E lá vamos nós de novo em busca do sonhado Oscar brasileiro. O Minc anunciou essa semana o nosso candidato a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro. E como não poderia deixar de ser, ainda mais com os candidatos inscritos, o escolhido foi Tropa de Elite 2. Recorde de bilheteria na história do Brasil, o filme de José Padilha conseguiu surpreender em vários aspectos, ampliando a discussão do primeiro e levando para dentro da tela a repercussão positiva e negativa do mesmo. Se temos chances a uma vaga na academia, só o tempo dirá. Levando em consideração a tradição da categoria, é complicado. Melhor filme estrangeiro tem um júri mais conservador, que já deixou de fora, por exemplo, Cidade de Deus, citado em diversas revistas americanas como um dos melhores da década, além de sido indicado a quatro categorias no ano seguinte, dentre elas melhor diretor, montagem e roteiro. Por outro lado, os filmes têm se renovado, vide o prêmio de O Segredo de Seus Olhos em 2009, quebrando todas as apostas em A Fita Branca. E levando em conta também que José Padilha já está por lá filmando Robocop, quem sabe... Vamos ver se "missão dada, é mesmo missão cumprida". A relação entre a TV e o cinema é tema do "Revista"
O programa da TV Brasil, Revista do Cinema Brasileiro, deste sábado vai falar sobre essa relação entre o cinema e a televisão. Apresentado por Maria Luisa Mendonça o programa contará com a presença de Adriana Falcão, escritora de diversos livros de sucesso além de escrever também para o teatro, cinema e televisão. No seu currículo estão roteiros de O Auto da Compadecida e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias. No programa, ela irá falar sobre a diferença entre escrever para o cinema e para a televisão, e ainda contar qual foi a sensação de ver pela primeira vez seus textos encenados nos palcos e representados nas telas. Parece mesmo interessante. O programa vai ao ar dia 24/09, as 20:30. 
Semana bastante variada em estreias, começando por mais um filme da franquia Premonição, agora em 3D, Premonição 5 tem um bom ritmo e deve fazer sucesso entre os fãs do gênero. Já a primeira aposta de Taylor Lautner como protagonista, Sem Saída, é um rascunho de thriller, com um roteiro fraco, muitos furos, apesar de uma boa montagem com cenas de ação interessante. E claro, o garoto ainda precisa amadurecer como ator para tentar nos convencer que tem talento. Completando a lista de blockbusters, tem o engraçado Missão Madrinha de Casamento, também chamada de a versão feminina de Se beber não Case. Claro que a comparação é apenas uma brincadeira, os filmes têm propósitos e estruturas diferentes, mas ambos conseguem um bom resultado e ótimas risadas.
No circuito de arte, duas estreias esperadas, primeiro o documentário Crítico, do diretor e crítico de cinema Kléber Mendonça Filho. Após passear por vários festivais e ser exibido até mesmo no Canal Brasil, o filme chega em cartaz graças ao Projeto Vitrine. O filme é uma ótima reflexão sobre a profissão de crítica cinematográfica, além de ser um bom apanhado sobre a sétima arte em geral. O Projeto Vitrine traz também o filme Desassossego em uma direção coletiva, coordenada por Felipe Bragança e Marina Meliande sobre amor, utopia e aventura. Por fim, estreia também essa semana Elvis & Madona comédia romântica de Marcelo Laffitte sobre um entregador e uma cabeleleira que sonha em produzir um show de teatro de revista.
Tropa de Elite (2007)Direção José Padilha
Vencedor do Urso de Ouro em Berim, foi chamado de fascista por uns, obra-prima por outros, o fato é que Tropa de Elite se tornou um fenômeno nacional, graças, primeiro à pirataria, é verdade. Mas, virou um hit com bordões ditos até hoje a exemplo de "pede pra sair", "tá com nojinho" e "missão dada, é missão cumprida".
Tropa de Elite 2 (2010)Direção José Padilha
Após o fenômeno do primeiro, a continuação conseguiu um feito histórico, bateu o recorde de público de Dona Flor e Seus Dois Maridos, em uma época onde é muito mais difícil levar milhões ao cinema.
24/09 - às 22h, no Telecine Premium;
25/09, às 20h, no Telecine Pipoca.

