Grandes Cenas: Questão de Honra (com spoilers) : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Questão de Honra (com spoilers)

Questão de HonraDiz um velho ditado: soldado mandado não tem crime. Essa é uma das premissas em que se sustenta o personagem de Tom Cruise nesse que é apontado por muitos como um dos melhores filmes de tribunal. Claro, existem clássicos incontestes antes dele, como Testemunha de Acusação, Doze homens e uma sentença, o Julgamento de Nuremberg, O sol é para todos, só para citar alguns. Mas, Questão de Honra tem mesmo um ótimo ritmo investigativo que culmina em um duelo de palavras que se tornou inesquecível como a cena que iremos analisar.

Antes, um resumo da trama. O jovem advogado Daniel Kaffee interpretado por Tom Cruise recebe uma missão difícil: defender dois soldados acusados de matar um colega numa base militar. Ambos alegam que estavam cumprindo ordem que tinha relação com um código interno chamado de "código vermelho" que seria uma espécie de corretivo para colocar o colega na linha. O problema é que o rapaz tinha uma doença rara no coração e acabou falecendo disso. O suspeito de dar a ordem, no entanto, é um homem importante e protegido por uma tradição de códigos de honra e lealdade. Como acusá-lo e não sair impune? A única solução seria fazê-lo confessar, mas como?

Questão de HonraO jogo de investigação e construção da teia de aranha para pegar o personagem de Jack Nicholson é empolgante. É interessante, por exemplo, a forma como o personagem de Tom Cruise constrói todo o raciocínio de que o cabo Santiago não teria recebido uma ordem de dispensa, porque não tinha feito ligações, nem arrumado sua mala. Mas, muito esperto, o coronel Nathan R. Jessep (Nicholson) demonstra facilmente que ele não tem como responder àquilo já que não é o rapaz. Ele sustenta sua posição até o clímax, quando temos esse embate especial.

Questão de HonraToda a cena é feita em plano e contraplano dos dois. Ambos estão sozinhos nessa empreitada como um duelo de fato. Tom Cruise está com sua equipe bem atrás dele, mas todos haviam lhe alertado para não fazer diretamente a pergunta "você ordenou o código vermelho?" Então, a profundidade de campo é baixíssima ali. Apenas ele está focado, enquanto os outros estão desfocados. Tom Cruise está só quando pergunta com todas as letras o que quer saber.

O juiz adverte que a testemunha não precisa responder. Mas, Nathan diz que responderá. Então, ele também está só nessa decisão. O quadro se fecha e temos um close no rosto de Jack Nicholson e mesmo assim uma profundidade de campo baixa. O que não é o seu rosto está desfocado também quando ele grita: "Você não aguenta a verdade". Ele passa, então, a fazer um discurso sobre a necessidade de homens como ele para proteger homens como Daniel que precisa de muros para esconder o que acontece do outro lado.

Questão de HonraDurante todo o discurso inflamado de Nathan o temos em close, cortando em alguns momentos para ver a reação de Daniel. A primeira vez quando ele fala que Daniel lamenta por Santiago, "você pode se dar esse luxo". Nesse ponto o enquadramento é o mesmo anterior, tendo tendo um plano médio onde dá para ver o cenário atrás. A segunda vez é quando ele fala que a morte de Santiago salvou outras vidas, nesse momento, a câmera está mais fechada mostrando Daniel em plano próximo, apenas ele em quadro, não vemos mais a promotoria, nem os advogados de defesa. O terceiro momento é quando ele diz que usa palavras como honra, código e lealdade como suporte de vida, enquanto Daniel usa como piada. Nesse ponto, já temos um close de Daniel também, o embate de olhares dos dois atores é intenso ainda que só Jack Nicholson fale.

Questão de HonraMas, é interessante, que apesar de estar bradando suas verdade e aparentemente ganhando o duelo, a câmera que foca Jack Nicholson vai aos poucos subindo, pegando em uma angulação de cima para baixo. Na verdade, o personagem está sendo acuado. É possível reparar que no início do discurso ela estava reta, na altura do olhar dele e a cada corte, teve uma angulação leve. Enquanto que a câmera que pega Tom Cruise continua reta até esse momento.

Quando o discurso de Jack Nicholson acaba. A câmera volta para um plano mais aberto apenas para acompanhar o caminhar de Tom Cruise até a testemunha. Aí sim, quando ele chega perto e é visto quase em close, a câmera está em uma angulação baixa, pegando de baixo para cima dando-lhe a superioridade que ele tem diante de seu adversário naquele momento. Ele pergunta repetidas vezes "você ordenou o código vermelho?", enquanto que Jack Nicholson está sendo mostrado em uma câmera de cima para baixo, visivelmente irritado, até que finalmente ele confessa quase em um desafio: "você pode ter certeza que sim".

Questão de HonraSó então, a câmera mostra os dois réus e os dois outros advogados de defesa, em planos próximos e com profundidade de campo alta, como se a partir daquela confissão tudo tivesse se aberto para eles. Voltando para Jack Nicholson arfando, na mesma angulação anterior, com profundidade de campo baixa. E só então, mostra Tom Cruise ainda em close, quase não acreditando que venceu o duelo. Ainda nele, a câmera se abre acompanhando seu andar pelo tribunal quando ele pede que o júri se reúna imediatamente. Corta para os advogados de defesa (o principal é interpretado por Kevin Bacon), e ele, quase sem ação, concorda.

Há ainda o desenrolar da trama, onde os soldados são inocentados de quase todas as acusações, mas apesar do código vermelho confesso, acabam sendo condenados por não ter exercido o seu maior dever que é proteger pessoas indefesas. Enquanto que o coronel, Jack Nicholson, também acaba sendo preso. Mas, a cena do duelo é mesmo a mais impactante do filme e, por isso, foi escolhida para ser analisada.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.