A Jovem Rainha Vitória : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Jovem Rainha Vitória

A Jovem Rainha VitóriaA Era Vitoriana já foi contada em versos e prosas, sendo referência de uma época de prosperidade para a Inglaterra, em sua política expansionista e Revolução Industrial. Temos também a curiosidade científica de Vitória ter sido a primeira portadora da hemofilia, passando os genes aos seus descendentes. Mas, nada disso está no filme de Jean Marc Valée, como o título já antecipa, aqui falamos da jovem Rainha Vitória. O roteiro de Julian Fellowes foca, então, no momento em que a monarca assumiu com apenas dezoito anos o Reino da Inglaterra. Vitória era uma menina inexperiente, mas já cheia de vontades e determinações.

Emily Blunt e Rupert FriendPassando rapidamente pela infância, o filme foca, principalmente em um ano antes da coroação e um pouco depois dela. O que está em jogo é a luta da moça e seu tio, o rei William, em não deixar que a Inglaterra passe por um período de regência. O tutor natural seria John Conroy, homem interesseiro e companheiro da mãe de Vitória. Paralelo a isso, a herdeira do trono encontra em seu primo Príncipe Albert uma força extra e o amor que se desenvolve aos poucos. Mas, até que essa duas almas se encontrem e reinem a Inglaterra como mostra os livros de história, Vitória irá ser aconselhada pelo primeiro ministro Lorde Melbourne que lhe trará erros e acertos no início do reinado.

O filme é feliz ao privilegiar esses momentos decisivos que ajudam a construir a personalidade da mais famosa rainha do mundo, em seu reinado mais duradouro. A história torna-se interessante, mesmo para quem não gosta de história, nem de bastidores da família real britânica. É uma história de amor, superação e intrigas familiares, como muitas que vemos por aí. Tanto a direção de Jean Marc Valée quanto o roteiro de Julian Fellowes dão privilégios a pequenas coisas, gestos, situações que nos deixem íntimos e nos façam torcer por aqueles personagens.

A Jovem Rainha VitóriaEmily Blunt surpreende com uma Vitória decidida e de natureza encantadora, assim como Rupert Friend está bem com seu seguro Príncipe Albert. Destaque para Jim Broadbent como o Rei William e Miranda Richardson como a duquesa Kent, mãe de Vitória. A falta de cobrança de recriação de momentos históricos dá mais leveza aos personagens que estão à vontade em cena. Outro elemento que ajuda é o cenário. Como o filme é produzido por Sarah Ferguson, que foi casada com o filho da Rainha Elizabeth, o filme foi rodado em lugares autênticos como o castelo Belvoir, onde ela realmente esteve. Isso, junto ao belo figurino vencedor do Oscar, dá uma construção real interessante.

O jovem rainha Vitória pode não ser uma obra-prima, nem daqueles filmes essenciais. Mas, nos envolve em uma história cativante com personagens carismáticos e um roteiro bastante feliz. Foi uma grata surpresa para mim, já que cumpre perfeitamente o objetivo a que se propõe. Talvez os historiadores e presos nos feitos históricos, para o bem e para o mal, fiquem um pouco indignados com a visão romântica do filme. Mas, a escolha dos cineastas foi muito clara, desde o título da película.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.