Sem saída : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Sem saída

Sem saída - Taylor LautnerA minha expectativa para Sem Saída era grande, afinal, o trailer prometia um thriller interessante que misturava ação, suspense e intriga internacional. Ainda tinha o plus para as fãs de ser um novo trabalho de Taylor Lautner. Mas, o resultado é um pouco frustrante. Da mesma forma que Taylor Lautner não é um Matt Damon, nem mesmo um Tom Cruise, Sem Saída está longe de um da série Bourne, Missão Impossível ou mesmo James Bond. Ainda assim, tem seus momentos.

Taylor interpreta Nathan, um adolescente comum como tantos outros que adora farra, é apaixonado pela vizinha, mas não tem coragem de se declarar, tem amigos e desafetos no colégio e uma família aparentemente estável. A única ponta estranha é o excesso de exercícios que seu pai faz com ele, a ponto de pegá-lo bêbado em uma festa e obrigá-lo a lutar sem parar, pois "precisa estar sempre pronto para se defender". Tudo começa a mudar quando seu professor de sociologia o coloca para fazer um trabalho com a vizinha Karen que ele tanto deseja. O que ele não sabia é que, ao pesquisar para o trabalho, vai encontrar algumas informações perigosas sobre seu passado. E isso, claro, vai mudar completamente a sua vida, jogando-o em uma perseguição internacional que envolve CIA, agentes secretos e estrangeiros.

Sem saída - Taylor LautnerO argumento é interessante, a forma como Nathan é jogado nesse mundo também, mas o roteiro de Shawn Christensen e Jeffrey Nachmanoff se perde, principalmente no aprofundamento do caso. As revelações vão chegando e muita coisa se torna boba. Fora que tem aquela velha fórmula para criar complicação de duas partes querendo o mesmo objetivo, mas parecendo estar em lados opostos. Existem ainda alguns recursos didáticos a cada momento que uma revelação do passado de Nathan é exposta na tela. Esse excesso de cuidado para que possamos compreender a história são dados desde o início do filme. A luta com o pai no jardim e a reação da mãe já são estranhas, aquilo não pode ser uma família comum. Em uma cena de família feliz ao redor da mesa do jantar, somos surpreendidos pela câmera que faz questão mostrar uma mesinha com fotos de família em travelling lento. Detalhe, não há fotos de Nathan pequeno junto a seus pais. Para completar, a consulta com sua psiquiatra traz pistas óbvias nas reações de Sigourney Weaver, no sonho que ela não quer aprofundar, nas palavras não ditas.

Sem saída - Taylor LautnerMesmo assim, as boas cenas de ação e o ritmo da perseguição nos envolvem. Acompanhamos aquele garoto perdido no meio de uma guerra que não é a dele, e ficamos curiosos, não apenas com o resultado daquilo, mas, com o motivo. Taylor Lautner é um atleta e o John Singleton soube aproveitar os dotes do rapaz para investir em lutas corporais, mais do que em tiros e perseguições de carro, por exemplo. Não há como negar que Sem Saída tem adrenalina. O problema é a falta de consistência de sua história, que , como se não bastassem as pontas soltas do roteiro, ainda nos traz diálogos saídos de livros de auto-ajuda. Fora a atrapalhação da CIA que parece um bando de amadores diante dos sérvios, sempre um passo a frente deles. O que destrói a ameaça é a péssima construção do vilão principal Kozlow, robótica ao extremo.

Sem saída - Taylor LautnerMas, aí, temos outro problema, interpretação. Se Taylor Lautner é ainda um garoto sem muita experiência e que faz mais poses do que interpreta, seu adversário no filme não fica muito atrás. Michael Nyqvist consegue irritar em sua interpretação gélida, armada e falsa. É tão estranho que ficamos na dúvida se foi uma opção do ator ou da má construção do personagem. Mais estranho ainda se levarmos em conta o time de estrelas que John Singleton dispunha e ficaram em segundo plano, quase figurantes, como Jason Isaacs, Alfred Molina e a própria Sigourney Weaver. Talvez eles pudessem dar mais apoio ao próprio Taylor se tivessem espaço. Mas, parece que Sem Saída foi feito mesmo para o ex-lobisomem brilhar entre socos e pontapés.

Sem saída - Taylor LautnerA direção é esquemática, sem grandes destaques, e a montagem é ágil e bem resolvida. Destaque para a cena do hospital e a do estádio. O mesmo não se pode dizer da trilha sonora, que se em alguns momentos entra no automático de filme de ação, em outros chama a atenção pela utilização over como na cena em que Nathan vai conversar com sua mãe sobre o passado e sobre uma trilha emotiva bastante incômoda. Ou quando ele está no estádio, próximo do clímax. Mas, aí entra toda a questão inconsistente do roteiro que nos leva até ali.

Sem Saída é daqueles filmes moldados no gênero, entre manuais de direção e roteiro. Apesar do bom argumento, falta, no entanto, alma e compreensão do que realmente importa ali. A história por mais esquematizada que esteja se mostra falha, incongruente, nos levando a rir de situações que deveriam ser sérias. Ainda assim, na cartilha de filmes de ação, não chega a ser um completo desperdício.


Sem Saída (Abduction: 2011 / EUA)
Direção: John Singleton
Roteiro: Shawn Christensen e Jeffrey Nachmanoff
Com: Taylor Lautner, Lily Collins , Alfred Molina, Sigourney Weaver, Jason Isaacs, Maria Bello.
Duração: 106 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.