[Meme] Filme da Minha Vida : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

[Meme] Filme da Minha Vida

E o Vento LevouE o Meme já começa complicado, né? Escolher um filme entre tantos vistos, revistos e adorados parece uma tarefa insana. Mas, no fundo, sempre temos aquele que mais nos marcou por um motivo ou outro. Aquele que é o primeiro que lembramos ao falar de cinema. O que fica em nossa memória, nosso coração. Por isso escolhi E o Vento Levou.

Este filme de 1939 é, sem dúvidas, o filme que mais vi em minha vida. Já tinha visto facilmente umas quinze vezes antes de escolhê-lo como meu TCC da Pós de Cinema. Aí, foram mais algumas visitas a obra, comprei o box especial, vi todos os extras possíveis e acompanhei mais uma vez a saga de Scarlett O'Hara, vendo seu mundo ruir à sua frente, tomando as rédeas da situação e superando tudo.

E o Vento LevouPor que E o Vento Levou me marcou tanto? Sinceramente, não sei. Vejo desde a infância, é verdade. Ouvia minha mãe falando dele e da força de sua protagonista. A primeira vez que vi foi nas intermináveis noites de dezembro da Globo que sempre reprisava o filme em algum momento. Da segunda vez, gravei em uma VHS (da Globo mesmo) e fui ver de novo. Depois, meu pai comprou o VHS duplo do filme, hehe, até chegar ao DVD foram bons anos.

Mas, voltando ao filme em si. É um clássico. Teve inúmeros problemas de direção, acho que foi o filme que mais mudou diretor na história, mas ainda assim é extremamente bem construído. Foi uma inovação na época, com cenários grandiosos, trilha sonora pomposa e um ar de superação que americano adora. Aliás, foi uma coisa que coloquei em meu TCC, é impressionante como o filme nos leva a ficar dos lados do Sul, quando tudo o que a civilização atual valoriza estava representado no Norte e em Abraham Lincoln. E o Vento Levou é, na verdade, um símbolo dos Estados Unidos romântico que não existe mais.

E o Vento LevouAinda no campo simbólico, é possível considerar Scarlett e sua relação com a terra, mais do que uma metáfora do Sul e seu sonho, uma representante do próprio sonho americano. A força com que Scarlett defende a sua terra e a paixão que demonstra por seu mundo pode ser comparada ao amor do americano por seu país, sua “terra natal”. Observando a época em que o filme foi lançado (1939, pré-segunda guerra mundial), podemos perceber que esta visão do sonho americano encontra um espaço bastante propício para crescer em termos de identificação com o público, não apenas norte-americano, mas mundial já que a guerra traz esse sentimento de defesa da pátria, que pode ser transposto para realidade de cada país.

Onde fico nisso tudo, e por que o filme marcou tanto a minha vida, ainda pode ser um mistério. Mas, é uma obra que emociona em cada detalhe. De fato, E o Vento Levou é o filme de minha vida.


E o Vento Levou (Gone With The Wind: 1939 / EUA)
Direção: Victor Fleming
Roteiro: Sidney Howard, baseado em livro de Margaret Mitchell
Com: Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Olivia de Havilland.
Duração: 241 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.