como a verdade muitas vezes se perde no emaranhado de sensacionalismo e falsidades.
Paulo Villaça, no papel do Bandido, entrega uma performance intensa e multifacetada. O personagem, longe de ser uma mera representação estereotipada de um criminoso, é apresentado com nuances de fraqueza e instabilidade psicológica. As repetidas perguntas existenciais do protagonista, entrelaçadas com histórias de tentativas de suicídio, destacam a vulnerabilidade por trás da fachada do criminoso.
Outros personagens, como a prostituta Janete Jane e o político J.B., adicionam camadas de ambiguidade à trama. A relação entre Janete Jane e o Bandido revela uma dinâmica complexa entre sobrevivência e exploração. J.B., por sua vez, personifica a crítica política, apresentando-se como um homem do povo enquanto lidera uma quadrilha.
Sganzerla, em seu primeiro longa-metragem, demonstra uma maestria impressionante na linguagem cinematográfica. A influência de cineastas como Jean-Luc Godard é perceptível, mas Sganzerla busca sua própria linguagem como comunicação direta com o público brasileiro.
Um dos momentos marcantes do filme é a inserção de elementos de montagem de atração, como a presença recorrente de São Jorge. Esses elementos, somados aos monólogos aparentemente delirantes do Bandido, criam uma atmosfera misteriosa e perturbadora, desafiando o espectador a questionar a realidade apresentada.
O Bandido da Luz Vermelha é uma obra de arte disruptiva que desafiou convenções. Sganzerla, com sua narrativa ousada e personagens complexos, deixa uma marca indelével no cinema brasileiro. Esta obra não é para os fracos de coração; é um convite para um mergulho profundo na complexidade e na crueza do Brasil dos anos 60, uma experiência que desafia e provoca, como todo grande cinema deveria fazer.
O Bandido da Luz Vermelha (1968 / Brasil)
Direção: Rogério Sganzerla
Roteiro: Rogério Sganzerla
Com: Paulo Villaça, Helena Ignêz, Pagano Sobrinho, Sônia Braga
Duração: 92 min.
Ari Cabral
Bacharel em Publicidade e Propaganda, profissional desde 2000, especialista em tratamento de imagem e direção de arte. Com experiência também em redes sociais, edição de vídeo e animação, fez ainda um curso de crítica cinematográfica ministrado por Pablo Villaça. Cinéfilo, aprendeu a ser notívago assistindo TV de madrugada, o único espaço para filmes legendados na TV aberta.
O Bandido da Luz Vermelha
2024-01-15T08:30:00-03:00
Ari Cabral
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