Cinema onde você estiver : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cinema onde você estiver

Tablet e filmesDesde o ano passado, os economistas apostam em um Natal do tablet no Brasil, ou seja, seria o item mais procurado para os tradicionais presentes do fim de ano. E se isso ainda não aconteceu foi pelos altos preços praticados. Tudo bem que já existem tablets baratos até em camelôs, mas um bom tablet mesmo ainda fica na casa dos mil reais apesar de alguma isenção de impostos do governo. Semana passada, a Apple lançou o novo Mini iPad, menor (23% mais fino e 53% mais leve) e muito mais barato e ainda apresentou o novo iPad 4, o que deve fazer o preço do iPad 3 baixar.

E por que tablets em um site de cinema, vocês podem estar se perguntando? Não se assuste, não mudamos de foco. É que em um tablet dá para jogar, ler, escrever e, por que não, assistir filmes. Muitos filmes. E não estamos falando de pirataria, hein? Não é à toa que até o canal Telecine já lançou o Telecine Play, para que os assinantes assistam os seus filmes em celulares e tablets. Fora isso, temos os serviços do Crackle e Sunday TV, provendo filmes e séries dubladas online e algumas vezes de graça. Então já dá pra assistir filmes na praia, no jardim, na rua, no ônibus, com um tablet na mão, não é? Não, graças a nossa banda de internet 3G.

O padrão 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel. A característica mais importante desta tecnologia é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas. Ela permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 7 megabits/s para sistemas estacionários. Ainda assim não é suficiente para assistir a seu filme em tempo real enquanto se locomove, ainda mais com as inúmeras áreas de sombra que ainda temos. E, cá entre nós, não tem coisa mais chata do que parar um filme no meio e ficar esperando carregar, né?


Aqui no Brasil, os novos tablets já vem com acesso a 4G, mas a tecnologia 4G ainda está para ser implantada no país. Semana passada, durante a inauguração da fábrica da Nokia Siemens Network (NSN), em Sorocaba (SP), o Ministro das Telecomunicações Paulo Bernardo, comentou sobre a tecnologia 4G no Brasil. A disseminação da tecnologia 4G, que possibilita velocidades muito maiores para conexões móveis do que hoje na rede 3G, começa oficialmente no 1º semestre de 2013 e vai ser mais rápida do que aconteceu com o 3G. Segundo ele, "o governo tem se preocupado em fazer políticas para melhorar as condições de oferta, preço e cobertura".

Claro 4G MaxConhecida como quarta geração, o 4G é uma tecnologia que permite velocidades bem maiores que as atuais, tanto em voz quanto em dados. O termo 4G virou um sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. Atualmente, é o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular e já é o utilizado nos EUA e em outros países mais desenvolvidos. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que ele pode ganhar pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas, próximas à banda larga fixa, ao longo do tempo.

A promessa é que todo o Brasil já esteja com a tecnologia 4G até a Copa de 2014, mas a Claro foi a pioneira e saiu na frente, firmando o compromisso de garantir o acesso das cidades sedes da Copa das Confederações até abril de 2013. A partir daí, os demais municípios serão trabalhados em cadência, primeiro as demais cidades sedes da Copa do Mundo, que estarão com 4G da Claro ainda em 2013 também, e posteriormente, todos os municípios do país. Com o dobro de capacidade, o 4G permitirá aos clientes da Claro atingir uma velocidade nominal de até 100 Mbps, ou seja, você vai poder assistir streaming de filmes, séries, desenhos e vídeos diversos sem a necessidade de fazer download para o celular ou tablet e com a mesma qualidade de uma TV.

Então, já sabe, esse pode sim ser o Natal dos tablets e, com eles, filmes, muitos filmes, onde você quiser.





CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.