Hoje : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Hoje

HojeAlguns, inclusive a sinopse oficial, podem apontar o filme Hoje como mais um viés sobre a Ditadura Militar no Brasil. De fato, o tema está ali, mas, na verdade, a trama nos fala sobre a culpa e a dificuldade de conviver com ela.

E é difícil explicar qualquer coisa sobre essa culpa sem dar spoilers, por mais que o roteiro seja óbvio desde a primeira cena em que o personagem de César Troncoso aparece. Neste ponto está também o maior problema da obra de Tata Amaral. De uma maneira poética nos faz imergir no inconsciente de Vera, querendo criar um certo mistério sobre o seu passado, que não funciona, por muita coisa ser óbvia.

HojeDe qualquer maneira, a forma como vamos acompanhando a personagem em seu novo apartamento é envolvente. Em meio às caixas, aos dois ajudantes e à vizinha bisbilhoteira temos a presença misteriosa de Luiz, codinome Carlos, que também se refere a Vera através do codinome Ana Maria. Aos poucos, através da conversa dos dois, vamos descobrindo seu passado em comum.

É estranho, no entanto, ver um filme que faz questão de parecer tão misterioso, que não quer entregar o argumento de pronto ao espectador, em determinado momento, construir uma cena extremamente didática com a leitura de um Diário Oficial e letras em efeito pela tela. Fica um visual bonito, no entanto, que cresce em emoção pela interpretação de Denise Fraga desesperada tapando os ouvidos.

HojeA interpretação do casal, por sinal, é o grande viés do filme. Presos em um apartamento, cercados de caixas, o texto precisa fluir de ambos. E a química funciona de uma maneira muito harmônica. Na troca de olhares, nos pequenos gestos, nas emoções expressas. Há momentos de puro prazer lírico, como na cena em que, de uma maneira até mesmo clichê, o nome do filme é explicitado.

HojePorque é interessante que um filme que trate de culpas passadas se chame Hoje e busque o aqui e agora. Diante de tantos questionamentos e pequenas revelações por segundo, estamos ali, naquele apartamento com eles, entendendo o que tudo aquilo significa. E o significado de certa maneira é belo. Nos toca em sensações e descobertas próprias.

Funciona, ainda que com pequenos percalços que nos cansam, exatamente por essa necessidade esconder o que está completamente à mostra. Há pequenos segredos, algumas revelações e versões. A cena em que os dois relembram o que aconteceu em determinada tarde é forte. São quatro versões e algumas revelações que trazem mais um viés de significados para tudo aquilo. E nesse ponto, talvez, haja surpresas.

Ainda assim, Hoje é uma experiência curiosa. Um filme irregular, com ótimas interpretações, inclusive dos ajudantes de mudança, destaque para João Baldasserini, e uma direção que busca sempre a poesia das cenas, mas acaba se perdendo nesses pequenos jogos de esconde.


Hoje (Hoje, 2011 / Brasil)
Direção: Tata Amaral
Roteiro: Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald, Felipe Sholl
Com: Denise Fraga, César Troncoso, João Baldasserini
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.