As Aventuras de Tadeo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

As Aventuras de Tadeo

As Aventuras de TadeoComo a maioria das paródias, As Aventuras de Tadeo é um filme cheio de referências e piadas. Porém, por ser um filme infantil, a animação do estreante em longa-metragens Enrique Gato, acaba soando ingênua em excesso. Mesmo assim, a animação espanhola não deixa de ter suas qualidades.

A trama gira em torno do mesmo personagem que Enrique Gato já havia desenvolvido em dois curtas: Tadeo Jones e Tadeo Jones y el sótano maldito. Tadeo, é um pedreiro que cresce sonhando em ser arqueólogo. Desde pequeno sua imaginação voava em grandes escavações e aventuras, mas nunca conseguiu seguir esse sonho. É quando uma missão no Peru surge em seu caminho e ele embarca quase por acaso, conhecendo seu ídolo Max Mordon, o professor Lavrof e sua filha Sara que pesquisam uma antiga lenda inca.

As Aventuras de TadeoAs brincadeiras começam com esse pedreiro atrapalhado com sonhos de arqueologia. Quando parte para a aventura, o professor lhe dá um chapéu dizendo ser de outro arqueólogo famoso, claro, Indiana Jones. Tadeo é uma espécie de paródia de Indy com direito até a gags com a mão retornando para pegar o chapéu. A jovem Sara também tem sua referência. Quando embarca na aventura se veste igual a outra arqueóloga famosa: Lara Croft. E claro, toda a procura pela cidade Inca escondida é repleta de trapalhadas.

As Aventuras de TadeoMas, trapalhadas mesmo vemos com o personagem Freddy, latino americano muambeiro que tentar repetidamente vender qualquer coisa a qualquer pessoa sempre com aqueles jargões de vendas pela televisão: "mas não diga agora, porque por apenas..." Ele também está sempre apresentando uma foto falsa com sua imensa família que precisa alimentar e quer assistir aos capítulos de uma novela que é o estereótipo daqueles dramalhões mexicanos. A protagonista Esmeralda sofre de tudo, até mesmo uma revelação que traz referências a Darth Vader. Seria interessante, se não se repetisse em excesso as piadas, tornando o personagem cansativo.

Porque o grande problema de As Aventuras de Tadeo é exatamente isso, um roteiro pouco desenvolvido. Tem situações interessantes, mas a aventura em si é boba. A lenda Inca é boa, os vilões são bobos (com direito ao chefão de braço ciborgue), as sub-tramas são bobas e tem muitos furos. Fora que tudo se repete demais, até a piada com o papagaio mudo roubando a pedra. A gente até pensa que os Incas poderiam salvar o dia, mas tudo fica pouco desenvolvido em uma aventura rasa.

As Aventuras de TadeoMas, alguns irão alegar, é um filme infantil. Porém, já tivemos exemplos de que podemos fazer ótimos filmes infantis com diversas camadas em seus roteiros capazes de agradar a públicos de todas as idades. De qualquer maneira, no quesito diversão, As Aventuras de Tadeo consegue pontos. Tem ótimos momentos, piadas engraçadas e é bem construído, assim como o seu 3D é desenvolvido durante toda a trama com algumas brincadeiras saltando da tela. O cachorrinho do protagonista é fofo e há um humor nas referências desde o primeiro momento com o cartaz "We Want You" em versão de arqueólogo.

As Aventuras de Tadeo é uma animação infantil ingênua, com referências divertidas, mas que não ousa ir além em sua trama. Com piadas repetitivas acaba perdendo uma oportunidade de um desenvolvimento melhor da história, com camadas e sub-tramas que nos levassem além. O público infantil, no entanto, pode se divertir.


As Aventuras de Tadeo (Las aventuras de Tadeo Jones, 2012 / Espanha)
Direção: Enrique Gato
Roteiro: Verónica Fernández, Jordi Gasull, Neil Landau, Javier López Barreira, Gorka Magallón, Ignacio del Moral e Diego San José
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.